Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, assinale a opção correta.
A pedagogia tradicional e a pedagogia renovada são concepções pedagógicas equivalentes.
A pedagogia renovada é inspirada nas idéias de Rousseau e caracteriza-se pela valorização da criança.
A pedagogia tradicional caracteriza-se pela concepção de educação centrada no aluno
A pedagogia pragmática, de John Dewey, é uma das correntes da pedagogia tradicional.
Com base no gráfico acima, que representa a realidade educacional gerada pela Lei n.º 4.024/1961 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção correta.
O percentual de alunos de classe baixa no ensino superior é reflexo imediato da proporção dessa parcela da sociedade na população total do país.
Após a aprovação da LDB, em 1961, decresceu sensivelmente a participação da classe alta no ensino superior brasileiro.
Comparando-se o nível de seletividade entre os níveis médio e superior de ensino, verifica-se que a participação da classe baixa apresenta uma relação inversamente proporcional ao nível de instrução: quanto maior este, menor aquela.
Até o ano de 1967, todas as classes sociais manifestaram uma clara tendência a redução da ocupação das vagas universitárias.
Acerca da autorização, do reconhecimento e da renovação do reconhecimento de curso, assinale a opção correta.
A oferta de cursos superiores em faculdades ou instituições equiparadas depende da autorização do conselho estadual de educação.
A autorização e o reconhecimento de curso serão definitivos, isentando a instituição de novos processos.
A instituição de ensino superior poderá funcionar normalmente enquanto aguarda autorização e reconhecimento.
O reconhecimento de curso é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos diplomas.
A construção do projeto pedagógico da escola deve ser orientada por princípios que tenham como objetivo a ampliação da relação entre a comunidade escolar e a local, sem perder de vista suas relações com o sistema de ensino, tais como: democratização do acesso e da permanência bem sucedida do aluno na escola, gestão democrática, autonomia, valorização dos profissionais da educação, relação entre a escola e a comunidade e a qualidade do ensino.
Julgue os itens a seguir, observadas as idéias constantes do texto acima.
O conceito de democratização do acesso e permanência do aluno na escola, com sucesso, corresponde ao número de alunos matriculados regularmente.
As concepções pedagógicas têm evoluído com o passar dos anos, modernizando-se e adequando-se ao contexto socioeconômico e político vigente. Julgue os itens que se seguem, em relação às atuais concepções pedagógicas.
Atualmente, os educadores devem atuar no sentido de priorizar o processo de memorização junto os educandos.
As concepções pedagógicas têm evoluído com o passar dos anos, modernizando-se e adequando-se ao contexto socioeconômico e político vigente. Julgue os itens que se seguem, em relação às atuais concepções pedagógicas.
O processo de ensino e de aprendizagem deve capacitar o educando para a vida em sociedade, para a atividade produtiva e para a experiência subjetiva.
Leia as assertivas abaixo e estabeleça a correspondência numerando os parênteses.
1. Deficiência Física
2. Deficiência Mental
3. Deficiência Auditiva
4. Deficiência Visual
5. Deficiências Múltiplas
( ) Não está relacionada à deficiência mental. A pessoa com esta deficiência tem uma inteligência normal. Para se comunicar, ela utiliza a Língua de Sinais.
( ) Caracteriza-se por registrar um funcionamento significativo abaixo da média na capacidade de aprendizado e habilidades relativas à vida diária, sociais e de lazer.
( ) A pessoa descobre e compreende o mundo através dos sentidos. No entanto, há a necessidade de estimulação precoce de todos os outros sentidos.
( ) Caracteriza-se pela associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global.
( ) Essa deficiência envolve a diminuição / incoordenação permanente ou progressiva da movimentação do corpo, ou de algum dos quatro membros.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
Para obter sucesso escolar é importante, EXCETO:
Estimular a produção dos alunos, limitando-lhes sua curiosidade intelectual.
Articular informações sobre os alunos com as metodologias e propostas pedagógicas.
Romper com a ossatura rígida da cultura escolar, flexibilizando tempos e espaços de ensino e aprendizagem.
Possibilitar aos alunos serem sujeitos e leitores críticos e autores de seu próprio texto.
Desenvolver propostas pedagógicas que levem em conta o processo de construção dos conhecimentos dos alunos.
Assinale a alternativa correta no que se refere ao fracasso escolar:
A deficiência sociocultural explica o fracasso escolar dos alunos de camadas populares.
O problema do fracasso escolar está localizado na falta de estrutura das famílias dos alunos.
A explicação para o fracasso escolar de crianças de camadas populares está na inadequação da escola à realidade cultural delas.
A escola como instituição está muito bem equipada para atender às diferenças existentes em sala de aula.
A origem da classe social influi no rendimento dos alunos de forma
A concepção de ciclo objetiva um ensino que procura privilegiar o que é mais significativo em cada período de formação dos sujeitos. Considera como material escolar aqueles saberes e valores que fazem parte do dia-a-dia de cada um. Preocupa-se com a formação da identidade social e, ainda, procura reconhecer o aluno naquilo que lhe é particular num processo contínuo de avaliação. Propostas de ciclos organizam-se de maneiras diferentes. Algumas delas apoiam-se nas fases de desenvolvimento da criança, do pré-adolescente e do adolescente. Num contexto como este, um Professor deve pautar a organização do seu trabalho nas seguintes coordenadas, EXCETO:
Definição de um plano de trabalho organizado a partir de vínculos entre o currículo formal e o currículo da prática social.
Desenvolvimento de atividades ricas, capazes de canalizar o interesse e a participação, segundo a faixa de idade dos alunos.
Identificação das aprendizagens prévias que constituem requisitos básicos para a definição das seqüências de conteúdos a serem ensinados, obrigatoriamente.
Reconhecimento de características de ordem pessoal, relacionadas às diferenças individuais dos alunos para que todos possam ser devidamente atendidos.
Reconhecimento das experiências socioculturais dos alunos, para a compreensão das relações cognitivas que podem ser estabelecidas, valorizando a realidade do aluno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...