Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A.

    A pedagogia tradicional e a pedagogia renovada são concepções pedagógicas equivalentes.

  • B.

    A pedagogia renovada é inspirada nas idéias de Rousseau e caracteriza-se pela valorização da criança.

  • C.

    A pedagogia tradicional caracteriza-se pela concepção de educação centrada no aluno

  • D.

    A pedagogia pragmática, de John Dewey, é uma das correntes da pedagogia tradicional.

Com base no gráfico acima, que representa a realidade educacional gerada pela Lei n.º 4.024/1961 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção correta.

  • A.

    O percentual de alunos de classe baixa no ensino superior é reflexo imediato da proporção dessa parcela da sociedade na população total do país.

  • B.

    Após a aprovação da LDB, em 1961, decresceu sensivelmente a participação da classe alta no ensino superior brasileiro.

  • C.

    Comparando-se o nível de seletividade entre os níveis médio e superior de ensino, verifica-se que a participação da classe baixa apresenta uma relação inversamente proporcional ao nível de instrução: quanto maior este, menor aquela.

  • D.

    Até o ano de 1967, todas as classes sociais manifestaram uma clara tendência a redução da ocupação das vagas universitárias.

Acerca da autorização, do reconhecimento e da renovação do reconhecimento de curso, assinale a opção correta.

  • A.

    A oferta de cursos superiores em faculdades ou instituições equiparadas depende da autorização do conselho estadual de educação.

  • B.

    A autorização e o reconhecimento de curso serão definitivos, isentando a instituição de novos processos.

  • C.

    A instituição de ensino superior poderá funcionar normalmente enquanto aguarda autorização e reconhecimento.

  • D.

    O reconhecimento de curso é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos diplomas.

A construção do projeto pedagógico da escola deve ser orientada por princípios que tenham como objetivo a ampliação da relação entre a comunidade escolar e a local, sem perder de vista suas relações com o sistema de ensino, tais como: democratização do acesso e da permanência bem sucedida do aluno na escola, gestão democrática, autonomia, valorização dos profissionais da educação, relação entre a escola e a comunidade e a qualidade do ensino.

Julgue os itens a seguir, observadas as idéias constantes do texto acima.

O conceito de democratização do acesso e permanência do aluno na escola, com sucesso, corresponde ao número de alunos matriculados regularmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

As concepções pedagógicas têm evoluído com o passar dos anos, modernizando-se e adequando-se ao contexto socioeconômico e político vigente. Julgue os itens que se seguem, em relação às atuais concepções pedagógicas.

Atualmente, os educadores devem atuar no sentido de priorizar o processo de memorização junto os educandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As concepções pedagógicas têm evoluído com o passar dos anos, modernizando-se e adequando-se ao contexto socioeconômico e político vigente. Julgue os itens que se seguem, em relação às atuais concepções pedagógicas.

O processo de ensino e de aprendizagem deve capacitar o educando para a vida em sociedade, para a atividade produtiva e para a experiência subjetiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia as assertivas abaixo e estabeleça a correspondência numerando os parênteses.

1. Deficiência Física                               

2. Deficiência Mental

3. Deficiência Auditiva       

4. Deficiência Visual

5. Deficiências Múltiplas

( ) Não está relacionada à deficiência mental. A pessoa com esta deficiência tem uma inteligência normal. Para se comunicar, ela utiliza a Língua de Sinais.

 ( ) Caracteriza-se por registrar um funcionamento significativo abaixo da média na capacidade de aprendizado e habilidades relativas à vida diária, sociais e de lazer.

( ) A pessoa descobre e compreende o mundo através dos sentidos. No entanto, há a necessidade de estimulação precoce de todos os outros sentidos.

( ) Caracteriza-se pela associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global.

( ) Essa deficiência envolve a diminuição / incoordenação permanente ou progressiva da movimentação do corpo, ou de algum dos quatro membros.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

 

  • A. 4 – 3 – 5 – 1 – 2.
  • B. 3 – 2 – 4 – 5 – 1.
  • C. 2 – 3 – 4 – 5 – 1.
  • D. 1 – 2 – 3 – 4 – 5.

Para obter sucesso escolar é importante, EXCETO:

  • A.

    Estimular a produção dos alunos, limitando-lhes sua curiosidade intelectual.

  • B.

    Articular informações sobre os alunos com as metodologias e propostas pedagógicas.

  • C.

    Romper com a ossatura rígida da cultura escolar, flexibilizando tempos e espaços de ensino e aprendizagem.

  • D.

    Possibilitar aos alunos serem sujeitos e leitores críticos e autores de seu próprio texto.

  • E.

    Desenvolver propostas pedagógicas que levem em conta o processo de construção dos conhecimentos dos alunos.

Assinale a alternativa correta no que se refere ao fracasso escolar:

  • A.

    A deficiência sociocultural explica o fracasso escolar dos alunos de camadas populares.

  • B.

    O problema do fracasso escolar está localizado na falta de estrutura das famílias dos alunos.

  • C.

    A explicação para o fracasso escolar de crianças de camadas populares está na inadequação da escola à realidade cultural delas.

  • D.

    A escola como instituição está muito bem equipada para atender às diferenças existentes em sala de aula.

  • E.

    A origem da classe social influi no rendimento dos alunos de forma

A concepção de ciclo objetiva um ensino que procura privilegiar o que é mais significativo em cada período de formação dos sujeitos. Considera como material escolar aqueles saberes e valores que fazem parte do dia-a-dia de cada um. Preocupa-se com a formação da identidade social e, ainda, procura reconhecer o aluno naquilo que lhe é particular num processo contínuo de avaliação. Propostas de ciclos organizam-se de maneiras diferentes. Algumas delas apoiam-se nas fases de desenvolvimento da criança, do pré-adolescente e do adolescente. Num contexto como este, um Professor deve pautar a organização do seu trabalho nas seguintes coordenadas, EXCETO:

  • A.

    Definição de um plano de trabalho organizado a partir de vínculos entre o currículo formal e o currículo da prática social.

  • B.

    Desenvolvimento de atividades ricas, capazes de canalizar o interesse e a participação, segundo a faixa de idade dos alunos.

  • C.

    Identificação das aprendizagens prévias que constituem requisitos básicos para a definição das seqüências de conteúdos a serem ensinados, obrigatoriamente.

  • D.

    Reconhecimento de características de ordem pessoal, relacionadas às diferenças individuais dos alunos para que todos possam ser devidamente atendidos.

  • E.

    Reconhecimento das experiências socioculturais dos alunos, para a compreensão das relações cognitivas que podem ser estabelecidas, valorizando a realidade do aluno.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...