Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Temos como legado da filosofia de Platão várias obras, denominadas diálogos, alguns são considerados autênticos, outros não. Indique a alternativa onde encontramos sobremaneira as idéias de Platão referentes à política:
Timeu
Fedro
Fédon
Ménon
A República
Aristóteles desenvolve sua filosofia com a finalidade de resolver o impasse entre os monistas e os mobilistas, criticando Platão por não ter resolvido satisfatoriamente tal questão. Para isso, ele desenvolve tanto a teoria do ser quanto a teoria da causalidade.Em relação à teoria do ser, Aristóteles apresenta distinções no uso do verbo "ser". Aponte a alternativa correta para os pares das distinções adicionais, que diz respeito à teoria do ser:
Essência e necessidade; acidente e contingência; ato e potência.
Essência e contingência; necessidade e acidente; ato e potência.
Essência e potência; necessidade e contingência; ato e acidente.
Essência e acidente; necessidade e contingência; ato e potência.
Essência e ato; necessidade e contingência; potência e acidente.
No mito da caverna, Platão ilustra seu pensamento sobre a tarefa do filósofo. Assinale a alternativa que mais explicita esta tarefa:
O filósofo é aquele prisioneiro que soltando-se das amarras, dirige-se para fora da caverna e após conhecer as coisas como elas são, regressaria à caverna a fim de libertar os outros prisioneiros, mesmo correndo o risco de não ser entendido ou até mesmo ser assassinado por eles.
O filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras, dirige-se para o fundo da caverna a fim de ver melhor os contornos das sombras, após volta-se para os outros prisioneiros a fim de libertá-los.
O filósofo não necessita soltar-se das amarras; ali dentro da caverna, vislumbrando as sombras das coisas, ele consegue conhecer as coisas como são e por sua vez explicar aos outros prisioneiros.
O filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras dirige-se para fora da caverna, passa a contemplar as coisas e assim deixa de viver das aparências.
O filósofo conjuntamente com os outros prisioneiros soltam-se das amarras e dirigem-se para fora da caverna, não precisando voltar, pois todos têm a capacidade de entender a conhecer as coisas como elas são.
Os sofistas são vistos por Platão como prejudiciais à tradição filosófica, pois defendiam aqueles que lhes pagavam melhor, colocando acima da busca da verdade os interesses particulares. Um deles afirmou que "o homem é a medida de todas as coisas". Assinale a alternativa que indica o autor desta frase:
Zenão de Eléia
Górgias de Leontinos
Hípios de Élis
Anaxágoras de Clazômena
Protágoras de Abdera
Com os pré-socráticos já se inicia uma discussão levantado em praticamente toda a história da filosofia: a controvérsia entre monismo e mobilismo. Dois desses filósofos são tomados como pilares do início dessa divergência. Assinale a alternativa que se refere a esta questão:
Anaximandro e Anaxímenes
Heráclito e Parmênides
Demócrito e Empédocles
Demócrito e Parmênides
Empédocles e Heráclito
Sobre o nascimento da Filosofia na Grécia Antiga, analise as proposições a seguir.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as proposições I e III estão corretas.
Apenas as proposições II e III estão corretas.
Apenas a proposição III está correta.
Apenas a proposição I está correta.
Todas as proposições estão corretas.
Para que isso ocorra, é preciso
estimular a colaboração entre todos os membros da comunidade escolar para a realização de um trabalho integrado.
estabelecer objetivos educacionais únicos com vistas à avaliação do currículo
homogeneizar a metodologia a ser utilizada pelo corpo docente da escola.
preservar cada área do conhecimento em sua especificidade, fazendo-a interagir com as demais para a solução de problemas.
criar novas disciplinas ou saberes especialmente destinados à análise de fenômenos complexos.
Além de constituir uma exigência formal, contida inclusive na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o projeto pedagógico revela-se uma necessidade cotidiana das instituições educativas e um instrumento eficaz para a implementação de suas ações. Nessa perspectiva, o projeto pedagógico caracteriza-se, essencialmente, como
um documento que se reflete no currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.
um plano didático-pedagógico, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como instrumento regulador das atividades.
um instrumento norteador das escolas públicas e das ações sistemáticas de todos os membros da comunidade educativa.
um recurso de gestão administrativa e financeira da escola, que deve ser conhecido por toda a comunidade escolar.
um referencial que exprime as exigências da sociedade, das autoridades governamentais e da comunidade local, construído diretamente por esses agentes.
Como responsável pelo processo de ensino, o professor exerce uma autoridade na sala de aula que deve ser fruto de qualidades que se manifestam no domínio da matéria que ensina, no senso de justiça e na capacidade pedagógico-didática, ou seja, em qualidades
profissionais, pedagógicas e motivacionais.
sociais, emocionais e disciplinares.
afetivas, políticas e sociais.
intelectuais, morais e técnicas.
intelectuais, sociais e afetivas.
Um professor, ao avaliar seus alunos, quer considerar o erro como algo construtivo. Deseja estimular o desenvolvimento de saberes e de autonomia para resolver situações- problema simples ou complexas. Assim, o procedimento inicial que pode levar o professor a atingir seus objetivos é
buscar a origem do erro cometido pelo aluno, percorrendo, com ele, o caminho que o levou a dar tal resposta.
quantificar os erros cometidos, determinar os mais freqüentes e propor sobre estes, maior número de exercícios complementares.
repetir as mesmas tarefas e materiais usados, a fim de oferecer mais de uma oportunidade de revisão do erro.
discutir coletivamente os erros, para que aqueles que os cometeram comparem seu desempenho com o do restante da turma.
recolher e corrigir o material do aluno, com o intuito de que esta correção seja por ele posteriormente analisada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...