Questões sobre Legislação da Educação

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De acordo com a BNCC, reconhecendo as especificidades dos diferentes grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão sequencialmente organizados em três grupos por faixa etária, que correspondem, aproximadamente, às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças. São consideradas crianças bem pequenas:

    A) 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

    B) 6 meses a 1 ano e 7 meses

    C) 1 ano e 4 meses a 4 anos e 11 meses

    D) 1 ano e 6 meses a 4 anos e 11 meses

    E) 6 meses a 3 anos e 11 meses

Em relação ao campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” proposto pela BNCC podemos dizer que são sínteses desse campo, EXCETO:

    A) Estabelecer relações, expressar-se, brincar e produzir conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade.

    B) Coordenar suas habilidades manuais.

    C) Desconhecer, mas respeitar as ações que contribuem para a saúde.

    D) Utilizar o corpo com controle, como instrumento de interação

    E) Explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo.

Na distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, é considerado:

    A) A aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática.

    B) As matrículas nas escolas públicas e conveniadas, apuradas no último censo escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).

    C) O resultado da Prova Brasil.

    D) O desempenho da escola na Nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

    E) O resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb.

Analise o texto abaixo para responder a próxima questão:

Como incentivar a leitura na sala de aula? 4 dicas!

    Aprender a ler é uma das principais conquistas do início da vida. O contato com a literatura favorece todo o desenvolvimento da criança, sendo capaz de melhorar a comunicação, fortalecer os laços afetivos e instigar o raciocínio lógico e a concentração. Saber como incentivar a leitura na sala de aula então é fundamental como exemplo e estímulo para adquirir esse hábito.    

     Em qualquer momento da vida, ler é prazeroso e educativo. Se para as crianças e adolescentes faz parte das tarefas e da descoberta do mundo, para adultos e idosos pode ser uma bela companhia para relaxar. O importante é que esta atividade nunca desapareça da sua rotina!

[...]

Por que investir na leitura

    Ler é uma atividade com múltiplos benefícios: ativa o cérebro, desperta a criatividade, melhora a capacidade de interpretação, traz conhecimento, exercita a memória e trabalha a concentração. Sobretudo para o desenvolvimento infantil, é um exercício completo que ainda proporciona o aumento do vocabulário da criança, facilitando a sua comunicação e diversos outros aprendizados.

    A leitura em sala de aula reforça diariamente a aprendizagem, além de ajudar a criar esse hábito. Apesar de o período escolar ser cheio de conteúdos e livros didáticos a serem devorados, é importante estimular a criança a ler nas suas horas vagas assuntos de seu interesse, que lhe tragam prazer, informação e lazer.

Como incentivar a leitura na sala de aula

    Talvez um dos grandes desafios de um professor seja saber como incentivar a leitura na sala de aula e fazer uma criança se apaixonar por esse hábito. Não é incomum ouvir que, nessa fase, eles preferem brincar, praticar algum esporte, jogar videogame ou se dedicar a outras atividades.

    A leitura em sala de aula pode ser o ponto de partida para adquirir esse hábito, principalmente se dentro de casa não há muitos estímulos. Estar atento aos pequenos costumes faz toda a diferença no resultado final, confira algumas dicas de como incentivar a leitura na sala de aula.

Sinalize a importância da leitura

    O passo primordial é demonstrar sempre a importância da leitura como fonte de informação, imaginação, cultura, vocabulário, valores. Incentive o contato e o respeito pelo livro e faça com que este não seja um objeto distante, mas sim parte do seu cotidiano. Essas são boas atividades para incentivar a leitura.

Facilite o acesso às obras

    A criação de um espaço lúdico e propício para a leitura, onde os estudantes tenham acesso às unidades literárias, também deve ser uma preocupação da instituição e é também um ponto fundamental de como incentivar a leitura na sala de aula.

    Atualmente, isso pode ser facilitado e viabilizado até mesmo pela internet, reduzindo custos de aquisição de material, armazenamento ou problemas como perdas. As bibliotecas digitais permitem que todo o grupo de alunos consiga acessar diversos títulos, sem limitações de tempo ou unidades.

Promova eventos

    O teatro, a música, a dança e até a culinária podem ser bons aliados em como incentivar a leitura na sala de aula. Declamar poesias, representar romances ou comédias, testar receitas e diversos outros tipos de apresentações, ajudam a movimentar o ambiente escolar utilizando bases literárias e os talentos de cada um.

    Você ainda pode sugerir a criação de um jornal ou revista da turma. Para isso, divida produção do conteúdo entre os alunos e programe um evento para o lançamento.

Diversifique os temas e os gêneros

    Muitas crianças não se dedicam a ler as mesmas histórias que os outros colegas, mas gostam de ler enciclopédias, livros sobre animais, mapas ou outras curiosidades. Essa é uma maneira generosa de como incentivar a leitura na sala de aula. O essencial é não deixar que esse prazer seja perdido ou visto como uma obrigação, apresentando diversos gêneros e formas de praticar a leitura até que cada uma encontre a que mais lhe agrada.

O trecho abaixo presente na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa evidencia que o papel da literatura: No âmbito do Campo artístico-literário, trata-se de possibilitar o contato com as manifestações artísticas em geral, e, de forma particular e especial, com a arte literária e de oferecer as condições para que se possa reconhecer, valorizar e fruir essas manifestações. Está em jogo a continuidade da formação do leitor literário, com especial destaque para o desenvolvimento da fruição, de modo a evidenciar a condição estética desse tipo de leitura e de escrita. Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitorfruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura. Alternativas:

    A) Está cada vez mais relacionada à questão do prazer estético proporcionado por ela.

    B) Deve-se buscar a função da mesma para que o trabalho com literatura em sala de aula seja mais exitoso.

    C) Deve estar atrelado a questões comunicativas, ou seja, devemos ler para escrevermos e falarmos melhor.

    D) A leitura deve ser um trampolim para sua formação pessoal e cidadã.

    E) Por tratar-se de uma manifestação artística, a leitura nada mais é que mero entretenimento, não resultando em aspectos formativos do aluno.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está orientada pelos princípios _______________ que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. I. Éticos II. Políticos III. Administrativos IV. Estéticos

    A) Apenas I e III estão corretos

    B) Apenas I, II e III estão corretos

    C) Apenas II e III estão corretos

    D) Apenas I, II e IV estão corretos

    E) Todos estão corretos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter __________ que define o conjunto orgânico e progressivo de ____________ que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades ____________, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

    A) Executivo – competências – da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

    B) Normativo – aprendizagens essenciais – da Educação Básica

    C) Administrativo – competências e habilidades – da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

    D) Executivo – aprendizagens essenciais – da Educação Básica

    E) Normativo – competências e habilidades – da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

A BNCC dá um destaque especial aos objetos de estudo da História e propõe estratégias de abordagem, que são: identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise desses objetos. Os objetos de conhecimento são agrupados em unidades temáticas e explorados nas habilidades, compondo o conjunto que visa a desenvolver as sete competências específicas da área. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO corresponde uma dessas sete competências específicas da área.

    A) Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de modo crítico, ético e responsável, compreendendo seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

    B) Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações.

    C) Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção historiográfica.

    D) Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.

Leia o apresentado abaixo e identifique a sequência correta:
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Assim:
I. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os professores desenvolvam ao longo da escolaridade básica. II. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. III. A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. IV. Seu principal objetivo é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos e professores têm direito.
A sequência correta é:

    A) Apenas as assertivas II e III estão incorretas.

    B) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    C) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    D) Apenas a assertiva I está correta.

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere as finalidades do Projeto Político Pedagógico:

    A) Propor uma formação de organização do trabalho pedagógico para superação dos conflitos, buscando acabar com as relações competitivas, corporativas e democráticas buscando transformar a rotina do mundo interno da escola.

    B) Possibilitar ao coletivo escolar a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais.

    C) Definir, de forma racional, os recursos necessários ao desenvolvimento da proposta de trabalho dentro da escola.

    D) Dar unidade ao processo de ensino, integrando as ações desenvolvidas na sala de aula ou na escola como um todo e nas suas relações com a comunidade.

Assinale a alternativa correta em relação a Interdisciplinaridade:

    A) A interdisciplinaridade deve estar atenta para a relação, forma e conteúdo dentro de diversas disciplinas no que tange aos níveis de complexidade do conhecimento, de grande importância para a prática esportiva.

    B) Para Piaget (1981, p.52), a interdisciplinaridade pode ser entendida como o intercâmbio mútuo e integração recíproca entre duas ciências”.

    C) Consiste em processos de interação entre conhecimento racional e conhecimento sensível, e de integração entre saberes tão diferentes, e, ao mesmo tempo, indissociáveis na produção de sentido da vida.

    D) Um conceito historicamente e juridicamente produzido, apresentando no campo epistemológico, no mundo do trabalho, e na educação, movimento de continuidade e ruptura em relação às questões que busca elucidar, e que simultaneamente a constituem.

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