Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, relativos à ligação intrínseca entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico. A construção do conhecimento é um processo individual que é mensurado por meio de uma avaliação somatória.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à ligação intrínseca entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico. Na perspectiva da avaliação formativa, o espaço escolar é transformado em um ambiente de desafios e de construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à ligação intrínseca entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico. A avaliação formativa é processual, contínua, cumulativa, abrangente e interdisciplinar, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD). Em função de suas peculiaridades, a EaD pode ser ofertada nos seguintes níveis e modalidades educacionais: educação básica, de jovens e adultos, especial, profissional e superior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD). As universidades são autônomas na oferta de cursos de graduação e, por essa razão, não necessitam de autorização específica para ofertar esses cursos na modalidade a distância.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD). Os diplomas e certificados de cursos realizados a distância deverão ser validados em instituições que ofereçam os mesmos cursos presencialmente a fim de serem reconhecidos em todo o território nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Segundo Vasconcellos (2000) (...), o planejamento enquanto construção‐transformação de representações é uma mediação teórica metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar e, para isto, é necessário estabelecer as condições objetivas e subjetivas prevendo o desenvolvimento da ação no tempo. Nesse sentido, é de suma importância para um bom andamento e desenvolvimento das atividades em sala de aula, o plano de aula elaborado pelos docentes.”

Acerca do plano de aula, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer. Evita o improviso sendo um norte para as ações educacionais.
  • B. É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas. Serve para evitar o improviso sendo um norte para as ações educacionais, sendo a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento escolar.
  • C. Tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática, mas deve ser um documento rígido e absoluto, pois é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, deve estar organizado didaticamente para todos os desafios e contradições.
  • D. Deve levar em consideração na sua elaboração, em primeiro lugar, que a aula é um período de tempo variável e que o processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma sequência articulada de fases, ou seja, a preparação e apresentação dos objetivos; conteúdos e tarefas; desenvolvimento do conteúdo; consolidação (fixação, exercícios, recapitulação, sistematização); síntese integradora e aplicação e avaliação.

A avaliação é parte integrante do processo ensino‐aprendizagem e proporciona apoio ao professor, contribuindo para a obtenção de produtos ou resultados de aprendizagem. As avaliações as quais o professor procede enquadram‐se em três grandes tipos: avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Considerando as funções das avaliações, relacione cada uma das afirmativas dadas aos tipos de avaliação a seguir.

A sequência está correta em

  • A. 2, 2, 1, 3.
  • B. 1, 2, 2, 3.
  • C. 2, 1, 3, 1.
  • D. 3, 1, 3, 2.

Sobre a interdisciplinaridade, analise as afirmativas.

I. Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.

II. A interdisciplinaridade dilui as disciplinas, a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos.

III. Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam para o desenvolvimento de um currículo que contemple a interdisciplinaridade como algo que vá além da justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, promova a diluição das mesmas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “O planejamento do trabalho em sala de aula é uma dimensão fundamental do trabalho pedagógico.”

PORQUE

II. “Permite aos professores e à escola controlar os resultados desse trabalho, controlar a consecução das finalidades desse trabalho.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A primeira afirmativa contradiz a segunda.
  • C. A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...