Questões sobre Planejamento Educacional

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De acordo com Vasconcellos, planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas. Para se realizar um bom planejamento, é necessário considerar três dimensões básicas:

    A) A realidade, a finalidade e o plano de ação.

    B) A disciplina, o processo e a competência.

    C) O processo, o coordenador pedagógico e a disciplina.

    D) O plano de ação, a competência e o coordenador pedagógico.

    E) A coerência, a finalidade e o processo.

O plano de ensino permite a execução das tarefas do professor e dos alunos de maneira sistemática, com um sentido ordenador e estruturado, bem como facilita a comunicação entre todos os elementos engajados no processo de ensino e aprendizagem. Assinale a alternativa que corresponde aos tipos de planos de ensino:

    A) Plano de curso; Plano de unidade ou unidade de ensino; Plano de aula.

    B) Plano estratégico; Plano de aula.

    C) Plano tático; Plano de unidade ou unidade de ensino; Plano de aula.

    D) Plano de unidade ou unidade de ensino; Plano de aula.

    E) Plano estratégico; Plano de unidade ou unidade de ensino; Plano de aula.

Associe a Coluna 1 à Coluna 2, identificando cada tópico de um Plano de Ensino elaborado por uma professora de Educação Especial que atua no 5º ano do Ensino Fundamental, relacionado-o às suas respectivas etapas.


Coluna 1


1. Objetivo geral.

2. Objetivo específico.

3. Conteúdo.

4. Metodologia.

5. Recursos.

6. Avaliação.


Coluna 2


( ) Aulas em formato de codocência para que haja interação dos alunos, com ênfase na aluna especial que apresenta comprometimento cognitivo, de locomoção e de comunicação.

( ) Habilidades linguísticas, de comunicação expressiva e compreensiva com respeito às diferenças.

( ) Proporcionar a inclusão da aluna na turma e no ambiente escolar por meio da adaptação curricular dos conteúdos das disciplinas e das vivências sociais, com o intuito de desenvolver as capacidades psicomotora, de interação social e comunicacional.

( ) Realizar a adaptação e flexibilização das atividades, com base no planejamento conjunto com as professoras da turma.

( ) Uso de materiais e letras grandes, coloridos e/ou contrastantes e de materiais adaptados que estimulem o uso dos dois braços e das duas mãos.

( ) Processual e sistematizada, com o intuito de oportunizar a reflexão sobre o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e da aluna especial, com vistas ao redirecionamento das ações pedagógicas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 6 – 1 – 4 – 5 – 3 – 2.

    B) 5 – 4 – 2 – 6 – 1 – 3.

    C) 4 – 3 – 1 – 2 – 6 – 5.

    D) 3 – 2 – 5 – 1 – 4 – 6.

    E) 2 – 6 – 3 – 4 – 5 – 1.

Analise as afirmativas a seguir:
I. O Plano de Aula é um guia de trabalho que organiza o tempo e as atividades a serem promovidas com os/as alunos/as em um dia letivo, de modo que desenvolvam os conhecimentos, as habilidades e atitudes propostas para esse segmento educativo. Esse plano é, portanto, a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem fora no período de tempo em que o/a professor/a e o/a aluno/a interagem, numa dinâmica de ensino e aprendizagem. II. A possibilidade de construção do PPP passa pela autonomia da escola e pela sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isso significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, de diálogo, fundado na reflexão coletiva. O PPP da escola deve evitar dar indicações em relação à organização do trabalho pedagógico ou ao trabalho do professor na dinâmica da sala de aula.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:
I. O Plano de Aula é um guia de trabalho que organiza o tempo e as atividades a serem promovidas com os/as alunos/as em um dia letivo, de modo que desenvolvam os conhecimentos, as habilidades e atitudes propostas para esse segmento educativo. Esse plano é, portanto, a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem fora no período de tempo em que o/a professor/a e o/a aluno/a interagem, numa dinâmica de ensino e aprendizagem. II. A possibilidade de construção do PPP passa pela autonomia da escola e pela sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isso significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, de diálogo, fundado na reflexão coletiva. O PPP da escola deve evitar dar indicações em relação à organização do trabalho pedagógico ou ao trabalho do professor na dinâmica da sala de aula.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Ana, recém-formada em pedagogia, acaba de assumir uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Ela ainda não teve a oportunidade de participar das reuniões de coordenação pedagógica e precisa fazer um plano de aula.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que Ana

    A) deverá incluir, no plano de aula, os conteúdos a serem aprendidos em uma unidade de ensino, com cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante um período letivo.

    B) não poderá elaborar o plano de aula, uma vez que não participou do planejamento coletivo, no qual todos os conteúdos e as metodologias são definidos.

    C) deverá registrar, no plano de aula, o tema da aula, o conteúdo, o objetivo, a metodologia, as referências e a forma de avaliação daquele determinado conteúdo.

    D) poderá, ao elaborar o plano de aula, ignorar a proposta educacional expressa no projeto político-pedagógico da escola, pois a ação docente deve ser neutra.

    E) deverá desconsiderar o currículo formal e o currículo real para elaborar seu plano de aula, apoiando-se apenas no currículo oculto da escola.

Ana, recém-formada em pedagogia, acaba de assumir uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Ela ainda não teve a oportunidade de participar das reuniões de coordenação pedagógica e precisa fazer um plano de aula.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que Ana

    A) deverá incluir, no plano de aula, os conteúdos a serem aprendidos em uma unidade de ensino, com cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante um período letivo.

    B) não poderá elaborar o plano de aula, uma vez que não participou do planejamento coletivo, no qual todos os conteúdos e as metodologias são definidos.

    C) deverá registrar, no plano de aula, o tema da aula, o conteúdo, o objetivo, a metodologia, as referências e a forma de avaliação daquele determinado conteúdo.

    D) poderá, ao elaborar o plano de aula, ignorar a proposta educacional expressa no projeto político-pedagógico da escola, pois a ação docente deve ser neutra.

    E) deverá desconsiderar o currículo formal e o currículo real para elaborar seu plano de aula, apoiando-se apenas no currículo oculto da escola.

Ana, recém-formada em pedagogia, acaba de assumir uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Ela ainda não teve a oportunidade de participar das reuniões de coordenação pedagógica e precisa fazer um plano de aula.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que Ana

    A) deverá incluir, no plano de aula, os conteúdos a serem aprendidos em uma unidade de ensino, com cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante um período letivo.

    B) não poderá elaborar o plano de aula, uma vez que não participou do planejamento coletivo, no qual todos os conteúdos e as metodologias são definidos.

    C) deverá registrar, no plano de aula, o tema da aula, o conteúdo, o objetivo, a metodologia, as referências e a forma de avaliação daquele determinado conteúdo.

    D) poderá, ao elaborar o plano de aula, ignorar a proposta educacional expressa no projeto político-pedagógico da escola, pois a ação docente deve ser neutra.

    E) deverá desconsiderar o currículo formal e o currículo real para elaborar seu plano de aula, apoiando-se apenas no currículo oculto da escola.

Ana, recém-formada em pedagogia, acaba de assumir uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Ela ainda não teve a oportunidade de participar das reuniões de coordenação pedagógica e precisa fazer um plano de aula.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que Ana

    A) deverá incluir, no plano de aula, os conteúdos a serem aprendidos em uma unidade de ensino, com cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante um período letivo.

    B) não poderá elaborar o plano de aula, uma vez que não participou do planejamento coletivo, no qual todos os conteúdos e as metodologias são definidos.

    C) deverá registrar, no plano de aula, o tema da aula, o conteúdo, o objetivo, a metodologia, as referências e a forma de avaliação daquele determinado conteúdo.

    D) poderá, ao elaborar o plano de aula, ignorar a proposta educacional expressa no projeto político-pedagógico da escola, pois a ação docente deve ser neutra.

    E) deverá desconsiderar o currículo formal e o currículo real para elaborar seu plano de aula, apoiando-se apenas no currículo oculto da escola.

Ana, recém-formada em pedagogia, acaba de assumir uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Ela ainda não teve a oportunidade de participar das reuniões de coordenação pedagógica e precisa fazer um plano de aula.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que Ana

    A) deverá incluir, no plano de aula, os conteúdos a serem aprendidos em uma unidade de ensino, com cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante um período letivo.

    B) não poderá elaborar o plano de aula, uma vez que não participou do planejamento coletivo, no qual todos os conteúdos e as metodologias são definidos.

    C) deverá registrar, no plano de aula, o tema da aula, o conteúdo, o objetivo, a metodologia, as referências e a forma de avaliação daquele determinado conteúdo.

    D) poderá, ao elaborar o plano de aula, ignorar a proposta educacional expressa no projeto político-pedagógico da escola, pois a ação docente deve ser neutra.

    E) deverá desconsiderar o currículo formal e o currículo real para elaborar seu plano de aula, apoiando-se apenas no currículo oculto da escola.

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