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Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
Enquanto determinadas teorias educacionais concebem a educação como instrumento de superação da marginalidade, outras há que a consideram um fator de marginalização.
Segundo Luis Armando Gandim, entre os elementos estruturais para se pensar a situação do professor, pode-se citar:
o racismo, a má formação teórica, a instabilidade no emprego e o stress profissional.
a feminização, a participação, a introdução de novas tecnologias e os baixos salários.
a feminização, a dissociação entre o pensar e o executar, o tecnicismo e a má formação teórica.
o racismo, a dissociação entre o pensar e o executar, a sobrecarga de trabalho e a introdução de novas tecnologias.
a diversidade cultural, a instabilidade no emprego, tecnicismo e salas superlotadas.
Ao refletir sobre as características e as conseqüências da participação na sociedade, Gandin apresenta basicamente dois tipos de participação, sendo que
a Participação ativa se refere à capacidade de autoorganização dos grupos e a participação passiva, aos grupos que aceitam o comando do poder instituído.
os dois tipos pressupõem a manutenção da distribuição do poder de decisão, tal qual socialmente instituído, variando apenas as esferas em que a participação deva ocorrer: governo ou comunidade.
os dois tipos pressupõem a manutenção do status quo já que a participação nas decisões é uma prática socialmente consagrada.
o primeiro tipo se limita a manter o que está instituído na sociedade (conservadora) e o segundo, refere- se à alteração das causas que justificam a maneira pela qual o poder está socialmente constituído.
os dois tipos têm caráter consultivo e variam em relação ao número de envolvidos e níveis administrativos em que a participação ocorre.
É comum aos leigos no assunto confundir progressão continuada com promoção automática, que expressam decisões e ações pedagógicas distintas. Assinale a opção que caracteriza corretamente essa diferença.
A avaliação institucional realizada em uma escola evidenciou a necessidade de qualificação profissional, tanto pedagógica quanto acadêmica. Um trabalho de formação continuada com professores que tenha a intenção de desenvolver competências no enfoque pedagógico e escolar deverá
favorecer o desenvolvimento profissional de forma crítica, numa perspectiva técnica e corporativa.
promover o desenvolvimento profissional, baseado na autonomia e na colegialidade, numa perspectiva cognoscitiva.
redimensionar o desenvolvimento profissional fomentado em processos reflexivos, na pesquisa-ação e na perspectiva sociocrítica.
redimensionar o desenvolvimento profissional centrado na pesquisa-ação, na reflexão organizacional e no enfoque fenomenológico.
compreender o desenvolvimento profissional baseado no trabalho com competências de aprender e ensinar, de perspectiva técnica e funcionalista.
A violência urbana é uma realidade que atinge de maneira perversa a todo cidadão e cidadã e, em especial, à criança e ao jovem. Para a escola enfrentar a cultura da violência, faz-se necessário promover uma educação em direitos humanos, que se realiza, segundo Candau (2001), quando
a questão é tratada nas aulas destinadas ao estudo dos temas transversais.
a segurança passa a ser o foco das soluções propostas para a violência escolar
os alunos são capacitados para se tornarem vigilantes uns dos outros no cotidiano escolar.
se oferece aos professores formação em direitos humanos por meio de técnicas didáticas e dinâmicas de grupo.
se transforma em uma postura que penetra as diversas dimensões da ação educativa.
Com relação aos fundamentos da educação, julgue o item a seguir.
Um dos fundamentos da educação estabelece que ela é um fenômeno histórico-social que perdura durante toda a existência do ser humano e se concretiza mediante as relações estabelecidas entre pessoas, e entre elas e as demais manifestações no mundo natural, físico, social, tecnológico e espiritual, no decorrer dos tempos.
Com a progressiva perda de conteúdo do trabalho, que se torna cada vez mais abstrato devido à crescente incorporação de ciência e tecnologia ao processo produtivo, a demanda por formação intelectual passa a ser requerida para o conjunto dos postos transformados pela reestruturação produtiva. Ao mesmo tempo, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho passam a exigir uma nova relação com o conhecimento para que se possa viver em sociedade, o que, para a grande maioria da população, só pode ocorrer por meio da escola. Evidencia-se, assim, a necessidade de apropriação, pelos que vivem do trabalho, de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, com particular destaque para as formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos.
Tomando por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Pode-se afirmar que, frente às marcantes transformações da ciência e da tecnologia, o trabalho requer nível de especialização no processo de formação profissional.
A respeito da infância, adolescência e envelhecimento e acerca de características e contextos culturais, julgue os itens que se seguem.
As indústrias de bens e serviços do mundo todo, bem como as propagandas a elas ligadas, identificam os adolescentes como indivíduos fundamentalmente ligados ao seu tempo de lazer e ao consumo associado à liberdade, à autonomia e à busca do prazer imediato. O objetivo dessa identificação é a partilha e a socialização da cultura entre os adolescentes.
Em relação à violência social, à educação e à escolarização, julgue os itens a seguir.
Diante dos inúmeros atos violentos e discriminatórios em relação aos adolescentes das classes desfavorecidas nos aspectos econômico, étnico, de cor e de gênero, a educação brasileira tem um papel fundamental, ou seja, criar estratégias para garantir o acesso desses adolescentes à escola e a sua permanência no sistema educacional.
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