Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.
Um aspecto de fundamental importância em um mapeamento de competências individuais refere-se à análise de requisitos, em termos de atitudes, conhecimentos e motivação, para que os indivíduos possam beneficiar-se das ações educacionais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.
Levantadas e alinhadas as competências organizacionais e individuais, é preciso saber que áreas, grupos ou indivíduos necessitam de quais programas de capacitação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.
Mapeadas as competências individuais, torna-se necessário alinhá-las às competências organizacionais no sentido de conferir validade interna aos programas de capacitação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.
A inter-relação crescente dos papéis organizacionais, em decorrência da complexidade das tarefas, impossibilita qualquer tentativa de se executar eficazmente um mapeamento de competências individuais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.
As competências individuais são mapeadas a partir de análises de aspectos como a natureza do cargo ou função, o tipo de atividade ou tarefa, bem como as habilidades e os conhecimentos necessários ao bom desempenho.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.
O mapeamento de competências é iniciado com a identificação das reais causas dos problemas de desempenho, as quais necessariamente decorrem de lacunas de conhecimentos, habilidades ou atitudes.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Frente a um cenário marcado pela explosão do conhecimento e da tecnologia médica, por crescentes demandas sociais pela garantia de competência e qualidade, pelo aumento da regulação e monitoração das atividades profissionais e, principalmente, pela reforma do sistema de saúde, algumas novas tendências na educação dos profissionais de saúde começam a ser observadas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O conceito de educação continuada começa a evoluir para o de desenvolvimento profissional permanente, à medida que, deixando de lado as esferas social e pessoal, passa a concentrar-se principalmente nas áreas clínica e gerencial.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em uma escola pública de 1.ª à 4.ª séries que atende a crianças de famílias muito pobres, em uma cidade com poucos recursos didáticos e financeiros, a seleção do livro didático é extremamente valorizada por todos os profissionais. Nessa seleção, os professores estabelecem como critérios: qualidade, coerência com projeto educativo, a forma como os temas são tratados e que tipo de informações são veiculadas no livro.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Os critérios estabelecidos pelos professores demonstram compromisso com a formação básica dos alunos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.
À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.
No âmbito das considerações do secretário de educação quanto aos problemas para o poder público, a retenção dos alunos no sistema de ensino causada pelo número excessivo de reprovações nas séries iniciais contribui significativamente para o aumento dos gastos públicos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.
À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.
O programa implantado pelo secretário de educação objetiva promover, a curto e médio prazos, a melhoria do desempenho de rendimento dos alunos que se encontram em defasagem idade/série.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...