Questões sobre Geral

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Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. No contexto da ação social, dispensa-se a realização de planejamentos estruturados com objetivos claros e prazos estabelecidos, pois estes serão determinados em função das ações ocorridas na realidade em que se deseja intervir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. A depender da concepção que fundamenta as práticas em projetos sociais, essas tanto podem proporcionar mudanças sociais quanto manter a realidade antes existente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Libâneo (2008) (...), pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana (...). Quando nos referimos à educação, podemos atribuir diversas funções sobre o papel do pedagogo no processo educacional. Acerca destas funções, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O pedagogo tem como objetivo organizar e orientar o trabalho dos demais profissionais para que a escola atinja suas metas, pois a construção de uma escola democrática é um dos principais desafios do século XXI. E a escola, para ser democrática, necessita, portanto, do trabalho pedagógico e ações humanas que envolvam todos os sujeitos da ação educativa.
  • B. O trabalho educativo deve estar orientado para a formação do indivíduo de maneira integral, que vise o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, físicos e sociais. A aprendizagem deve ser, portanto, mediada por práticas pedagógicas construtivas que levem o sujeito à prática reflexiva, sendo capaz de exercer sua autonomia, criatividade, sensibilidade e humanidade.
  • C. O pedagogo deve orientar e mediar o trabalho pedagógico desenvolvido na instituição de ensino, exercendo um papel central como articulador do processo educativo, mas sozinho não tem poder para estimular a participação da comunidade na gestão da escola. Esse é um desafio político e social, engendrado em bases complexas da organização da sociedade, extrapolando as ações pelas quais o pedagogo responde.
  • D. O pedagogo é o responsável pelo conjunto institucional, bem como integrar os diversos setores da escola, além de ser responsável pelas atividades burocráticas. A função do pedagogo escolar é, portanto, organizar o trabalho administrativo e financeiro, todavia deve exercer uma gestão democrática, que leve em consideração a opinião de todos os sujeitos que compõem a escola e flexíveis para a tomada de decisões.

A respeito da pedagogia e da andragogia, julgue os itens subsecutivos. O contrato de aprendizagem é uma dinâmica desenvolvida pela andragogia, que pode, também, ser utilizada na pedagogia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da pedagogia e da andragogia, julgue os itens subsecutivos. Andragogia é a ciência que estuda a aprendizagem do adulto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da pedagogia e da andragogia, julgue os itens subsecutivos. Um dos princípios da andragogia é a utilização das experiências vividas pelos adultos como recurso de aprendizagem significativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à educação a distância. A educação a distância é um nível de ensino no qual a mediação didático-pedagógica ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, e com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares, ou tempos, diversos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sabe‐se que os projetos de trabalho possibilitam um repensar do significado de aprender e ensinar e do papel dos conteúdos curriculares. Isto repercute no sentido que se dá à avaliação e nos instrumentos usados para acompanhar o processo de formação ocorrido durante todo o desenvolvimento desse projeto. Ao mudar a concepção de avaliação é preciso pensar, ainda, nos instrumentos mais adequados a esta nova visão como instrumento de avaliação. Dentro da perspectiva dos projetos, o acompanhamento e a avaliação do trabalho devem ser feitos, principalmente, através da

  • A. elaboração de testes.
  • B. organização de provas.
  • C. construção de portfólio.
  • D. organização de entrevistas.

Sobre a interdisciplinaridade no currículo escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.b

  • A. É uma proposta que exige interação entre duas ou mais disciplinas, o que resultará em intercomunicação e enriquecimento recíproco e, consequentemente, em uma transformação das metodologias de pesquisa, em uma modificação de conceitos, de terminologias fundamentais etc.
  • B. Permite a integração de saberes, rompendo com a ideia de que o tempo escolar deveria ser dividido em áreas do conhecimento. É importante que o trabalho pedagógico nos anos/séries iniciais do ensino fundamental, garanta o estudo articulado das ciências sociais, das ciências naturais, das noções lógico‐matemáticas e das linguagens.
  • C. É fundamental que os diferentes componentes curriculares sejam contemplados na rotina escolar e que atendam aos princípios didáticos gerais, devendo ser compreendidos como listas de conteúdos a serem ensinados aos alunos, para a construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas pedagógicas.
  • D. Faz‐se necessário pensar na seleção, organização e distribuição de conhecimentos relevantes para que todos os estudantes possam se apropriar deles, a fim de atuarem na mudança de seus contextos como sujeitos autônomos, críticos e criativos. Por serem vistos como meios, e não fins, os conhecimentos devem ser abordados pelos professores em situações dinâmicas e reflexivas, por meio do planejamento pedagógico coletivo.

Considere as seguintes características:

• ocupa-se dos processos educativos, métodos e maneiras de ensinar, com um significado amplo e globalizante;

• é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa;

• é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo.

• ocupa-se da prática educativa que se realiza na sociedade como um dos integrantes básicos da configuração da atividade humana.

Tais características referem-se à

  • A. Pedagogia, enquanto prática técnica
  • B. Pedagogia, enquanto ciência e prática da educação
  • C. Pedagogia, enquanto especulação sociológica e filosófica
  • D. Sociologia da Educação, como uma das ciências fonte da pedagogia
  • E. Filosofia da Educação, como justificativa epistemológica da pedagogia
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