Questões sobre Planejamento de Ensino

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A equipe de uma escola da rede pública de 5.ª a 8.ª série idealizou um projeto de informática para atender os jovens e adolescentes com baixo poder aquisitivo, uma vez que eles não possuem computador e atualmente é uma exigência do mercado de trabalho ter conhecimento em informática. Quando elaborou o projeto, a equipe convidou os estudantes para discutir o projeto. Os estudantes ficaram bastante motivados. Diante do interesse, a equipe escolar iniciou as ações para a implantação do projeto. Os membros da equipe entraram em contato com diversos órgãos para solicitar apoio financeiro. A Secretaria de Educação informou que não poderia financiar, pois o projeto não tinha sido previsto anteriormente. Nesse caso, os alunos tiveram de procurar outras alternativas. As instituições comunitárias, de certa forma, não negaram a importância do projeto, mas responderam que não tinham condições de fornecer qualquer ajuda. Desanimada, a equipe escolar adiou a execução do projeto por prazo indeterminado. Os alunos buscaram outras tentativas de financiamento, mas a equipe se recusou.

 Diante da situação hipotética e considerando o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar, julgue os itens a seguir.

Ao elaborar o projeto de informática, a equipe escolar propõe algo que ainda não existe na escola, mas é uma possibilidade real, da qual ela pode ir se aproximando gradativamente. Tal iniciativa supõe um posicionamento político, uma forma de organizar a convivência social e um posicionamento pedagógico que caracterizam as instituições escolares em uma perspectiva de fazer com que o possível e o desejável se tornem realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.

Na tendência tradicional, o aluno é visto como uma pessoa capaz de corresponder às expectativas da escola para ter êxito e avançar. O aluno deve ajustar o seu ritmo de aprendizagem ao programa estabelecido pelo professor. Os conteúdos de ensino seguem princípios científicos estabelecidos e ordenados em uma seqüência lógica e psicológica, visando a um saber-fazer-técnico-científico.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os pressupostos da interdisciplinaridade, analise as proposições abaixo.

I. Apresentam-se como proposta para extinguir o movimento da crise dos paradigmas.

II. A discussão do termo surge com a intenção de restabelecer o sentido de unidade do processo de construção do conhecimento.

III. A temática busca articular/dialogar: teoria e prática.

IV. Apresentam-se como proposta para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significantes.

Está(ão) correta(s), apenas:

  • A. I e II
  • B. II, III e IV
  • C. I, II e III
  • D. II
  • E. III

Em relação a avaliação institucional, assinale a alternativa correta:

  • A. Não faz parte do conceito de avaliação a tomada de decisões com julgamentos e resultados.
  • B. Visa à identificação de critérios, procedimentos e resultados para melhorias na educação, com participação individual e coletiva.
  • C. A avaliação deve ser concebida como um processo sistemático e quantitativo de análise.
  • D. Deve impulsionar o processo criativo e de autocrítica como um princípio e procedimento teórico.
  • E. Consolida as relações entre as esferas pública e privada, a partir de modelos que propõem a divisão do trabalho.

A proposta de avaliação escolar, convencionalmente e secularmente concretizada em nossas escolas, tem sido alvo de muitas críticas, pois:

I. Cumpre funções pedagógico-didáticas e de diagnóstico em relação às quais recorre a instrumentos de verificação e acompanhamento do rendimento escolar.

II. Alimentou-se de instrumentos avaliativos preocupados apenas em atribuir notas e classificar estudantes.

III. Objetiva uma função prioritariamente burocrática, em que fixa critérios de desempenho dos estudantes, isentos de fatores externos e internos de aprendizagem.

IV. É visualizada apenas como medida e diagnóstico do quantitativo de saber do estudante.

Está(ão) correta(s), apenas:

  • A. III
  • B. II, III e IV
  • C. I, II e III
  • D. II e III
  • E. III e IV

Discutir sobre planejamento numa proposta participativa, bem como a construção de projetos pedagógicos, significa, entre outros procedimentos:

  • A. Consolidar a idéia de autonomia dos órgãos centrais e intermediários que definem a política pública de um país democrático representativo.
  • B. Reconhecer que a escola não se prospecta como instituição social, mas como organização que objetiva refletir as contradições da sociedade capitalista e, planejar a partir dos elementos que compõem os processos sociais dominantes para a conquista da cidadania.
  • C. Perceber que a elaboração de documentos dessa natureza se constituem como instrumental sobretudo administrativo, para garantir a manutenção dos espaços educacionais.
  • D. Localizar exclusivamente no pedagógico da escola a pretensão de que esta – a escola - seja formadora de sujeitos imbuídos do propósito de democratização.
  • E. Identificar que o eixo da reflexão em torno da capacidade de planejar de forma participativa e seu produto – o projeto político-pedagógico da escola – propõe possibilitar a vivência da prática reflexiva, democrática e democratizante para a construção de identidades, escola e sujeitos.

Se o aluno é considerado um receptor passivo dos conteúdos que o docente sistematiza, suas falhas, seus argumentos incompletos e inconsistentes não são considerados, senão como algo indesejável e digno de um dado de reprovação. Esta é uma postura docente. Se, contrariamente, introduzimos a problemática do erro numa perspectiva dialógica e construtivista, então o erro é fecundo e positivo, um elemento fundamental à produção de conhecimento pelo ser humano. A opção epistemológica está em corrigir ou refletir sobre a tarefa do aluno. Corrigir para ver se aprendeu, reflete um novo paradigma da avaliação. Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno para encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber significa:

  • A. desenvolver uma ação avaliativa mediadora.
  • B. abolir a reprovação dos alunos em massa.
  • C. avaliar o aluno a partir da sua história de vida.
  • D. notar que existem diferentes ritmos de aprendizagem.
  • E. permitir a política da aprovação automática.

O Método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.

Esse material tem, ainda, o caráter peculiar de ser:

  • A. divertido.
  • B. autocorretor.
  • C. durável.
  • D. desafiador.
  • E. reciclável.

O modelo para análise empírica da interatividade de Coll e colaboradores apoia-se em duas decisões. A primeira refere-se à(s):

  • A. delimitação de objetivos gerais e específicos.
  • B. definição de itens na ementa do programa.
  • C. sequências didáticas.
  • D. bibliografia complementar definida a posteriori.
  • E. conexões midiáticas.

A análise da interatividade permite identificar e descrever dois grandes mecanismos de influência educacional que operam nos processos de ensino e aprendizagem na sala de aula. O primeiro se refere à construção progressiva de sistemas compartilhados. O segundo está relacionado à:

  • A. avaliação deste sistema no final do período letivo.
  • B. utilização da Teoria de Resposta ao Item-TRI para avaliar o aluno.
  • C. elaboração de provas em cada término de aula.
  • D. manutenção da regência de classe de forma coerente.
  • E. transferência progressiva do controle do professor para os alunos.
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