Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nem sempre representamos e contamos os números como fazemos hoje. Houve um longo percurso histórico até a maravilhosa invenção dos números. Essa história começa antes de Cristo, quando a contagem era feita com pequenos montes de pedras ou traços em pedaços de madeira. O professor, ao contar a história da matemática criou uma situação que permitiu que os alunos:

  • A.

    Aprendam história, mas, na verdade, não aprendam matemática

  • B.

    Não aprendam primeiro a matemática, para depois aplicar na história, mas explorem a matemática e a história, ao mesmo tempo.

  • C.

    Pensem que "contas" devem ser usadas para resolver algum problema que surgiu durante a história.

  • D.

    Desenvolvessem noções de matemática, mas não permitiu que desenvolvessem a capacidade de resolver problemas.

  • E.

    Desenvolvessem a capacidade de resolver problemas, mas não permitiu adquirir noções de matemática operatória.

Ainda com base no mapa da questão 18, associe os produtos do extrativismo vegetal às suas respectivas áreas de ocorrência.

( ) guaraná, castanha do Pará, borracha

( ) erva-mate, madeira

( ) oiticica, carnaúba, caroá

( ) angico, poaia, quebracho

 A seqüência correta é:

  • A.

    IV – I – III – II

  • B.

    I – III – II – IV

  • C.

    III – IV – II – I

  • D.

    II – III – I – IV

  • E.

    I – IV – III – II

Em relação ao uso, as linguagens, enquanto prática social, o sujeito letrado é o que entende que não há uma só forma de falar e escrever, isto é, que é pela diversidade que a língua nos oferece várias possibilidades de dizer a mesma coisa de maneira diferente. Podemos considerar uma saída pedagógica:

  • A.

    induzir os alunos a substituir, na linguagem oral, os dialetos utilizados em uma dada situação, pela língua padrão.

  • B.

    trazer as diferenças para a sala de aula, trabalhar com elas e não contra elas.

  • C.

    desrespeitar a variedade lingüística dos falantes, mesmo impondo o silêncio.

  • D.

    focar-se no conteúdo dito escolar.

  • E.

    organizar o ensino na língua com base nos conceitos de oposição, contradição, de padronização e não respeitar os diversos dialetos existentes.

Associe os tipos climáticos mostrados no mapa do Brasil, as respectivas formações vegetais dominantes em tais climas.

  • A.

    I – Floresta Amazônica; II – Cerrado; III – Caatinga; IV – Mata dos Pinhais

  • B.

    I – Mata dos Cocais; II – Mata Atlântica; III – Cerrado; IV – Campos

  • C.

    I – Floresta Amazônica; II – Mata Atlântica; III – Caatinga; IV – Manguezais

  • D.

    I – Cerrado; II – Caatinga; III – Complexo do Pantanal; IV – Mata dos Pinhais

  • E.

    I - Mata dos Pinhais; II - Mata dos Cocais; III – Caatinga; IV – Cerrado.

Como mediador da leitura e da escrita das crianças o professor não deve:

  • A.

    criar situações em que as crianças compartilhem os seus textos com os colegas.

  • B.

    programar, nas oficinas de leitura e escrita, atividades diferentes a cada dia para evitar o cansaço e dinamizar a rotina.

  • C.

    oferecer às crianças um lugar para trocar idéias com as colegas.

  • D.

    leva-las a obter uma compreensão comum e uniforme do texto lido.

  • E.

    considerar a escrita como uma interpretação à produção de sinais gráficos.

Com base nas características descritas no bloco 1, identifique as respectivas regiões no bloco 2.

  • A.

    3 2 4 1

  • B.

    3 1 4 2

  • C.

    2 3 1 4

  • D.

    2 1 4 3

  • E.

    1 4 3 2

Assinale a alternativa que emprega as regras de pontuação corretamente

  • A.

    Meu irmão formou-se médico minha irmã educadora eu fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.

  • B.

    Meu irmão, formou-se médico, minha irmã, educadora eu fiquei mergulhado, na minha paixão pela literatura.

  • C.

    Meu irmão, formou-se médico minha irmã, educadora eu, fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.

  • D.

    Meu irmão formou-se médico, minha irmã, educadora; eu fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.

  • E.

    Meu irmão, formou-se médico, minha irmã educadora, eu fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.

Analisando o processo de modernização do Espaço brasileiro iniciado com Juscelino Kubitschek e intensificado nos governos militares, é correto afirmar que:

  • A.

    A industrialização e a modernização do país beneficiou todos os brasileiros, ainda que de forma indireta.

  • B.

    O país se industrializou e se urbanizou, possibilitando as famílias brasileiras ascenderem econômica e socialmente nos grandes centros.

  • C.

    A industrialização possibilitou uma distribuição mais justa da renda, tanto a nível regional quanto nacional, consolidando o poder de compra da classe média

  • D.

    A industrialização que a princípio concentrou-se na região Sudeste, difundiu-se por todo o espaço brasileiro diminuindo os graves problemas das desigualdades regionais.

  • E.

    O modelo de desenvolvimento implantado pelo Brasil foi do tipo excludente e concentrador, tanto a nível espacial quanto social.

A palavra "texto" vem do latim e significa, originalmente, "tecedura" trama. "Ler" vem do latim lego, que significa colher, recolher. "Interpretar" também vem do latim, e o seu significado original é expor, declarar, explicar. A leitura é:

  • A.

    Uma vivência, só se realiza quando o leitor lê e interpreta, numa relação dialógica.

  • B.

    Uma decodificação.

  • C.

    A negação da interpretação; uma verdadeira hemenêutica.

  • D.

    Monólogo, domínio do código.

  • E.

    A decodificação de uma trama, uma relação multilateral.

Assinale a ÚNICA alternativa FALSA em relação à realidade mostrada no mapa.

  • A.

    As menores proporções de idosos estão nas regiões menos urbanizadas e de integração econômica mais recente.

  • B.

    A baixa expectativa de vida da região Nordeste está relacionada ao fato da maior parcela da população ativa pertencer ao setor primário.

  • C.

    A maior parcela da população de idosos do Nordeste deve-se a grande emigração dos jovens.

  • D.

    O Rio Grande do Sul apresenta uma grande percentagem de idosos na população, fato que se deve ao Estado ter a maior expectativa de vida do país.

  • E.

    As regiões Sul e Nordeste são as que apresentam mais semelhança no perfil da população quanto ao número de idosos e ocupação segundo setor da economia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...