Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.

A proposta de educação libertadora, de matriz freiriana, jaz subsumida ao texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.

O texto é um exemplo de doutrinação ideológica. Nesse sentido, não pode ser utilizado como material didático, uma vez que um dos objetivos da educação, previsto na Constituição Federal de 1988, é o preparo do educando para o exercício da cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Dinsmore (1992, p. 19), um projeto "é um empreendimento com começo e fim definidos, dirigidos para pessoas, para cumprir metas estabelecidas dentro de parâmetros de custo, tempo e qualidade". Assim, dentre as exigências para elaboração de projetos, podem-se considerar:

I. Definir claramente, e com visão realista, os resultados pretendidos pelas ações, de modo a minimizar os esforços para a consecução dos resultados mais significativos.

II. Agir a partir de situações claramente entendidas.

III. Dimensionar, articular e organizar os recursos.

IV. Discutir condições razoáveis, retroalimentação e melhoria contínua das ações.

V. Compreender, pela reflexão a partir do monitoramento e avaliação, a relação entre processos e resultados.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e IV
  • B. I, III e V
  • C. II, III e IV
  • D. III, IV e V
  • E. II, III e V

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional apresenta evidências sobre a necessidade de descentralização do sistema educacional, conferindo aos Estados, Municípios e Escolas maior autonomia para a elaboração e execução de suas propostas pedagógicas. Atendendo a essa demanda, a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria da Educação do Estado do São Paulo elaborou o documento intitulado "A construção da proposta pedagógica da escola". Nesse documento, as etapas que precisam ser consideradas pela escola, ao elaborar sua proposta pedagógica, são:

  • A.

    reflexão dos professores para repensar a proposta pedagógica já desenvolvida, avaliação das ações planejadas e realizadas, análise da real aprendizagem dos alunos através dos diferentes instrumentos utilizados para a avaliação, estabelecimento de novas metas, conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhados com os alunos de acordo com a realidade da escola.

  • B.

    reflexão de toda a equipe escolar para repensar a proposta pedagógica já desenvolvida, avaliação das ações planejadas e realizadas, análise da real aprendizagem dos alunos através dos diferentes instrumentos utilizados para a avaliação, estabelecimento de novas metas, conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhados com os alunos de acordo com a realidade da escola.

  • C.

    discussão pela equipe escolar sobre o planejamento a ser desenvolvido pela escola a partir da realidade nacional, estabelecimento de novas metas a serem atingidas pelos alunos em cada nível de ensino, determinando conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhadas no próximo ano letivo.

  • D.

    reunião entre os professores a fim de estruturar o planejamento escolar a partir da realidade do estado, definição de objetivos, conteúdos, estratégias didáticas e avaliação a serem utilizadas para medir o desempenho dos alunos.

  • E.

    discussão entre os professores para planejar um trabalho diferenciado na escola e com a finalidade de estabelecer relações entre as diretrizes curriculares nacionais para educação básica e a realidade local, definição de objetivos, conteúdos, estratégias didáticas e avaliação a serem utilizadas para medir o desempenho dos alunos.

'Aprender a aprender' (noção vinculada a 'autoaprendizagem', 'educação permanente', 'autodidatismo') é um lema corrente no discurso educativo.

Porém, segundo Rosa Maria Torres, pouco tem sido feito concretamente, nesse terreno, visando assumir esse objetivo porque parte substancial do aprender e da possibilidade de aprimorar a própria aprendizagem exige, por parte do professor, as seguintes ações:

I. refletir sobre a própria aprendizagem;
II. tomar consciência das estratégias e dos estilos cognitivos individuais;
III. reconstruir os itinerários seguidos;
IV. identificar as dificuldades encontradas e os pontos de apoio que permitem avançar.
V. propor atividades dinâmicas para casa, como a pesquisa via Internet.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    II, III, IV e V.

  • E.

    II, IV e V.

Que conteúdos são abordados no Referencial Curricular Nacional?

  • A.

    Históricos, científicos e filosóficos.

  • B.

    De identidade, de autonomia e de formação social.

  • C.

    Disciplinares, transdisciplinares e interdisciplinares.

  • D.

    Conceituais, procedimentais e atitudinais.

  • E.

    Teóricos, práticos e metafísicos.

O ensino comunicativo estabelece uma série de princípios que devem ser seguidos pelos professores e/ou alunos. Entre tais princípios citamos os seguintes:

1. Os alunos aprendem uma língua através do seu uso em contextos comunicativos.

2. A meta das atividades em sala de aula deve centrar-se na comunicação autêntica e significativa.

3. A fluência representa uma dimensão importante da comunicação.

4. A comunicação envolve a integração de diferentes habilidades da língua.

5. A aprendizagem é um processo de construção criativa caracterizado por tentativa e erro.

Estão corretas:

  • A.

    apenas 2, 3, 4, e 5.

  • B.

    1, 2, 3, 4 e 5

  • C.

    apenas 1, 3, 4, e 5.

  • D.

    apenas 1, 2, 4 e 5.

  • E.

    apenas 3 e 5.

Em algumas escolas de metodologia o professor é visto como um controlador das atividades em sala de aula ou um condutor de "drills". Os métodos/abordagens em que o professor exerce alguns desses papéis são os seguintes:

  • A.

    Audio-Lingual Method; Total Physical Response.

  • B.

    Communicative Approach; Multiple Intelligences.

  • C.

    Silent Way, Collaborative Learning.

  • D.

    Grammar-Translation; Silent Way.

  • E.

    Desuggestopedia; Community Language Learning.

A abordagem comunicativa considera o professor como um

  • A.

    facilitador do conhecimento

  • B.

    modelo ideal de aprendizagem

  • C.

    lingüista

  • D.

    controlador de tarefas.

  • E.

    elaborador de "drills".

Qual o papel do aluno na Abordagem Comunicativa?

  • A.

    imitador

  • B.

    ser social e político.

  • C.

    comunicador

  • D.

    colega de sala de aula

  • E.

    repetidor de "drills"

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...