Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as concepções de avaliação a seguir:
Relacionando estas concepções de avaliação com as abordagens do processo de ensino, verifica-se que:a I corresponde à abordagem humanista, e a III, à abordagem cognitivista.
a I corresponde à abordagem comportamentalista, e a II, à abordagem tradicional.
a I corresponde à abordagem tradicional, e a III, à abordagem sócio-cultural.
a II corresponde à abordagem cognitivista, e a III, à abordagem comportamentalista.
a II corresponde à abordagem sócio-cultural, e a III, à abordagem tradicional.
Os procedimentos de ensino não são casuais, mas sim intencionalmente selecionados, de tal modo que sirvam para atingir o objetivo que se tem. Então, se se deseja que o educando assimile um conhecimento existente, é preciso encontrar:
Relacionando estes tipos de procedimentos a passos didáticos, tem-se, respectivamente:inventividade, exposição, exercitação e aplicação.
aplicação, exercitação, exposição e inventividade.
exercitação, aplicação, exposição e inventividade.
exposição, exercitação, aplicação e inventividade.
exposição, aplicação, exercitação e inventividade.
Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre eles, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em con
a realidade expressa nos programas escolares estabelecidos.
o modelo social idealizado pelos pais dos alunos da escola.
o meio ambiente das classes mais favorecidas daquela região.
a vivência limitada das pessoas de grupos sociais minoritários.
o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.
Destacar propriedades essenciais de objetos ou fenômenos, fazer relações, comparar, diferenciar, organizar o trabalho escolar, fazer síntese e esquemas, são exemplos de
conhecimentos sistematizados.
atitudes.
convicções.
atitudes e convicções.
habilidades e hábitos.
"Conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida."
recursos didáticos.
objetivos educacionais.
métodos de ensino.
conteúdos de ensino.
avaliação da aprendizagem.
No contexto brasileiro, a obra mais significativa referente à Abordagem sócio-cultural do processo de ensino é a de Paulo Freire, com sua preocupação com a cultura popular. Quanto ao processo ensino-aprendizagem, a principal característica dessa abordagem é:
promover a não-diretividade, que consiste num conjunto de técnicas que implementa a atitude básica de confiança e respeito pelo aluno.
priorizar as atividades do sujeito, pois aprender implica assimilar o objeto a esquemas mentais.
procurar a superação da relação opressor-oprimido.
promover a incorporação, pelo aluno, do controle das contingências de reforço, dando lugar a comportamentos auto-gerados.
preocupar-se mais com a variedade e quantidade de noções/conceitos/informações que com a formação do pensamento reflexivo.
O conceito de Didática mudou com a influência das diferentes tendências pedagógicas. Seguindo preceitos da tendência progressista, a Didática pode ser identificada como
campo de pesquisa com vistas a estudar a eficiência do ensino.
mediação entre o fazer pedagógico e o contexto sociopolítico-cultural.
conjunto de metodologias para organizar e otimizar o ensino.
regras e preceitos bem consolidados para dirigir a aprendizagem.
área de estudo que busca a eficácia do processo ensino- aprendizagem.
A formação da teoria didática para investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis ocorreu no século XVII, quando
João Amós Comênio (1592-1670) escreveu a primeira obra clássica sobre Didática, a Didáctica Magna, formulando a idéia da difusão dos conhecimentos a todos e criando princípios e regras do ensino.
Jean Jacques Rousseau (1712-1778) procurou interpretar as aspirações da burguesia em relação ao ensino e propôs uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades e interesses imediatos da criança.
Henrique Pestalozzi (1746-1827) pôs em prática as idéias de Rousseau, atribuindo grande importância ao ensino como meio de educação e desenvolvimento das capacidades humanas, como cultivo do sentimento, da mente e do caráter.
Johann Friedrich Herbart (1766-1841) desenvolveu uma análise do processo psicológico-didático de aquisição de conhecimentos, sob a direção do professor.
John Dewey (1859-1952) desenvolveu uma das mais destacadas correntes do movimento escolanovista, a Pedagogia Pragmática ou Progressivista.
A Didática tem como temas fundamentais: os objetivos sócio-políticos e pedagógicos da educação escolar, os conteúdos escolares, os princípios didáticos, os métodos de ensino e de aprendizagem, as formas organizativas do ensino, o uso e aplicação de técnicas e recursos, o controle e a avaliação. Assim, pode-se delimitar como objeto de estudo da Didática
as tarefas da instrução.
o processo de ensino.
a natureza do trabalho docente.
o currículo.
o planejamento.
Ao adotar um enfoque construtivista os professores devem:
1. Planejar suas aulas levando em conta como a criança aprende.
2. Planejar suas aulas de forma a garantir a memorização.
3. Utilizar os conhecimentos prévios de forma a facilitar a aprendizagem dos conceitos a serem estudados.
4. Gerar situações de conflito.
5. Preparar suas aulas partindo do zero, ou seja, considerando que os alunos nada sabem sobre o assunto a ser estudado.
6. Elaborar itens de testes objetivos para avaliar a aprendizagem.
Estão corretas:
1,2 e 6
1,3 e 4
2,3 e 5
3,4 e 5
2,4 e 6
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...