Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os primeiros esquemas construídos pelo bebê são chamados sensório-motores, pois envolvem sensações e movimentos. A inteligência sensório-motora nasce da ação exterior e antecede o aparecimento da linguagem, sendo considerada uma forma de conhecimento em ação. A nova etapa – a seguinte - tem como uma das suas principais marcas:
o aparecimento da linguagem oral, a etapa sensório-motora do desenvolvimento.
o aparecimento da linguagem oral, etapa pré-operatória de desenvolvimento.
a noção de conservação, ou seja, consegue compreender que o todo pode se conservar, embora um dos seus aspectos mude.
o domínio pela criança das lógicas do pensamento, etapa operatória.
capacidade de reversão das ações, ou seja, a criança considera uma ação e a sua inversão.
Assinale a ÙNICA alternativa que está ERRADA em relação às características apresentadas pela China.
A abertura econômica da China tem sido acompanhada por igual abertura na área política e social.
A grande maioria dos chineses pratica o confucionismo, o budismo e o taoísmo, fato que se explica pela busca do equilíbrio filosófico de sua cultura, que entende que as coisas não se excluem mutuamente, mas se complementam.
O intenso crescimento econômico chinês tem contribuído para aumentar as disparidades regionais, pois os investimentos concentram-se na porção litorânea.
A China representa um verdadeiro mosaico étnicocultural sob domínio da etnia Han.
A população chinesa é predominantemente rural apesar da presença de grandes cidades e de metrópoles como Xangai e Pequim.
" É possível ver que a brincadeira supõe comunicação e interpretação. Para que essa situação particular surja, existe uma decisão de entrar na brincadeira, mas também de construí-la, segundo modalidades particulares. Sem livre escolha, ou seja, possibilidade real de decidir, não existe mais brincadeira, mas uma sucessão de comportamentos que têm origem fora daquele que brinca (...) Se uma criança não é livre para decidir se sua boneca deve dormir, não é ela quem brinca(..) A brincadeira aparece como um sistema de sucessão de decisões. Esse sistema se exprime através de um conjunto de regras, porque:
as decisões são do adulto que sabe as finalidade do brincar.
as decisões constroem um universo lúdico, partilhado ou partilhável com outros.
as decisões das crianças representam uma início no mundo do trabalho e as dos adultos fazem parte de uma brincadeira.
cabe ao profissional adulto decidir e intervir, caso contrário, não há finalidade educativa e nem intencionalidade.
num jogo de xadrez entre professor-aluno, a criança não é livre para decidir seu lance, pois ela aprende por imitação.
Assinale a alternativa que não define o papel da escola (baseie-se na bibliografia sugerida).
A escola trabalha para o desenvolvimento humano e não apenas para um anômalo desenvolvimento das cabeças.
A escola tem como seu papel mais genuíno formar pessoas, cidadãos, em sua totalidade, construindo, também, sua autonomia.
A escola está voltada para o desenvolvimento dos homens e mulheres, como seres em uma cultura.
A escola é apenas o "locus" da transmissão de saberes dos adultos para os jovens, transmissão dos conhecimentos construídos, historicamente, ou seja, a escola socializa o conhecimento.
A escola é uma organização social que tem como finalidade humanizar e socializar (democratização do conhecimento).
São características do sul do continente asiático formado pela Índia, Paquistão, Sri Lança, Maldivas, Nepal, Butão, Bangladesh e Mianma.
Alta renda per capta.
Elevado grau de industrialização.
População predominantemente urbana vivendo em grandes metrópoles como Bombaim, Calcutá, Nova Delhi e outras.
Clima tropical de monções, com verões muito chuvosos.
Homogeneidade étnico-cultural que caracteriza e individualiza cada um dos países.
Uma escola e/ou centro de Educação infantil deve:
guiar-se em torno de uma prática assistencialista, cabendo à instituição basear seu trabalho nos cuidados de higiene, sono, alimentação.
organizar-se para oferecer a escolarização, que quanto antes começar melhor, mesmo parecendo ser uma escolarização precoce.
promover uma educação de qualidade que atenda às necessidades de cuidado e as de estimulação, visando possibilitar a todas as crianças a construção de sua identidade
ser a oportunidade para a criança das classes populares serem compensadas de suas privações.
ser ao mesmo tempo instituições diferenciadas, a saber: creches, vinculadas às organizações assistenciais que cuidam das crianças carentes e pré-escola, vinculadas a sistemas educacionais que cuidam do desenvolvimento cognitivo da criança.
Em seus estudos e pesquisas, apresenta forte preocupação com a socialização do indivíduo, considera que o aprendizado pode contribuir para construção da coletividade através do ensino problematizado e que a relação social que há entre professor e aluno deve ser uma relação dialógica. Trata-se do teórico construtivista, do sócio-interacionismo:
Wallon: ênfase no cognitivo.
Piaget: ênfase no afetivo.
Wallon: ênfase no social.
Vygostky: ênfase no social.
Piaget: ênfase na manutenção da ordem social.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
O Oriente Médio representa uma das mais importantes áreas estratégicas do mundo, por possuir as maiores reservas de ________, além desse aspecto apresenta fortes tensões ____________ e territoriais. A importância econômica torna suas águas marítimas muito navegadas, mas também extremamente perigosas por serem ________ e minadas. È devido a esse clima de tensão sempre presente nesta parte do mundo que a região passou a ser denominada de __________.
urano – econômica – rasas – bomba relógio
petróleo – políticas – salinas – terra santa
petróleo – étnico-religiosas – militarizadas – barril de pólvora
carvão mineral – sociais – agitadas – terra prometida
petróleo – econômicas – congestionadas – Ásia menor
Com base na bibliografia do concurso assinale a alternativa que melhor define o que é ser criança:
um adulto em escala menor.
um ser ingênuo, gracioso, puro e inocente.
um ser imperfeito, um vir - a – ser.
uma janelinha de oportunidades, sujeito único e histórico também membro de famílias igualmente singulares na comunidade.
um animal rude, astuto, insolente que precisa aprender os ditames da razão.
A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria, portanto, é entendida como:
ação assistencial e supletiva, isto é, destina-se a suprir uma injustiça social.
direito de todos e dever do Estado.
uma busca da democratização do conhecimento e do projeto de uma sociedade menos igual.
uma luta a favor da discriminação social.
um direito humano desnecessário, devendo ser prioridade alfabetizá-los.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...