Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O artigo 208 inciso III da Constituição Federal afirma que será assegurado o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiências, preferencialmente na rede regular de ensino."Quanto ao" preferencialmente" constante na Constituição Federal, não podemos entender:

  • A.

    oferta daquilo que é necessariamente diferente no ensino para melhor atender as especificidades dos alunos com deficiências, por exemplo, material para escrita e leitura em Braille.

  • B.

    a inviabilidade em receber na mesma sala de aula todas as crianças.

  • C.

    o atendimento educacional especializado deve estar disponível em todos os níveis de ensino, de preferência na rede regular de ensino.

  • D.

    é no contexto do acesso "livre" que nossa constituição admite que o atendimento educacional especializado pode ser oferecido fora da rede regular de ensino; seria um complemento e não um substituto do ensino ministrado na rede regular para todos os alunos.

  • E.

    o atendimento especializado não deve substituir o escolar, e este deve ser preferencialmente oferecido nas escolas comuns da rede regular.

"Os alimentos chegam até nós enlatados, prontos para o consumo. Nem sabemos sua origem, quem os produziu ou como foram produzidos. Estamos cada vez mais distantes da natureza".

O fragmento do texto adverte para o fato de que:O fragmento do texto adverte para o fato de que:

  • A.

    No mundo moderno não dependemos mais da natureza para sobreviver.

  • B.

    O homem moderno transformou a natureza em função do progresso social.

  • C.

    Embora o homem seja parte integrante da natureza e dependa dela para sobreviver tem se distanciado cada vez mais da mesma.

  • D.

    A relação do homem/natureza se dá com uma segunda natureza que lhe fornece os recursos de que precisa.

  • E.

    O homem precisa conhecer melhor a procedência dos produtos que consome

Ao tratar da função da escola e do processo de ensino- aprendizagem, Wallon desenvolve o seguinte corpo de idéias:

  • A.

    A aprendizagem ocorre, quando há assimilação da transmissão do conhecimento.

  • B.

    No processo do conhecimento, a dimensão afetiva ocupa o lugar central.

  • C.

    O professor é aquele que detém o conhecimento e o aluno o receptor.

  • D.

    O fundamental é entender o processo de cognição, visto que o professor é um mago de comportamentos.

  • E.

    O conteúdo da Educação é a totalidade dos conhecimentos transmitidos do professor ao aluno, em sala de aula.

  • A.

    F F F F

  • B.

    F V F V

  • C.

    V F V F

  • D.

    V F F V

  • E.

    V V V V

Avaliação é o elemento integrador entre aprendizagem e ensino, seu objetivo é a orientação da intermediação pedagógica. Logo a avaliação deve ser:

  • A.

    espontaneísta como elemento de controle;

  • B.

    classificatória e formativa;

  • C.

    um jogo de regras uniformes e definidas à luz de parâmetros fixos;

  • D.

    investigativa e mediadora;

  • E.

    diagnóstica e classificatória.

  • A.

    I e II

  • B.

    I e IV

  • C.

    I e III

  • D.

    II e III

  • E.

    II, III e IV

Assinale a alternativa que caracteriza as propostas de educação inclusiva.

  • A.

    Para que as pessoas com deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude é indispensável que a escola de ensino regular se adapte às mais diversas situações e às necessidades dos alunos inseridos em salas de aula.

  • B.

    Na perspectiva de uma educação inclusiva, espera- se que a pessoa com deficiência se integre por si mesma na escola do ensino regular.

  • C.

    Uma escola para crianças de zero aos seis anos, rica em estímulos visuais e auditivos não é um local de qualidade e adequado para todas as crianças.

  • D.

    As barreiras arquitetônicas impossíveis de serem eliminadas após o prédio já construído, impossibilitam e impedem a matrícula de alunos com deficiência física.

  • E.

    Podemos considerar inclusa a escola que classifica os alunos, estabelece uma dicotomia entre ensino regular e especial e desenvolver uma aprendizagem competitiva.

  • A.

    1 2 3 4

  • B.

    4 3 2 1

  • C.

    2 3 4 1

  • D.

    3 4 1 2

  • E.

    4 2 1 3

"Anteontem, o professor falava a alunos dispostos a acatar; ontem a certos alunos pré-dispostos a discordar; hoje, tem auditório de surdos". Yves de La Taille. Com base na frase acima, assinale a alternativa que melhor explique a indisciplina hoje.

  • A.

    Predominância de comportamentos regidos por um conjunto de normas.

  • B.

    Predominância de comportamentos marcados pela revolta contra as normas estabelecidas. Desobediência insolente.

  • C.

    Predominância de comportamentos marcados pelo desconhecimento de normas, com clara desorganização das relações. Negação de todo valor e de qualquer regra.

  • D.

    Revolta discente a um conjunto de normas obsoletas e rígidas.

  • E.

    Falta de educação, de pensamento crítico, ausência de convívio pacífico, presença de autoritarismo e ausência de autoridade.

. Ensino, aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos, porém indissociáveis, não podem existir separadamente. A aprendizagem promove o desenvolvimento, que por sua vez, possibilita novas aprendizagens. Porém, essa relação dialética só é possível com a presença de:

  • A.

    professores competentes, capazes de transmitir os conteúdos básicos e essenciais de sua especialidade.

  • B.

    profissionais que intervenham na realidade e que ensinem.

  • C.

    parceiros mediadores da aprendizagem.

  • D.

    alunos motivados e interessados em construir seu próprio desenvolvimento.

  • E.

    familiares e alunos que valorizam a escola e o ensino.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...