Questões sobre Geral

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Assinale a opção correta no que se refere ao tempo e aos procedimentos avaliativos, no âmbito da avaliação formativa.

  • A.

    O momento ideal para a avaliação é ao final do bimestre, dado o acúmulo de conteúdo já absorvido pelos estudantes ao longo desse período.

  • B.

    A avaliação deve ocorrer basicamente em dois momentos: no início do bimestre, como função diagnóstica, e ao final do bimestre, para avaliar as aprendizagens ocorridas ao longo desse período.

  • C.

    A discussão e reflexão sobre a escolha de instrumentos/procedimentos avaliativos é irrelevante, pois qualquer instrumento/procedimento é capaz de avaliar qualquer objetivo traçado.

  • D.

    Os instrumentos/procedimentos avaliativos devem ser diversificados e utilizados em vários momentos do processo educativo, pois o uso de diferentes instrumentos de avaliação propicia ao professor, ao estudante e aos pais uma visão mais próxima da aprendizagem em matemática.

  • E.

    O mais eficiente instrumento de avaliação, a prova escrita, deve ter a função de quantificar e classificar o aluno.

As funções desempenhadas pelo pedagogo, dentro de uma empresa, estão em constante movimento, já que são influenciadas por diversos fatores, como o desenvolvimento tecnológico, a competitividade e as exigências de mercado. Hoje, as palavras de ordem dentro das organizações são: mudança e gestão do conhecimento. Nesse contexto, o papel do pedagogo é fundamental, pois todo processo de mudança exige

  • A. a transmissão dos saberes já elaborados, já construídos, inclusive no seio da instituição. Precisa de pessoas que sejam condutores ou guardiões dos funcionários, muito além de preceptores. Fornece informações e provoca o acúmulo de informaçõe
  • B. pessoas com audácia, capazes de conduzir o relacionamento humano na empresa através de ações legais e normativas, que garantam a manutenção do ambiente positivo e agradável, estimulador da produtividade.
  • C. pessoas capazes de promover as condições e atividades práticas necessárias, como treinamentos, eventos, reuniões, festas, feiras, exposições, excursões, influenciando positivamente as pessoas. É um processo motivacional com o objetivo de otimizar a produtividade pessoal. Sua função é motivar.
  • D. uma ação educacional e gerir o conhecimento. A tarefa do pedagogo é, antes de tudo, de modificação de valores organizacionais, de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudança provocada no comportamento das pessoas, em direção a um objetivo, chama-se aprendizagem.
  • E. pessoa empreendedora, que dirige e lidera a atividade com o fim de atingir ideais e objetivos também definidos. Uma empresa sempre é a associação de pessoas para explorar uma atividade com objetivo definido, liderada pelo Pedagogo.

A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.

O entendimento de que não se pode formar um indivíduo sem o estabelecimento de um prévio conceito ideal opõe-se radicalmente à busca por uma educação transformadora da realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Vive-se em uma sociedade do conhecimento, onde há a necessidade do aprendizado contínuo como garantia de sobrevivência. O ambiente organizacional contemporâneo requer um trabalhador pensante, criativo, proativo, analítico, com habilidade para resolução de problemas e tomadas de decisões, capacidade de trabalho em equipe e em total contato com a rapidez de transformação e a flexibilidade dos tempos atuais. É correto afirmar que compete ao pedagogo desenvolver

  • A. nos funcionários a capacidade de pensar de modo sistêmico. Como membro da área de recursos humanos, sua atuação concentra-se em "fazer a cabeça dos funcionários", permitindo que esses últimos "vistam a camisa da empresa" e, assim, fiquem longe da manipulação da representação como dos dirigentes sindicais.
  • B. a gestão de recursos humanos baseada em “obediência e fidelidade versus sobrevivência na empresa”. O pedagogo empresarial foca seus conhecimentos no funcionário e não no produto da empresa. Atua no departamento de recursos humanos (RH), realizando atividades relacionadas ao treinamento e desenvolvimento do trabalhador.
  • C. a capacitação dos recursos humanos, com base no modelo explícito de "resultado e oportunidade", em que o resultado alcançado pelas pessoas, em prol da empresa, traduz-se em oportunidade que a empresa lhe oferece. Dessa maneira, a empresa deve explicitar-lhes, claramente e sem pruridos, seus desejos e resultados, e esses resultados, uma vez alcançados, é que suportarão o oferecimento de oportunidades financeiras, sociais e psicológicas aos funcionários. Bater as metas e estabelecer salário por produtividade, como a principal motivação humana.
  • D. a cultura empresarial que trata as pessoas como meios de produção, como recursos ou insumo. Os funcionários devem ser vistos como objetos e como recursos produtivos, quase da mesma forma como se fossem máquinas ou equipamentos de trabalho, ou seja, como agentes passivos da administração.
  • E. a capacitação e qualificação aos funcionários de forma diferenciada, ensinando a pensar e a sentir. A sua função é de agente provocador de mudanças de mentalidade e cultura, entendendo que uma empresa é um espaço educativo.

  • A.

    Insinuação

  • B.

    Pressão

  • C.

    Coalizão

  • D.

    Legitimidade

  • E.

    Troca

A Atenção Básica em Saúde (ABS) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. A ABS tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema único de Saúde, e o psicólogo é um dos profissionais que, inserido neste contexto, contribui para o atendimento dessa população. Considere as afirmações como verdadeiras (v) ou falsas (F) com relação ao trabalho do psicólogo na ABS:

( ) A prática psicológica no contexto da atenção primária à saúde deve ocorrer por meio da transposição do modelo clínico tradicional de atuação profissional.

( ) A atuação do psicólogo precisa ser pensada de forma a abranger os problemas de saúde mental de maior frequência e relevância naquele território.

( ) O psicólogo deve possibilitar escuta ampliada de necessidades e buscar estruturar planos terapêuticos individuais e coletivos atrelados aos diversos níveis de atenção do sistema de saúde.

( ) A territorialização e planejamento local de saúde podem ser realizados pelo psicólogo juntamente com os demais profissionais da saúde da família, para reconhecer o contexto geográfico, ecológico, socioeconômico, entrar em contato com as necessidades e potenciais de saúde da comunidade e estruturar plano de ação.

  • A.

    V; V; f; f.

  • B.

    V; V; V; V.

  • C.

    V; f; V; f.

  • D.

    f; f; V; V.

Na qualificação da atividade docente, em que situação a Direção e/ou a Equipe Pedagógica podem contribuir para que o professor desenvolva habilidades e competências, explorando as oficinas pedagógicas?

Assinale a opção que contém a resposta correta.

  • A. Somente quando os docentes têm formação universitária.
  • B. Somente depois que os professores tiverem prática docente superior a dez anos.
  • C. Quando o Projeto Pedagógico apontar essa estratégia como condição específica para a melhoria do desempenho.
  • D. Quando os valores da Escola convergirem para o desenvolvimento construtivo e cooperativo do conhecimento.
  • E. Quando os professores já tiverem desenvolvido espírito de grupo.

Para o acesso à informação, a Escola conta hoje com as TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) que estão cada vez mais tomando conta não apenas dos ambientes empresariais, mas também de espaços familiares, sociais e educacionais, em termos de lazer, cultura e conhecimento. A Escola precisa estar atenta para a necessidade de adotar medidas como as que seguem.

I – Promover ações de capacitação dos professores para que possam usar com eficácia as tecnologias disponíveis (computador, blog, site, hipertexto e outros) como ferramentas pedagógicas a serviço do processo ensino-aprendizagem.

II – Criar condições para a diversificação de experiências em sala de aula, como complementação dos conhecimentos obtidos por meio das TICs.

III – Adotar estratégias que estimulem a criatividade dos professores para que possam integrar as ferramentas tecnológicas fornecidas pelas TICs às metodologias adotadas.

IV – Disponibilizar aos alunos oportunidades para transformar a informação obtida por meio de quaisquer recursos em conhecimento significativo.

Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas I, III e IV.
  • E. Apenas I, II e III.

O desenvolvimento do processo de gestão democrática é elemento de fundamental importância para a melhoria da oferta de um ensino público de qualidade. Considerando o tema gestão democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Atuar no sentido de uma proposta de gestão democrática implica a mudança de comportamentos e ações desenvolvidas no interior da escola.

( ) A concretização de uma cultura diferenciada, adequada à proposta da gestão democrática, recoloca atores, autores e cenário em um movimento que dará origem a um novo quadro de gestão.

( ) A estruturação do quadro de gestão democrática depende fundamentalmente de uma construção coletiva, gerada e fortalecida pela equipe envolvida no processo – equipe que se constitui de todos os segmentos atuantes no trabalho educativo.

( ) O desenvolvimento do processo de gestão democrática é elemento de fundamental importância para a melhoria da oferta de um ensino público de qualidade.

( ) Para a implantação efetiva de um processo de gestão democrática é necessário formalizar ações determinadas pelos gestores, no sentido de mostrar a sua autonomia e o seu poder sobre os demais.

( ) Numa proposta de gestão democrática, a escola deve buscar sua autonomia – liberdade para decidir de acordo com os interesses da comunidade e necessidades do contexto –, pois ela é independente para tomar suas decisões de forma isolada do sistema no qual está inserida.

A sequência está correta em

  • A.

    V, V, V, V, F, F

  • B.

    F, V, V, F, V, F

  • C.

    V, F, V, V, F, V

  • D.

    F, V, F, V, F, V

O conteúdo serve de base para a aquisição de informações, conceitos, princípios e para o desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes. É através dos conteúdos curriculares que são alcançados os objetivos estabelecidos para o processo educacional. Ao organizar os conteúdos para desenvolvê-los na sala de aula, cabe ao professor

I. considerar o nível de desenvolvimento dos alunos, considerando suas estruturas cognitivas e as aprendizagens anteriores;

II. partir de situações-problema vinculadas à realidade do aluno;

III. fazer a relação dos novos conteúdos transmitidos com os conhecimentos e as experiências anteriores dos alunos;

IV. sistematizar as ideias principais, dando condições para que os alunos possam organizar e aplicar os conhecimentos assimilados.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

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