Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
A proposta de educação libertadora, de matriz freiriana, jaz subsumida ao texto.Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
O texto é um exemplo de doutrinação ideológica. Nesse sentido, não pode ser utilizado como material didático, uma vez que um dos objetivos da educação, previsto na Constituição Federal de 1988, é o preparo do educando para o exercício da cidadania.
Segundo Dinsmore (1992, p. 19), um projeto "é um empreendimento com começo e fim definidos, dirigidos para pessoas, para cumprir metas estabelecidas dentro de parâmetros de custo, tempo e qualidade". Assim, dentre as exigências para elaboração de projetos, podem-se considerar:
I. Definir claramente, e com visão realista, os resultados pretendidos pelas ações, de modo a minimizar os esforços para a consecução dos resultados mais significativos.
II. Agir a partir de situações claramente entendidas.
III. Dimensionar, articular e organizar os recursos.
IV. Discutir condições razoáveis, retroalimentação e melhoria contínua das ações.
V. Compreender, pela reflexão a partir do monitoramento e avaliação, a relação entre processos e resultados.
Estão corretas apenas:
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional apresenta evidências sobre a necessidade de descentralização do sistema educacional, conferindo aos Estados, Municípios e Escolas maior autonomia para a elaboração e execução de suas propostas pedagógicas. Atendendo a essa demanda, a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria da Educação do Estado do São Paulo elaborou o documento intitulado "A construção da proposta pedagógica da escola". Nesse documento, as etapas que precisam ser consideradas pela escola, ao elaborar sua proposta pedagógica, são:
reflexão dos professores para repensar a proposta pedagógica já desenvolvida, avaliação das ações planejadas e realizadas, análise da real aprendizagem dos alunos através dos diferentes instrumentos utilizados para a avaliação, estabelecimento de novas metas, conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhados com os alunos de acordo com a realidade da escola.
reflexão de toda a equipe escolar para repensar a proposta pedagógica já desenvolvida, avaliação das ações planejadas e realizadas, análise da real aprendizagem dos alunos através dos diferentes instrumentos utilizados para a avaliação, estabelecimento de novas metas, conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhados com os alunos de acordo com a realidade da escola.
discussão pela equipe escolar sobre o planejamento a ser desenvolvido pela escola a partir da realidade nacional, estabelecimento de novas metas a serem atingidas pelos alunos em cada nível de ensino, determinando conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhadas no próximo ano letivo.
reunião entre os professores a fim de estruturar o planejamento escolar a partir da realidade do estado, definição de objetivos, conteúdos, estratégias didáticas e avaliação a serem utilizadas para medir o desempenho dos alunos.
discussão entre os professores para planejar um trabalho diferenciado na escola e com a finalidade de estabelecer relações entre as diretrizes curriculares nacionais para educação básica e a realidade local, definição de objetivos, conteúdos, estratégias didáticas e avaliação a serem utilizadas para medir o desempenho dos alunos.
'Aprender a aprender' (noção vinculada a 'autoaprendizagem', 'educação permanente', 'autodidatismo') é um lema corrente no discurso educativo.
Porém, segundo Rosa Maria Torres, pouco tem sido feito concretamente, nesse terreno, visando assumir esse objetivo porque parte substancial do aprender e da possibilidade de aprimorar a própria aprendizagem exige, por parte do professor, as seguintes ações:
I. refletir sobre a própria aprendizagem;
II. tomar consciência das estratégias e dos estilos cognitivos individuais;
III. reconstruir os itinerários seguidos;
IV. identificar as dificuldades encontradas e os pontos de apoio que permitem avançar.
V. propor atividades dinâmicas para casa, como a pesquisa via Internet.
É correto o que se afirma APENAS em
I, II e V.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
II, IV e V.
Que conteúdos são abordados no Referencial Curricular Nacional?
Históricos, científicos e filosóficos.
De identidade, de autonomia e de formação social.
Disciplinares, transdisciplinares e interdisciplinares.
Conceituais, procedimentais e atitudinais.
Teóricos, práticos e metafísicos.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O ensino comunicativo estabelece uma série de princípios que devem ser seguidos pelos professores e/ou alunos. Entre tais princípios citamos os seguintes:
1. Os alunos aprendem uma língua através do seu uso em contextos comunicativos.
2. A meta das atividades em sala de aula deve centrar-se na comunicação autêntica e significativa.
3. A fluência representa uma dimensão importante da comunicação.
4. A comunicação envolve a integração de diferentes habilidades da língua.
5. A aprendizagem é um processo de construção criativa caracterizado por tentativa e erro.
Estão corretas:
apenas 2, 3, 4, e 5.
1, 2, 3, 4 e 5
apenas 1, 3, 4, e 5.
apenas 1, 2, 4 e 5.
apenas 3 e 5.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em algumas escolas de metodologia o professor é visto como um controlador das atividades em sala de aula ou um condutor de "drills". Os métodos/abordagens em que o professor exerce alguns desses papéis são os seguintes:
Audio-Lingual Method; Total Physical Response.
Communicative Approach; Multiple Intelligences.
Silent Way, Collaborative Learning.
Grammar-Translation; Silent Way.
Desuggestopedia; Community Language Learning.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A abordagem comunicativa considera o professor como um
facilitador do conhecimento
modelo ideal de aprendizagem
lingüista
controlador de tarefas.
elaborador de "drills".
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Qual o papel do aluno na Abordagem Comunicativa?
imitador
ser social e político.
comunicador
colega de sala de aula
repetidor de "drills"
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...