Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O artigo 208 inciso III da Constituição Federal afirma que será assegurado o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiências, preferencialmente na rede regular de ensino."Quanto ao" preferencialmente" constante na Constituição Federal, não podemos entender:
oferta daquilo que é necessariamente diferente no ensino para melhor atender as especificidades dos alunos com deficiências, por exemplo, material para escrita e leitura em Braille.
a inviabilidade em receber na mesma sala de aula todas as crianças.
o atendimento educacional especializado deve estar disponível em todos os níveis de ensino, de preferência na rede regular de ensino.
é no contexto do acesso "livre" que nossa constituição admite que o atendimento educacional especializado pode ser oferecido fora da rede regular de ensino; seria um complemento e não um substituto do ensino ministrado na rede regular para todos os alunos.
o atendimento especializado não deve substituir o escolar, e este deve ser preferencialmente oferecido nas escolas comuns da rede regular.
"Os alimentos chegam até nós enlatados, prontos para o consumo. Nem sabemos sua origem, quem os produziu ou como foram produzidos. Estamos cada vez mais distantes da natureza".
O fragmento do texto adverte para o fato de que:O fragmento do texto adverte para o fato de que:
No mundo moderno não dependemos mais da natureza para sobreviver.
O homem moderno transformou a natureza em função do progresso social.
Embora o homem seja parte integrante da natureza e dependa dela para sobreviver tem se distanciado cada vez mais da mesma.
A relação do homem/natureza se dá com uma segunda natureza que lhe fornece os recursos de que precisa.
O homem precisa conhecer melhor a procedência dos produtos que consome
Ao tratar da função da escola e do processo de ensino- aprendizagem, Wallon desenvolve o seguinte corpo de idéias:
A aprendizagem ocorre, quando há assimilação da transmissão do conhecimento.
No processo do conhecimento, a dimensão afetiva ocupa o lugar central.
O professor é aquele que detém o conhecimento e o aluno o receptor.
O fundamental é entender o processo de cognição, visto que o professor é um mago de comportamentos.
O conteúdo da Educação é a totalidade dos conhecimentos transmitidos do professor ao aluno, em sala de aula.
Avaliação é o elemento integrador entre aprendizagem e ensino, seu objetivo é a orientação da intermediação pedagógica. Logo a avaliação deve ser:
espontaneísta como elemento de controle;
classificatória e formativa;
um jogo de regras uniformes e definidas à luz de parâmetros fixos;
investigativa e mediadora;
diagnóstica e classificatória.
I e II
I e IV
I e III
II e III
II, III e IV
Assinale a alternativa que caracteriza as propostas de educação inclusiva.
Para que as pessoas com deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude é indispensável que a escola de ensino regular se adapte às mais diversas situações e às necessidades dos alunos inseridos em salas de aula.
Na perspectiva de uma educação inclusiva, espera- se que a pessoa com deficiência se integre por si mesma na escola do ensino regular.
Uma escola para crianças de zero aos seis anos, rica em estímulos visuais e auditivos não é um local de qualidade e adequado para todas as crianças.
As barreiras arquitetônicas impossíveis de serem eliminadas após o prédio já construído, impossibilitam e impedem a matrícula de alunos com deficiência física.
Podemos considerar inclusa a escola que classifica os alunos, estabelece uma dicotomia entre ensino regular e especial e desenvolver uma aprendizagem competitiva.
"Anteontem, o professor falava a alunos dispostos a acatar; ontem a certos alunos pré-dispostos a discordar; hoje, tem auditório de surdos". Yves de La Taille. Com base na frase acima, assinale a alternativa que melhor explique a indisciplina hoje.
Predominância de comportamentos regidos por um conjunto de normas.
Predominância de comportamentos marcados pela revolta contra as normas estabelecidas. Desobediência insolente.
Predominância de comportamentos marcados pelo desconhecimento de normas, com clara desorganização das relações. Negação de todo valor e de qualquer regra.
Revolta discente a um conjunto de normas obsoletas e rígidas.
Falta de educação, de pensamento crítico, ausência de convívio pacífico, presença de autoritarismo e ausência de autoridade.
. Ensino, aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos, porém indissociáveis, não podem existir separadamente. A aprendizagem promove o desenvolvimento, que por sua vez, possibilita novas aprendizagens. Porém, essa relação dialética só é possível com a presença de:
professores competentes, capazes de transmitir os conteúdos básicos e essenciais de sua especialidade.
profissionais que intervenham na realidade e que ensinem.
parceiros mediadores da aprendizagem.
alunos motivados e interessados em construir seu próprio desenvolvimento.
familiares e alunos que valorizam a escola e o ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...