Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a questão ética e as atuais iniciativas de debates filosóficos, leia as proposições a seguir e marque V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
Assinale a alternativa correta:V F V F
V V V F
V F V V
F F V V
F V V V
A questão ética talvez seja o assunto mais debatido nos dias atuais, quer seja nos grandes centros acadêmicos, quer seja nas esquinas das ruas de qualquer cidade. Mas o debate ético não é de forma alguma fruto apenas da nossa atualidade. E se perdermos os referenciais históricos e filosóficos não conseguiremos dar conta deste debate. Assinale a alternativa correta:
Para Kant, a ação moral é autônoma, pois o homem é o único ser capaz de se determinar segundo leis que a própria razão estabelece.
No final do século XIX, Nietzsche surge como o filósofo que tenta construir o homem concreto da ação moral, baseando-se na razão universal e abstrata.
"Chamamos ao prazer princípio e fim da vida feliz. Com efeito, sabemos que é o primeiro bem, o bem inato, e que dele derivamos toda a escolha ou recusa e chegamos a ele valorizando todo bem com critério do efeito que nos produz". Esta citação ilustra bem a ética de Sêneca.
Sobre a concepção ética dos filósofos gregos e romanos podemos dizer que não havia uma preocupação com a relação entre a conduta do indivíduo e os valores da sociedade.
Para a concepção ética dos intelectualistas a vida virtuosa não depende do desenvolvimento da inteligência ou da razão.
Uma das grandes contribuições no debate sobre a liberdade nos é dada pelos existencialistas. Assinale a questão correta:
A concepção existencialista de liberdade encontra suas raízes na concepção de liberdade do estoicismo.
Para o existencialismo a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. Quando julgamos estar sob o poder de forças externas, mais poderosa é a nossa vontade, nossa livre decisão.
A vivência da liberdade, para a maioria dos existencialistas, não se relaciona com situações de angústia; nem possui a característica da responsabilidade, o homem é plenamente livre e não deve ficar preso a estas questões.
A concepção existencialista encontra suas raízes na própria filosofia platônica, segundo a qual a liberdade não é escolher e deliberar, mas agir ou fazer alguma coisa em conformidade com a natureza do agente.
O filósofo existencialista G. W. Hegel afirmou que o homem está condenado à liberdade. É a liberdade que define a humanidade dos humanos.
Tomando como referência os poemas acima é INCORRETO afirmar:
Os autores expressam poeticamente a idéia filosófica de que a liberdade é uma realidade primeiramente exterior e que apenas posteriormente passa a ser interior.
Diante da adversidade, fazemo-nos cúmplices dela e é isso o pior. Pior é a renúncia à liberdade. Secura, escuridão e prisão deixam de estar fora de nós, para se tornarem nós mesmos.
Seja de modo pessimista (como em José Paulo Paes), seja de modo otimista (como em Carlos Drummond), os dois poetas nos colocam diante do problema da liberdade.
Filosoficamente, a liberdade como problema se apresenta sob a forma de dois pares de opostos: necessidade- liberdade e contingência-liberdade. Tanto a necessidade como a contingência põem em cheque a possibilidade da liberdade humana.
Carlos Drummond, quando afirma que somos maiores do que o "vasto mundo", se refere a idéia de que a nossa liberdade nos torna maiores que as determinações e situações exteriores.
Com referência à crítica da racionalidade iluminista e do mito da ciência, leia as seguintes proposições:
Assinale a alternativa correta:Apenas a proposição II está correta.
Apenas as proposições I e III estão corretas.
Apenas as proposições I e II estão corretas.
Apenas a proposição I está correta.
Todas as proposições estão corretas.
Leia com atenção as seguintes proposições sobre o mito científico, marcando V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
Assinale a alternativa correta:F V F V
V F V F
F F V V
V V V F
V F V V
Com relação à contribuição de Francis Bacon, Galilei Galileu e Isaac Newton na revolução científica é correto afirmar, respectivamente, que:
O primeiro elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos. O segundo introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo- experimental das suposições teóricas. O terceiro afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica.
O primeiro introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo-experimental das suposições teóricas. O segundo elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos. O terceiro afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica.
O primeiro elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos. O segundo afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica. O terceiro introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo- experimental das suposições teóricas.
O primeiro afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica. O segundo introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo-experimental das suposições teóricas. O terceiro elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos.
O primeiro introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo-experimental das suposições teóricas. O segundo afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica. O terceiro elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos.
Identifique a alternativa que NÃO é inerente à revolução científica moderna.
São fundamentais, do ponto de vista cosmológico, a demonstração da validade do modelo heliocêntrico, a formulação da noção de um universo infinito e a concepção do movimemto dos corpos celestes.
A ciência moderna surge quando se torna mais importante salvar os fenômenos e quando a observação,a experimentação e a verificação de hipóteses tornamse critérios decisivos para o conhecimento.
Podemos considerar que o interesse pela ciências naturais se inicia com a reintrodução na Europa Ocidental,a partir do final do sec. XII, da obra de Aristóteles e seus intérpretes árabes.
Nicolau Copérnico, rompe com o modelo heliocêntrico, formulado por Cláudio Ptolomeu, e propõe o modelo geocêntrico; constituindo-se, portanto, um ponto de partida para a revolução científica.
A ciência moderna rompe com a separação antiga entre a ciência (o saber teórico) e a técnica (o saber aplicado); integrando ciência e técnica e fazendo com que problemas práticos no campo da técnica levem a desenvolvimentos científicos, bem como que hipóteses teóricas sejam testadas na prática.
Sobre a linguagem simbólica e a linguagem conceitual, verifique as proposições a seguir:
Indique a alternativa correta:Apenas as proposições I e III estão corretas.
Apenas a proposição III está correta.
Apenas as proposições I e II estão corretas.
Apenas a proposição I está correta.
Todas as proposições estão corretas.
Tendo como parâmetro o texto acima, indique a alternativa INCORRETA:
A linguagem é constituída por quatro fatores fundamentais: fatores físicos, sócio-culturais, psicológicos e linguísticos. Estes fatores nos dizem porque existe linguagem e como ela funciona, mas não nos dizem o que ela é. É a perspectiva fenomenológica que nos orienta para sabermos o que é a linguagem.
A linguagem é uma relação binária entre signo e coisa, signo e idéia. A linguagem apenas traduz pensamentos, quer sejam eles simbólicos ou conceituais.
A linguagem revela nosso corpo, os corpos dos outros, as coisas como expressivas e significativas, o mundo como dotado de sentido e o pensamento como trabalho de descoberta do sentido.
A linguagem cria, interpreta e decifra significações, podendo fazê-lo miticamente ou logicamente, magicamente ou racionalmente, simbolicamente ou conceitualmente.
A linguagem é uma forma de nossa experiência total de seres que vivem no mundo e com outros; é uma dimensão de nossa existência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...