Questões sobre Geral

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A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

A conversão do ato de educar exclusivamente em técnicas de reproduzir conhecimentos, hábitos e atitudes nos educandos coloca no mesmo plano não humanista educadores como Burrhus Frederic Skinner e Célestin Freinet, uma vez que ambos adotam uma abordagem individualizada do ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao debate atual sobre a universidade pública brasileira e as funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão, julgue os próximos itens.

A LDB dispõe sobre a possibilidade de ampliação das atribuições de autonomia universitária para as instituições cujos resultados de processos avaliativos desenvolvidos pelo poder público comprovem alta qualificação para o ensino e para a pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao debate atual sobre a universidade pública brasileira e as funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão, julgue os próximos itens.

O ensino, a pesquisa e a extensão, funções essenciais à universidade, devem ser orientadas pela indissociabilidade, com respaldo na programação de suas atividades como meio de exercício da autonomia universitária.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Declaração de Salamanca é um documento internacional que apresenta proposições sobre:

  • A.

    Propostas de educação em Direitos Humanos.

  • B.

    Orientações de Educação para o trabalho coletivo e sustentável.

  • C.

    Propostas para uma Educação inovadora para o século XXI.

  • D.

    Perspectivas para uma educação inclusiva.

O trabalho do pedagogo institucional requer o desenvolvimento de uma base conceitual sólida nos temas educacionais, além de atitudes que lhe permitam atuar de forma ética. Com base nessa premissa, julgue os itens a seguir, tendo como referência o trabalho multidisciplinar do pedagogo.

Competência é a conquista de iniciativa e de responsabilidade diante de situações profissionais com as quais o indivíduo se confronta, constituindo-se como inteligência teórica que se desenvolve a partir dos conhecimentos adquiridos e se transforma à medida que a diversidade das situações aumenta.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trabalho do pedagogo institucional requer o desenvolvimento de uma base conceitual sólida nos temas educacionais, além de atitudes que lhe permitam atuar de forma ética. Com base nessa premissa, julgue os itens a seguir, tendo como referência o trabalho multidisciplinar do pedagogo.

O pedagogo não deve assumir o papel de educador-educando, mas ter ação enérgica e contribuir com neutralidade para o desenvolvimento curricular da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (Freire e Prado, 1999). A ideia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto, o projeto é inseparável do sentido da ação (Almeida, 2002). Portanto, a pedagogia de projetos traz a ideia de construção, de coletivo, de se pensar uma realidade que ainda não aconteceu, de algo desejável que ainda não foi realizado. Desta forma, a Pedagogia de Projetos trabalha com:

  • A.

    participação

  • B.

    inovação

  • C.

    antecipação

  • D.

    ação.

  • E.

    expressão.

Uma escola está desenvolvendo um projeto interdisciplinar com os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental, proposto pela Orientadora Pedagógica, relacionado à dependência física e ao consumo de drogas. Os professores conversaram com os alunos e esclareceram a ele que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), vender, fornecer, ministrar ou entregar produtos às crianças ou aos adolescentes que causem dependência física ou psíquica é crime e pode levar à

  • A.

    detenção de 2 a 4 anos, e multa, caso o fato não constitua crime mais grave.

  • B.

    prisão de até 10 anos, a depender da gravidade da infração.

  • C.

    multa equivalente à gravidade da infração e detenção, em alguns casos.

  • D.

    pena correspondente à multa, equivalente nos dias atuais a R$56,80, e detenção de 5 anos.

Uma diretora de escola na rede pública de ensino e, em sua prática, considera fundamental a dimensão ética da Educação. Neste sentido, a função da escola é realizar o desenvolvimento sistemático da cultura, em dimensões variadas, como a política e a técnica, mediadas pela ética. Sobre esta dimensão ética, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A ética não busca o fundamento do valor que norteia o comportamento humano.

  • B.

    A criança possui moral autônoma, ou seja, procura o sentido intrínseco das regras.

  • C.

    A tendência moralista da Educação evidencia e impõe valores aos alunos, como uma espécie de doutrinação.

  • D.

    A tendência filosófica está relacionada à imposição do pensamento ético.

A sociedade e a escola inclusivas, como ideais, têm angariado simpatias dos pais, dos educadores e da sociedade em geral. Afinal, o movimento de não excluir está implícito nos ideais democráticos, aceitos e proclamados universalmente. No entanto, a história das ideias sobre educação deixa evidente que pouco ou nada tinha de inclusiva, seja em termos da universalização do acesso, seja em termos da qualidade do que era oferecido. Hoje em dia, o panorama é, felizmente, outro, pois tem-se mais consciência acerca dos direitos humanos, embora a prática da proposta de educação inclusiva ainda não conte com o consenso da unanimidade, mesmo entre aqueles que defendem a ideia.

 Em relação à proposta de inclusão escolar, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

  • A.

    A resistência dos professores e de alguns pais é por eles explicada em razão da insegurança no trabalho educacional escolar a ser realizado, nas classes regulares, com os alunos com deficiência.

  • B.

    Familiares referem-se ao temor de que a inserção de seus filhos portadores de necessidades especiais nessas classes regulares não contribua, na intensidade desejada, para sua aprendizagem.

  • C.

    Os pais dos alunos “ditos normais” alegam que o nível de ensino fica prejudicado, porque os professores precisam atender aos ritmos e às limitações de aprendizagem dos alunos com deficiências.

  • D.

    Os professores, em geral, apresentam segurança ao trabalhar com a inclusão escolar, pois se sentem bem preparados e bem formados.

  • E.

    Os professores alegam que, em seus cursos de formação, não tiveram a oportunidade de estudar a respeito, nem de estagiar com alunos da educação especial.

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