Questões sobre Geral

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Competências representam uma combinação de características pessoais e de conhecimentos e habilidades profissionais. No que diz respeito às características pessoais, elas podem estar relacionadas a três aspectos principais: execução da tarefa em si, interdependência com outras tarefas e interdependência com outras pessoas. Cada um desses aspectos relaciona-se a um conjunto de competências, como as descritas na tabela a seguir.

Considerando essas informações, a associação correta entre os aspectos das características pessoais e as respectivas competências é:

  • A. CX;
  • B. AZ;
  • C. CZ;
  • D. AX;
  • E. BY.

O desenvolvimento de competências nas organizações está diretamente associado ao próprio desenvolvimento das pessoas que compõem a organização. Considere que você foi contratado para atuar como pedagogo empresarial em uma organização pública de médio porte e grande relevância social. O chefe da área de Capacitação e Desenvolvimento solicitou-lhe uma proposta de desenvolvimento de habilidades pessoais. Sabendo que existem muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e que o foco da empresa é concentrar-se em métodos dentro da empresa, seria adequado propor:

  • A. rotação de cargos e participação em congressos e seminários;
  • B. atribuição de cargos em comissão e jogos de empresas;
  • C. exercícios de simulação e aprendizagem prática;
  • D. tutoria, mentoring ou coaching e treinamento outdoor;
  • E. jogos de empresas e centros de desenvolvimento internos.

O mercado de trabalho (MT) refere-se às oportunidades de emprego e vagas existentes nas empresas e o mercado de recursos humanos (MRH) refere-se ao número de candidatos a emprego. O MRH pode estar total ou parcialmente contido no MT. Considera-se que o MRH é de oferta quando há abundância de candidatos e que ele é de procura quando há escassez de candidatos. São comportamentos comuns das organizações no MT em oferta:

  • A. competição entre empresas para obter candidatos e redução dos investimentos em recrutamento;
  • B. redução das exigências aos candidatos e redução dos investimentos em treinamento;
  • C. políticas de fixação do pessoal e ênfase no recrutamento interno;
  • D. redução dos investimentos em benefícios sociais e redução do recrutamento externo;
  • E. orientação para o trabalho e políticas de substituição de pessoal.

Na prática das organizações, muitos profissionais atuam na área de recursos humanos das empresas, com destaque para administradores, psicólogos e pedagogos. Cada um desses profissionais pode dar um conjunto de contribuições distintas e que devem ser sinérgicas entre si. Contudo, o profissional responsável pela pedagogia corporativa e pelas práticas dela derivadas deve ser o pedagogo empresarial, que é a categoria ocupacional que domina os processos educacionais e pedagógicos. Esse profissional atribui grande relevância ao planejamento instrucional porque sabe que:

  • A. a descrição do público-alvo deve ser feita logo após a divulgação do curso;
  • B. a definição de critérios de avaliação depende da monitoração do alcance dos objetivos;
  • C. a qualificação técnica de uma formação depende, sobretudo, da modalidade em que será realizada;
  • D. os objetivos instrucionais antecedem a elaboração das estratégias pedagógicas;
  • E. a escolha dos procedimentos pedagógicos depende da comunicação empresarial.

Julgue os itens que se seguem, referentes a educação, treinamento e desenvolvimento. Antes da definição de um modelo pedagógico para a criação de um curso a distância, é essencial que se realize uma avaliação diagnóstica dos cursos presenciais da organização, de forma a evitarem-se discrepâncias entre os modelos que possam desqualificar as ações educacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da pedagogia de projetos, julgue os itens subsecutivos. Trabalhar com projetos nas instituições educacionais é uma forma de colocar em prática a interdisciplinaridade sem que isso provoque, contudo, uma perda da especificidade das disciplinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. A hierarquia na relação entre educador e educando, na ação pedagógica em projetos sociais, é condição necessária para o rigor do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. A ação pedagógica em projetos sociais, cujo objeto é a educação em sentido mais amplo, representa um meio de conscientização da realidade e de promoção coletiva de conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. O alvo da ação pedagógica em projetos sociais é o indivíduo na relação com a sua comunidade, e não o sujeito isolado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. Nos projetos sociais, a ação pedagógica objetiva a promoção da aprendizagem dos sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano e em diversos níveis e modalidades do processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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