Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A convenção internacional sobre os direitos da criança e do adolescente assegura à criança e ao adolescente o direito de serem ouvidos em todo o processo judicial que possa afetar seu interesse. Para assegurar esse direito, o Tribunal de Justiça recomenda que a criança ou o adolescente deve ser ouvido
As diretrizes conceituais do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes estabelecem que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um macroconceito que envolve duas expressões:
Alguns autores de concepção construtivista, entre eles Coll, Zabala e Weiss, afirmam que quando o aluno aprende, aprende os conteúdos e também aprende que pode aprender; quando o aluno não aprende os conteúdos, pode aprender algo: que não é capaz de aprender.
Situando-se no contexto escolar, a partir de pesquisas realizadas, o autoconceito refere-se ao conhecimento de si mesmo e inclui juízos valorativos, chamados de autoestima. Pesquisas foram realizadas sobre esse tema e demonstraram que
Um dos elementos importantes na estrutura da universidade corporativa é a forma pela qual os conteúdos estão organizados em programas de aprendizagem. Na abordagem baseada em competências, há três tipos de programas que são bastante comuns às organizações. São eles:
1) programa de aprendizagem que envolve competências que todos os empregados, independentemente do nível hierárquico, precisam saber;
2) programa de aprendizagem que envolve competências comuns a muitas unidades ou áreas da organização; e
3) programa de aprendizagem que envolve competências exclusivas de determinadas unidades ou áreas da organização. Tais programas de aprendizagem estão associados a currículos que sustentam a universidade corporativa.
Assim, é correto afirmar que os programas listados estão relacionados, respectivamente, aos seguintes currículos:
Flávia trabalha como pedagoga em uma organização de grande porte que sempre investiu muito na qualificação e requalificação de seus funcionários e que tinha um departamento exclusivo para a área de treinamento e desenvolvimento (T&D). Considerando as mudanças na área, Flávia elaborou um projeto de criação de uma universidade corporativa e listou alguns argumentos comparativos entre os departamentos de T&D e tais universidades, para evidenciar para os diretores da empresa a importância de fazer a mudança que estava sendo proposta. O argumento que apresenta adequadas informações sobre os dois modelos de educação corporativa é:
Os diretores de uma organização que trabalha com controle e fiscalização estavam bastante preocupados com a administração do tempo em sua instituição. Eles estavam observando um crescimento de tarefas em atraso e uma baixa de produtividade. Para reverter tal situação, chamaram a Sra. Andrea, pedagoga empresarial. A Sra. Andrea preparou, então, um conjunto de dinâmicas de grupo a serem realizadas com os trabalhadores daquela organização a fim de que eles identificassem as atividades mais urgentes e passassem a priorizá-las. A decisão da Sra. Andrea afigura-se:
O pedagogo empresarial Carlos foi chamado a construir um projeto de formação de equipes. Atualizado com as competências demandadas de um pedagogo, Carlos considerou, no desenho do ciclo de vida do projeto, o nível de esforço que cada uma das etapas do projeto definição, planejamento, execução e entrega demandaria do seu setor. Se o ciclo de vida projetado por Carlos estiver de acordo com o que é usual na maioria dos projetos, ele deve esperar:
A pedagogia não é uma ciência exata, mas ações investigativas e avaliativas nesse âmbito podem contribuir para o desenvolvimento de pessoas. O processo sistêmico de treinamento e desenvolvimento (T&D) é composto por um conjunto de etapas. Aquelas que se caracterizam como ações investigativas e avaliativas são:
Raquel estava participando de uma seleção para ser pedagoga de uma importante empresa. Como parte do processo seletivo, ela deveria ler um texto fornecido pela área de Gestão de Pessoas e apresentar, com base no conteúdo do texto, um conjunto de objetivos instrucionais para um programa de desenvolvimento de lideranças. O texto que ela recebeu falava do líder educador, enfatizando sua importância para as organizações do Século XXI. Raquel entendeu que deveria montar um programa que permitisse desenvolver líderes educadores. Assim, um dos objetivos instrucionais dizia que, ao final do referido programa, os participantes deveriam ser capazes de:
As relações interpessoais são tão importantes quanto a qualificação individual para as tarefas, pois o relacionamento harmonioso dos membros da equipe aumenta a probabilidade de cooperação e de resultados produtivos. Para colocar em prática essa valorização das relações interpessoais, um pedagogo empresarial deveria:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...