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Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Laura, que é professora universitária atuante na área de pedagogia para licenciaturas, foi convidada para discutir com um grupo de professores que atuam no ensino fundamental do município de Boa Vista sobre o tema educação básica no Brasil. Na introdução de sua palestra, ela afirmou que a educação brasileira, nas últimas duas décadas, apresentou mudanças significativas, citando, como exemplo, a queda na taxa de analfabetismo e o aumento significativo do número de matrículas em todos os níveis de ensino. Explicou, ainda, que essas mudanças são resultantes da implementação de políticas públicas de universalização do atendimento escolar para crianças na faixa etária escolar obrigatória e das transformações ocorridas no mundo do trabalho.
Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
As transformações no mundo do trabalho, mencionadas pela professora Laura, incluem iniciativas no sentido de proibir o trabalho infantil e estimular o retorno das crianças à escola por meio de medidas compensatórias, como a de complementação da renda familiar associada à exigência de que os filhos de beneficiados pelo programa estejam matriculados em estabelecimento de ensino.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Laura, que é professora universitária atuante na área de pedagogia para licenciaturas, foi convidada para discutir com um grupo de professores que atuam no ensino fundamental do município de Boa Vista sobre o tema educação básica no Brasil. Na introdução de sua palestra, ela afirmou que a educação brasileira, nas últimas duas décadas, apresentou mudanças significativas, citando, como exemplo, a queda na taxa de analfabetismo e o aumento significativo do número de matrículas em todos os níveis de ensino. Explicou, ainda, que essas mudanças são resultantes da implementação de políticas públicas de universalização do atendimento escolar para crianças na faixa etária escolar obrigatória e das transformações ocorridas no mundo do trabalho.
Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Citada pela professora Laura, a segunda mudança significativa deveu-se ao fato de que adolescentes, jovens e adultos despertaram seu interesse pelos estudos nas duas últimas décadas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Laura, que é professora universitária atuante na área de pedagogia para licenciaturas, foi convidada para discutir com um grupo de professores que atuam no ensino fundamental do município de Boa Vista sobre o tema educação básica no Brasil. Na introdução de sua palestra, ela afirmou que a educação brasileira, nas últimas duas décadas, apresentou mudanças significativas, citando, como exemplo, a queda na taxa de analfabetismo e o aumento significativo do número de matrículas em todos os níveis de ensino. Explicou, ainda, que essas mudanças são resultantes da implementação de políticas públicas de universalização do atendimento escolar para crianças na faixa etária escolar obrigatória e das transformações ocorridas no mundo do trabalho.
Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O primeiro exemplo de mudanças significativas citado pela professora Laura deveu-se ao aumento de vagas nas escolas brasileiras para alunos entre 7 e 14 anos de idade.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto ao papel das relações pessoais na educação, julgue os itens a seguir.
A discussão de temas que sejam do interesse dos alunos e que envolvam valores, atitudes e posições culturais deve ser promovida na escola para que se possa construir uma relação de harmonia entre alunos, professores e funcionários.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto ao papel das relações pessoais na educação, julgue os itens a seguir.
A escola, como instituição social, deve promover a discussão de temas de interesse dos alunos e da comunidade escolar, visando agir para que esses assuntos não se tornem polêmicos e destrutivos no que se refere aos adolescentes.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das formas de desenvolver a educação popular, julgue os itens seguintes.
A coordenação de um grupo deve atuar com espírito de autoridade.
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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , em alguns de seus artigos, reforça as questões da gestão participativa e da autonomia. Na área de jovens e adultos, a participação de todos os agentes organizacionais é ainda mais urgente. A vivência, a cultura, as práticas e as relações sociais fazem do colaborador, jovem ou adulto, um aliado da organização em todos os processos. Em relação à educação de jovens e adultos nas organizações de trabalho, julgue os itens a seguir.
É necessária a criação de uma cultura que privilegie o entendimento e a negociação, atingindo o consenso no que diz respeito a normas, valores, objetivos, padrões disciplinares etc.
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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , em alguns de seus artigos, reforça as questões da gestão participativa e da autonomia. Na área de jovens e adultos, a participação de todos os agentes organizacionais é ainda mais urgente. A vivência, a cultura, as práticas e as relações sociais fazem do colaborador, jovem ou adulto, um aliado da organização em todos os processos. Em relação à educação de jovens e adultos nas organizações de trabalho, julgue os itens a seguir.
Os padrões de desempenho, definidos de forma independente pelos planejadores pedagógicos, devem ser claros, explícitos e adequados ao contexto organizacional.
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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , em alguns de seus artigos, reforça as questões da gestão participativa e da autonomia. Na área de jovens e adultos, a participação de todos os agentes organizacionais é ainda mais urgente. A vivência, a cultura, as práticas e as relações sociais fazem do colaborador, jovem ou adulto, um aliado da organização em todos os processos. Em relação à educação de jovens e adultos nas organizações de trabalho, julgue os itens a seguir.
A avaliação, diagnóstica e formativa, deve guiar o ensino e aprimorar a aprendizagem das partes envolvidas.
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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , em alguns de seus artigos, reforça as questões da gestão participativa e da autonomia. Na área de jovens e adultos, a participação de todos os agentes organizacionais é ainda mais urgente. A vivência, a cultura, as práticas e as relações sociais fazem do colaborador, jovem ou adulto, um aliado da organização em todos os processos. Em relação à educação de jovens e adultos nas organizações de trabalho, julgue os itens a seguir.
Com o objetivo de levar em consideração as potencialidades de todos os alunos, os planejamentos instrucionais devem ser rígidos e especializados.
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