Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a objetivos, conteúdos e planejamento de ensino, julgue os itens de 98 a 101.
Considere que, devido à proximidade de ocorrência do vestibular, um professor do terceiro ano do ensino médio, com o intuito de ministrar toda a matéria prevista para sua disciplina, formulou o planejamento de ensino de sua turma com base em dois pressupostos: a turma é homogênea no tocante aos pré-requisitos e à capacidade de aprendizagem e as características individuais de cada aluno podem ser desconsideradas. Em face dessas informações, é correto afirmar que, do ponto de vista pedagógico, os pressupostos assumidos pelo professor são adequados à situação, pois, ainda que alguns alunos não consigam acompanhar as aulas, o interesse coletivo deve prevalecer sobre o individual.
A organização dos conteúdos em relação a projetos, como forma de desenvolver atividades de ensino e aprendizagem, favorece a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos de conhecimento. Esse tipo de organização permite que se dê relevância às questões dos Temas Transversais, pois os projetos podem se desenvolver em torno deles e serem direcionados para metas objetivas ou para a produção de algo específico. Assim, considerando a ação pedagógica e o trabalho com projetos, analise.
I. Professor e alunos compartilham os objetivos do trabalho e os conteúdos são organizados de acordo com uma ou mais questões.
II. Uma vez definido o aspecto específico de um tema, os alunos têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos que já possuem sobre o assunto, buscar novas informações e utilizar os conhecimentos e os recursos oferecidos pelas diversas áreas para dar um sentido amplo à questão.
III. O professor deve planejar uma série de atividades organizadas e direcionadas para a meta pré-estabelecida, de forma que, ao realizá-la, os alunos tomem, coletivamente, decisões sobre o desenvolvimento do trabalho.
IV. A organização das etapas do projeto deverá ser previamente planejada de forma a comportar as atividades que se pretende realizar dentro do tempo e do espaço que se dispõe.
Estão corretas as afirmativas
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
É um cuidado a ser observado no planejamento e desenvolvimento de um programa de formação:
Analise as considerações que seguem sobre as informações produzidas pelo processo avaliativo e verifique se são verdadeiras (V) ou falas (F).
( ) Devem dizer respeito apenas a conceitos e habilidades aprendidos pelo aluno, pois é fundamental que o professor saiba exatamente em que estágio de desenvolvimento se encontram seus alunos.
( ) Devem interessar às equipes gestora e pedagógica, a fim de que possam planejar e executar ações de intervenção administrativa e/ou pedagógica, se necessário.
( ) Devem ser relevantes ao professor, para que possa replanejar atividades, visando à melhoria ou correção do processo.
( ) Devem permitir aos pais acompanhar o desempenho dos filhos em termos de atitudes, posturas, conhecimentos, relações humanas.
( ) Devem oportunizar, de modo exclusivo, a qualificação e a realização de atividades coletivas em sala de aula.
Assinale a opção que tem a sequência correta.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca das interações pessoais no processo de planejamento.
Durante a implantação de um projeto, devem estar previstos diferentes momentos de avaliação, como forma de revisão da aplicação dos elementos materiais e dos esforços pessoais na consecução do projeto.
São alguns dos instrumentos de avaliação que podem ser utilizados em classe:
Provas, verificações ou exames finais ou de recuperação vêm sendo objeto de uma série de acusações, porque: I provocam situações de ansiedade e de estresse. II reduzem-se geralmente ao controle sobre a quantidade de informação retida pelo aluno, deixando de lado outras dimensões. III consomem demasiado tempo do professor e do aluno, sem que isso signifique qualidade. IV impedem a especulação com a sorte. Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.
Na avaliação das práticas educativas, podemos tomar como indicadores que sinalizam a qualidade do que foi proposto aos alunos e realizado por eles:
Analise os cuidados apresentados a seguir e verifique quais devem ser observados em relação ao Plano de Curso.
I Estar relacionado com o Plano Curricular da Escola.
II Envolver temas que se constituam meios para alcançar os objetivos estabelecidos.
III Viabilizar a eficácia da avaliação do processo de aprendizagem.
IV Atribuir maior valor aos conteúdos conceituais.
V Estabelecer obrigatoriamente rotinas a serem seguidas pelos alunos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
Conforme a concepção de Luckesi sobre Avaliação Educacional, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 1 2 2.
2 2 2 1.
1 2 1 2.
1 2 1 1.
2 1 2 1.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...