Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de organizar o projeto político-pedagógico da escola com base na orientação dos PCN. Na semana pedagógica, ela e os professores definiram a construção desse projeto em quatro momentos: primeiramente, fariam uma reflexão sobre o papel, a função da educação escolar, sua finalidade e seus valores, envolvendo toda a comunidade escolar. No segundo momento, fariam o levantamento dos dados necessários: conhecimento da realidade, anseios, necessidades e motivações dos alunos, da família e da comunidade local e da sociedade em que a escola se insere. Já o terceiro momento ficou destinado à mobilização dos alunos, dos demais professores, dos funcionários da escola, da família e da comunidade local e à organização dos espaços educativos disponíveis na sociedade para a discussão do projeto. Por fim, seria o momento da aprovação do projeto por todos os participantes. Durante dois meses, a equipe escolar ficou por conta do trabalho no projeto.
Considerando a situação hipotética descrita e o papel do pedadogo na construção e no desenvolvimento do projeto político pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A organização do planejamento proposto pela equipe demonstra uma construção criativa quando prevê a mobilização dos segmentos interessados, a organização das discussões e a aprovação do projeto por todos os segmentos envolvidos.
Considere a seguinte fala de uma professora: Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa.
Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.
Na situação hipotética, a nota exerce papel de instrumento de pressão para o cumprimento da tarefa em sala de aula.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a objetivos de ensino.
O texto faz menção ao objeto da taxonomia de Bloom.
Considere a seguinte fala de uma professora: Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa.
Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.
A atitude da professora demonstra tanto aos alunos quanto aos pais que é uma professora preocupada com o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
Com o auxílio do fragmento de texto acima, julgue os itens seguintes quanto a planejamento escolar.
O plano de aula reflete as concepções que nortearam a elaboração do plano de ensino por parte do professor.
Considere a seguinte fala de uma professora: Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa.
Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.
No episódio relatado, o conflito entre ensinar/aprender e avaliar assenta-se sobre as relações de poder e é sustentado, na sala de aula, pelo poder de avaliar que a professora detém.
Com o auxílio do fragmento de texto acima, julgue os itens seguintes quanto a planejamento escolar.
Na perspectiva do autor do texto, cabe ao professor a prerrogativa de elaborar seu plano de ensino sem considerar fatores extra-escolares.
Considere a seguinte fala de uma professora: Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa.
Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.
O papel da avaliação, para alguns estudiosos, consiste em determinar em que medida os objetivos educacionais definidos nas propostas curriculares e nos planos de ensino estão sendo alcançados.
Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.
Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.
O fracasso escolar dos alunos, na maioria das escolas brasileiras, é resultado de um sistema de educação gerador de obstáculos à realização dos objetivos educacionais no que diz respeito às classes desfavorecidas.
Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.
Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.
A separação dos alunos feita pela professora é pertinente, pois, de acordo com a teoria socioconstrutivista, cada aluno possui um nível específico de desenvolvimento. Segundo essa teoria, em casos como esses, o professor deve organizar os alunos de forma que os mais adiantados trabalhem com aqueles de mesmo nível, ou seja, separados dos que apresentam mais dificuldades. Afinal, não existe turma de alunos homogênea em nenhuma modalidade de ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...