Questões sobre Fundamentos da Educação

Lista completa de Questões sobre Fundamentos da Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:

  • A.

    resolver os conflitos entre professores e alunos.

  • B.

    distribuir as diferentes atividades no espaço escolar.

  • C.

    aconselhar os alunos com problemas de aprendizagem e de disciplina.

  • D.

    incentivar a comunidade para exigir seus direitos.

  • E.

    organizar as atividades pedagógicas a partir do currículo integrado.

Para melhor concretizar a proposta pedagógica da escola e garantir a integração da comunidade escolar, o pedagogo deve:

  • A.

    atender bem aos pais e responsáveis pelos alunos.

  • B.

    atualizar-se constantemente nas diversas áreas do conhecimento

  • C.

    procurar integrar os diferentes atores no projeto pedagógico

  • D.

    adequar o horário escolar às conveniências da maioria dos professores.

  • E.

    manter a harmonia no cotidiano escolar

Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:

  • A.

    A capacidade de se relacionar com a comunidade escolar.

  • B.

    A habilidade para a gerência escolar dinâmica

  • C.

    O aprofundamento nas diferentes áreas do saber.

  • D.

    A compreensão das dificuldades disciplinares dos alunos.

  • E.

    A concepção integrada do conhecimento e do currículo.

Autores afirmam que muitos docentes, em várias ocasiões, elaboram provas para reprovar e não, para auxiliar os alunos na sua aprendizagem. Podemos inferir dessa afirmação que

  • A.

    é normal haver reprovações, embora os professores não precisem ser exigentes.

  • B.

    os professores estão reproduzindo um modelo de disciplinamento social.

  • C.

    este tipo de atitude é necessário para que o aluno se sinta na responsabilidade de estudar.

  • D.

    a avaliação é um processo natural que seleciona os que sabem dos que não sabem.

  • E.

    é uma ação pedagógica que não deixa de ser educativa para alunos e professores.

De modo geral, o currículo orientado para a construção de competências consiste, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em transformar o sistema educacional tradicional em um sistema de ensino reflexivo. Sobre esta questão, analise as afirmativas.

1. Interdisciplinaridade e contextualização compreendem partes significativas do ensino por competências.

2. A formação por estímulos a respostas originais e criativas são características da Escola Tradicional.

3. O ensino do conhecimento fragmentado está voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades.

4. Os exercícios que reproduzem informações integram de maneira consistente o modelo da Escola Tradicional.

5. A utilização de meios de comunicação e informática são recursos indispensáveis ao ensino por competências.

Estão corretas:

  • A.

    1 e 3, apenas..

  • B.

    2 e 3, apenas

  • C.

    1, 4 e 5, apenas.

  • D.

    2, 3 e 5, apenas

  • E.

    1, 2, 3, 4 e 5.

Leia e analise o texto a seguir. 

Dentre as novas competências julgadas prioritárias para o ensino, o texto acima refere-se:

  • A.

    ao trabalho dos professores concebido a partir das concepções dos aprendizes.

  • B.

    à pratica docente de fazer balanços periódicos de competências dos aprendizes.

  • C.

    à capacidade do professor de negociar um projeto de formação comum com os alunos.

  • D.

    ao trabalho dos professores concebido a partir da heterogeneidade dos aprendizes.

  • E.

    à prática docente de desenvolver formas simples de ensin mútuo entre os alunos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Educação é o conjunto de atividades mediante as quais um grupo assegura que seus membros adquiram a experiência social historicamente acumulada e culturalmente organizada. A partir desse conceito, entende-se que o ensino:

I- tem a finalidade de promover o crescimento pessoal do aluno mediante a assimilação e a aprendizagem da experiência social culturalmente organizada.

II- corresponde a um plano de ação organizado pelo Poder Público.

III- está necessariamente vinculado às práticas pedagógicas construtivistas.

IV- é a resposta coletiva que um grupo social dá às dificuldades no sentido de superá-las.

O correto está somente em:

  • A.

    I.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II e IV.

Em relação às mudanças ocorridas na educação do sistema e no sistema educacional brasileiro, observamos que, nas últimas décadas, o MEC tem apresentado algumas propostas e diretrizes para nortear a prática pedagógica, o currículo e a avaliação na Educação Básica. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo.

 
I.     Os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais são documentos que possuem estas orientações, embora não se constituam em definições que devam ser seguidas rigorosamente.
II.    A partir do momento em que  o MEC cria os PCNs, o Governo Federal soluciona os problemas educacionais brasileiros na medida em que centraliza as ações pedagógicas, os currículos e a avaliação nas redes estaduais e municipais.
III.    O MEC define a base comum nacional, cabendo às secretarias estaduais e municipais definir a parte diversificada do currículo, considerando as diferenças regionais.

 

Indique a alternativa correta.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    I e II estão corretas.

  • C.

    I e III estão corretas.

  • D.

    II e III estão corretas.

  • E.

    Todas estão corretas.

O professor Dermeval Saviani, em seu livro Escola e Democracia, propõe que a concepção de Louis Althusser sobre a escola como Aparelho Ideológico de Estado seja colocada no rol das correntes "crítico-reprodutivistas", isto porque:

  • A.

    a escola perdeu sua função crítica para se adaptar ao mercado de trabalho e às novas tecnologias.

  • B.

    a escola sendo um aparelho de Estado, sua função é presevar e reproduzir a ordem pública, garantindo a paz social.

  • C.

    a escola é, na verdade, crítica mas não reprodutivista, em função da ação política e sindical dos professores.

  • D.

    a escola em si, não é reprodutivista, pois são os seres vivos que se reproduzem, os professores em particular.

  • E.

    para aquele professor, a visão de Althusser reconhece a relação entre escola e estrutura de classes da sociedade (função crítica), mas ela não tem poder de transformar a realidade da dominação (função reprodutivista).

De acordo com Philippe Perrenoud in Construir as Competências desde a Escola, analise as afirmativas a seguir.

I. Trabalhar na perspectiva de construir competências e habilidades, implica transformar a relação dos professores com o saber, suas metodologias em sala de aula, a forma como lidam com os alunos, o currículo, a avaliação e a produção do conhecimento.

II. É possível desenvolver competências e habilidades nos alunos, se houver investimento na construção da identidade do professor e no desenvolvimento de suas próprias competências profissionais.

 III. Desenvolver competências no contexto escolar implica lidar com desafios e tarefas complexas, mobilizando saberes diversos para solucionar problemas e tomar decisões, superando a lógica formal do ensino centrado nos conteúdos, desenvolvendo práticas contextualizadas.

Indique a alternativa correta.

  • A.

    Apenas a I está correta

  • B.

    Apenas a II está correta

  • C. Apenas a III está correta
  • D. Apenas a I e a III estão corretas.
  • E. Todas estão corretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...