Lista completa de Questões sobre Fundamentos da Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:
resolver os conflitos entre professores e alunos.
distribuir as diferentes atividades no espaço escolar.
aconselhar os alunos com problemas de aprendizagem e de disciplina.
incentivar a comunidade para exigir seus direitos.
organizar as atividades pedagógicas a partir do currículo integrado.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para melhor concretizar a proposta pedagógica da escola e garantir a integração da comunidade escolar, o pedagogo deve:
atender bem aos pais e responsáveis pelos alunos.
atualizar-se constantemente nas diversas áreas do conhecimento
procurar integrar os diferentes atores no projeto pedagógico
adequar o horário escolar às conveniências da maioria dos professores.
manter a harmonia no cotidiano escolar
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:
A capacidade de se relacionar com a comunidade escolar.
A habilidade para a gerência escolar dinâmica
O aprofundamento nas diferentes áreas do saber.
A compreensão das dificuldades disciplinares dos alunos.
A concepção integrada do conhecimento e do currículo.
Autores afirmam que muitos docentes, em várias ocasiões, elaboram provas para reprovar e não, para auxiliar os alunos na sua aprendizagem. Podemos inferir dessa afirmação que
é normal haver reprovações, embora os professores não precisem ser exigentes.
os professores estão reproduzindo um modelo de disciplinamento social.
este tipo de atitude é necessário para que o aluno se sinta na responsabilidade de estudar.
a avaliação é um processo natural que seleciona os que sabem dos que não sabem.
é uma ação pedagógica que não deixa de ser educativa para alunos e professores.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
De modo geral, o currículo orientado para a construção de competências consiste, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em transformar o sistema educacional tradicional em um sistema de ensino reflexivo. Sobre esta questão, analise as afirmativas.
1. Interdisciplinaridade e contextualização compreendem partes significativas do ensino por competências.
2. A formação por estímulos a respostas originais e criativas são características da Escola Tradicional.
3. O ensino do conhecimento fragmentado está voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades.
4. Os exercícios que reproduzem informações integram de maneira consistente o modelo da Escola Tradicional.
5. A utilização de meios de comunicação e informática são recursos indispensáveis ao ensino por competências.
Estão corretas:
1 e 3, apenas..
2 e 3, apenas
1, 4 e 5, apenas.
2, 3 e 5, apenas
1, 2, 3, 4 e 5.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Leia e analise o texto a seguir.
Dentre as novas competências julgadas prioritárias para o ensino, o texto acima refere-se:
ao trabalho dos professores concebido a partir das concepções dos aprendizes.
à pratica docente de fazer balanços periódicos de competências dos aprendizes.
à capacidade do professor de negociar um projeto de formação comum com os alunos.
ao trabalho dos professores concebido a partir da heterogeneidade dos aprendizes.
à prática docente de desenvolver formas simples de ensin mútuo entre os alunos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Educação é o conjunto de atividades mediante as quais um grupo assegura que seus membros adquiram a experiência social historicamente acumulada e culturalmente organizada. A partir desse conceito, entende-se que o ensino:
I- tem a finalidade de promover o crescimento pessoal do aluno mediante a assimilação e a aprendizagem da experiência social culturalmente organizada.
II- corresponde a um plano de ação organizado pelo Poder Público.
III- está necessariamente vinculado às práticas pedagógicas construtivistas.
IV- é a resposta coletiva que um grupo social dá às dificuldades no sentido de superá-las.
O correto está somente em:
I.
I, II e III.
I, II e IV.
II e IV.
Em relação às mudanças ocorridas na educação do sistema e no sistema educacional brasileiro, observamos que, nas últimas décadas, o MEC tem apresentado algumas propostas e diretrizes para nortear a prática pedagógica, o currículo e a avaliação na Educação Básica. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo.
I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais são documentos que possuem estas orientações, embora não se constituam em definições que devam ser seguidas rigorosamente.
II. A partir do momento em que o MEC cria os PCNs, o Governo Federal soluciona os problemas educacionais brasileiros na medida em que centraliza as ações pedagógicas, os currículos e a avaliação nas redes estaduais e municipais.
III. O MEC define a base comum nacional, cabendo às secretarias estaduais e municipais definir a parte diversificada do currículo, considerando as diferenças regionais.
Indique a alternativa correta.
Apenas a I está correta.
I e II estão corretas.
I e III estão corretas.
II e III estão corretas.
Todas estão corretas.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O professor Dermeval Saviani, em seu livro Escola e Democracia, propõe que a concepção de Louis Althusser sobre a escola como Aparelho Ideológico de Estado seja colocada no rol das correntes "crítico-reprodutivistas", isto porque:
a escola perdeu sua função crítica para se adaptar ao mercado de trabalho e às novas tecnologias.
a escola sendo um aparelho de Estado, sua função é presevar e reproduzir a ordem pública, garantindo a paz social.
a escola é, na verdade, crítica mas não reprodutivista, em função da ação política e sindical dos professores.
a escola em si, não é reprodutivista, pois são os seres vivos que se reproduzem, os professores em particular.
para aquele professor, a visão de Althusser reconhece a relação entre escola e estrutura de classes da sociedade (função crítica), mas ela não tem poder de transformar a realidade da dominação (função reprodutivista).
De acordo com Philippe Perrenoud in Construir as Competências desde a Escola, analise as afirmativas a seguir.
I. Trabalhar na perspectiva de construir competências e habilidades, implica transformar a relação dos professores com o saber, suas metodologias em sala de aula, a forma como lidam com os alunos, o currículo, a avaliação e a produção do conhecimento.
II. É possível desenvolver competências e habilidades nos alunos, se houver investimento na construção da identidade do professor e no desenvolvimento de suas próprias competências profissionais.
III. Desenvolver competências no contexto escolar implica lidar com desafios e tarefas complexas, mobilizando saberes diversos para solucionar problemas e tomar decisões, superando a lógica formal do ensino centrado nos conteúdos, desenvolvendo práticas contextualizadas.
Indique a alternativa correta.
Apenas a I está correta
Apenas a II está correta
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...