Questões sobre Fundamentos da Educação

Lista completa de Questões sobre Fundamentos da Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à prática pedagógica e seus objetivos, julgue os itens que se seguem, considerando os fundamentos da educação brasileira. O professor deve ter os objetivos educacionais como ponto de partida para a realização de seu trabalho pedagógico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à prática pedagógica e seus objetivos, julgue os itens que se seguem, considerando os fundamentos da educação brasileira. Os objetivos gerais e os específicos não precisam necessariamente estar vinculados entre si.

  • C. Certo
  • E. Errado

Diversos autores na área da educação defendem que a andragogia se distingue em termos de método, finalidades e objetivos de uma educação de crianças e adolescentes.

A alternativa que contém apenas pressupostos que caracterizam a Andragogia é:

  • A. lógica centrada nos conteúdos, vontade de aprender, orientação da aprendizagem;
  • B. papel da experiência, verticalidade, motivação;
  • C. vontade de aprender, orientação da aprendizagem, verticalidade;
  • D. motivação, autoeficácia e lógica centrada nos conteúdos;
  • E. papel da experiência, orientação da aprendizagem, motivação.

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes. Fundamentando-se no pressuposto de neutralidade científica e nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a concepção pedagógica libertadora defende a reordenação do processo educativo, de maneira que atenda às exigências do mercado. Para isso, o fazer pedagógico deve ser objetivo e operacional, e visar à formação de indivíduos críticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes. Pode-se afirmar que a educação situa-se na categoria de trabalho material, que compreende a produção de ideias, conceitos, valores, hábitos, atitudes e habilidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes. A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim, compreender a natureza da educação é compreender a natureza humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo homem.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes. Segundo Anísio Teixeira, aprender é um processo ativo de agir e reagir à situação real da vida, em que a reconstrução da experiência compõe o fenômeno educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Regimento escolar é um instrumento legal que formaliza e reconhece as relações dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Com base nos princípios educacionais vigentes e na legislação educacional, esse documento contém um conjunto de normas e definições de papéis, devendo ser claro e de fácil entendimento para a comunidade. Entre outras informações, esse documento deve conter, EXCETO

  • A. Datas de comemorações festivas da escola e de seus dirigentes.
  • B. Identificação da escola: denominação, instituição legal; fins do estabelecimento, filosofia da educação, regime de funcionamento, cursos, modalidades oferecidas.
  • C. Estrutura de organização, atribuições e competências dos diversos órgãos e dos profissionais que os integram; direitos e deveres dos membros da comunidade escolar, corpo docente e discente.
  • D. Política educacional compreendendo os objetivos, os princípios e as diretrizes da educação escolar oferecidas, as formas de verificação do rendimento escolar e avaliação da aprendizagem, as normas sobre o controle de frequência, o calendário escolar, a carga horária anual, a forma de distribuição dos dias letivos, as normas sobre matrícula, transferência, classificação, reclassificação de alunos, aceleração e aproveitamento de estudos e estudos de recuperação da aprendizagem.

No contexto do desenvolvimento humano, o homem está imerso em uma sociedade na qual atividades instrumentais e relações sociais direcionam o seu desenvolvimento. Assim sendo, tal assertiva pode ser corretamente associada ao(s):

  • A. Pressupostos teóricos da tendência tecnicista.
  • B. Desenvolvimento infantil na perspectiva de Jean Piaget.
  • C. Processo de construção do projeto político-pedagógico de uma escola.
  • D. Desenvolvimento humano na perspectiva sócio-histórica.

Com relação ao planejamento de ensino e à metodologia de projetos, julgue os próximos itens. Os objetivos de ensino são divididos em gerais, que serão alcançados em longo prazo, e específicos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...