Questões sobre Planejamento de Ensino

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No que concerne à organização de conteúdos e a sua aplicação, assinale a opção correta.

  • A. A duração de uma sequência de atividades pode variar conforme o objetivo, o desenrolar de suas etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado.
  • B. O conceito de atividade permanente está relacionado ao fato de a criança, ao final de um projeto, aprender porque participou e resolveu problemas diversos.
  • C. As orientações constantes no referencial curricular não representam um modelo fechado que define um padrão único de intervenção.
  • D. Pintura e modelagem são conceituadas como atividades de trabalho básicas e cognitivas.
  • E. Rodas de histórias e de conversas são classificadas como atividades orais permanentes cognitivas.

Acerca das modalidades organizativas dos conteúdos e seus respectivos produtos, assinale a opção correta.

  • A. Atividades encadeadas, continuadas e diversificadas são classificadas como sequências didáticas.
  • B. Desenho, pintura e modelagem não estão incluídos no referencial curricular como áreas de conhecimento, sendo consideradas atividades de importância secundária.
  • C. Atividade permanente é um conjunto de ações para a elaboração de um produto final a ser usado pela comunidade escolar.
  • D. Projeto didático é uma série de atividades que envolvem um mesmo conteúdo, planejadas com ordem crescente de dificuldade.
  • E. Sequência didática é uma série de atividades que envolvem conteúdos diversos e que faz parte do planejamento didático menor.

Para realizar um processo de avaliação autêntica e significativa na educação infantil, que considere as experiências reais de cada criança em particular, o professor deve

  • A. distinguir os momentos de aprendizagem das crianças dos momentos de avaliação da aprendizagem.
  • B. valorizar unicamente os resultados finais alcançados pelas crianças na avaliação da aprendizagem.
  • C. criar e democratizar espaços para participação das crianças e suas famílias.
  • D. utilizar somente instrumentos formais para avaliar a aprendizagem das crianças.
  • E. dar atenção às habilidades e competências que ainda não foram alcançadas pelas crianças.

O uso de multimídia educativa na educação infantil

  • A. deve ser evitado, por ser pouco eficaz para a aprendizagem de conteúdos para crianças dessa faixa etária.
  • B. é inadequado, pois as crianças não têm maturidade para manipular novas tecnologias.
  • C. contribui para a formação leitora das crianças.
  • D. deve ser evitado, porque dispersa a atenção das crianças.
  • E. depende de autorização das famílias das crianças.

Na educação infantil, a metodologia de projetos contribui para

  • A. a escola pública estabelecer parcerias com programas de organização não governamental de natureza social.
  • B. as famílias definirem o que a escola deve ensinar a seus filhos.
  • C. os participantes da comunidade escolar aprenderem uns com os outros, de modo que a escola se torne uma instituição aberta.
  • D. alterar a função do professor, que se transforma em aplicador das atividades para as crianças.
  • E. o gestor decidir, por si só, como será o projeto a ser desenvolvido na escola.

O processo de avaliação da aprendizagem na educação infantil busca

  • A. direcionar a construção de conhecimentos previstos no currículo escolar.
  • B. acompanhar e registrar o desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção do acesso para o ensino fundamental.
  • C. comparar o nível de aprendizagem alcançado pelas crianças em sala de aula.
  • D. medir a aprendizagem alcançada pela criança, para a sua promoção escolar.
  • E. identificar as dificuldades de aprendizagem da criança na escola.

No planejamento pedagógico na educação infantil,

  • A. deve ser prevista a oferta de formação continuada aos professores e demais profissionais da escola.
  • B. é necessário reconhecer que o improviso é intrínseco ao trabalho docente, por isso deve ser admitido como método legítimo de ensino.
  • C. professores mais experientes devem analisar o material didático de professores em início de carreira, avaliando se o nível de dificuldade das atividades está adequado para crianças.
  • D. para o professor experiente é suficiente a elaboração de uma lista de atividades pedagógicas, pois ele, diferentemente do novato, está apto a impedir a ocorrência de imprevistos.
  • E. devem-se explicitar objetivos, conteúdos e procedimentos metodológicos, articulando-se as atividades pedagógicas às necessidades sociais das crianças.

No que se refere à elaboração do plano global de médio prazo do processo de planejamento, assinale a opção correta.

  • A. O marco situacional é aquele no qual a escola assume uma proposta político-social e apresenta sua fundamentação.
  • B. O marco operativo é aquele no qual a instituição firma o ideal de sua prática dentro de seu campo de ação.
  • C. Os marcos doutrinal, situacional e referencial são subdivisões do marco operatório.
  • D. O marco referencial corresponde à afirmação da instituição como parte integrante da sociedade.
  • E. A delimitação da atuação da escola em uma realidade complexa corresponde ao marco doutrinal.

Define-se planejamento educacional como

  • A. execução de ações educativas que independem de elaboração teórica.
  • B. apresentação sistematizada e justificada das decisões relativas às ações a serem realizadas.
  • C. diagnóstico da realidade educacional para a identificação das dificuldades existentes e de suas causas.
  • D. processo de racionalização, organização e coordenação da prática docente.
  • E. preenchimento de formulários administrativos de rotina pelo professor.

No ensino de ciências em sala de aula, comumente se recorre à utilização de modelos, que podem ser construídos em forma de desenhos, gráficos ou outros recursos que facilitem o entendimento de diferentes processos. Acerca da utilização de modelos nas aulas de ciências, assinale a opção correta.

  • A. Em sala de aula, a utilização de mais de um modelo de representação para uma mesma entidade é considerado inadequado, pois confunde o aluno e dificulta seu entendimento acerca do assunto.
  • B. Modelos, até mesmo os estabelecidos e aceitos pela comunidade científica, são representações parciais da realidade, e o professor deve esclarecer isso aos alunos.
  • C. Modelos que não tenham semelhança visual com o objeto modelado não possuem função prática para a educação.
  • D. A construção de modelos com finalidades didáticas deve ser feita por cientistas e profundos conhecedores das teorias.
  • E. O professor deve evitar o emprego do modo gestual de representação, que faz uso do corpo humano, para expressar modelos em sala de aula.
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