Questões sobre Planejamento Educacional

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Ana, recém-formada em pedagogia, acaba de assumir uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Ela ainda não teve a oportunidade de participar das reuniões de coordenação pedagógica e precisa fazer um plano de aula.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que Ana

    A) deverá incluir, no plano de aula, os conteúdos a serem aprendidos em uma unidade de ensino, com cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante um período letivo.

    B) não poderá elaborar o plano de aula, uma vez que não participou do planejamento coletivo, no qual todos os conteúdos e as metodologias são definidos.

    C) deverá registrar, no plano de aula, o tema da aula, o conteúdo, o objetivo, a metodologia, as referências e a forma de avaliação daquele determinado conteúdo.

    D) poderá, ao elaborar o plano de aula, ignorar a proposta educacional expressa no projeto político-pedagógico da escola, pois a ação docente deve ser neutra.

    E) deverá desconsiderar o currículo formal e o currículo real para elaborar seu plano de aula, apoiando-se apenas no currículo oculto da escola.

Ana, recém-formada em pedagogia, acaba de assumir uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Ela ainda não teve a oportunidade de participar das reuniões de coordenação pedagógica e precisa fazer um plano de aula.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que Ana

    A) deverá incluir, no plano de aula, os conteúdos a serem aprendidos em uma unidade de ensino, com cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante um período letivo.

    B) não poderá elaborar o plano de aula, uma vez que não participou do planejamento coletivo, no qual todos os conteúdos e as metodologias são definidos.

    C) deverá registrar, no plano de aula, o tema da aula, o conteúdo, o objetivo, a metodologia, as referências e a forma de avaliação daquele determinado conteúdo.

    D) poderá, ao elaborar o plano de aula, ignorar a proposta educacional expressa no projeto político-pedagógico da escola, pois a ação docente deve ser neutra.

    E) deverá desconsiderar o currículo formal e o currículo real para elaborar seu plano de aula, apoiando-se apenas no currículo oculto da escola.

Ana, recém-formada em pedagogia, acaba de assumir uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Ela ainda não teve a oportunidade de participar das reuniões de coordenação pedagógica e precisa fazer um plano de aula.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que Ana

    A) deverá incluir, no plano de aula, os conteúdos a serem aprendidos em uma unidade de ensino, com cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante um período letivo.

    B) não poderá elaborar o plano de aula, uma vez que não participou do planejamento coletivo, no qual todos os conteúdos e as metodologias são definidos.

    C) deverá registrar, no plano de aula, o tema da aula, o conteúdo, o objetivo, a metodologia, as referências e a forma de avaliação daquele determinado conteúdo.

    D) poderá, ao elaborar o plano de aula, ignorar a proposta educacional expressa no projeto político-pedagógico da escola, pois a ação docente deve ser neutra.

    E) deverá desconsiderar o currículo formal e o currículo real para elaborar seu plano de aula, apoiando-se apenas no currículo oculto da escola.

Ana, recém-formada em pedagogia, acaba de assumir uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Ela ainda não teve a oportunidade de participar das reuniões de coordenação pedagógica e precisa fazer um plano de aula.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que Ana

    A) deverá incluir, no plano de aula, os conteúdos a serem aprendidos em uma unidade de ensino, com cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante um período letivo.

    B) não poderá elaborar o plano de aula, uma vez que não participou do planejamento coletivo, no qual todos os conteúdos e as metodologias são definidos.

    C) deverá registrar, no plano de aula, o tema da aula, o conteúdo, o objetivo, a metodologia, as referências e a forma de avaliação daquele determinado conteúdo.

    D) poderá, ao elaborar o plano de aula, ignorar a proposta educacional expressa no projeto político-pedagógico da escola, pois a ação docente deve ser neutra.

    E) deverá desconsiderar o currículo formal e o currículo real para elaborar seu plano de aula, apoiando-se apenas no currículo oculto da escola.

Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Entre eles, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em conta

    A) a realidade expressa nos programas escolares estabelecidos.

    B) a vivência limitada das pessoas de grupos sociais minoritários.

    C) o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.

    D) o uso de jogos não faz parte do currículo da Educação Infantil.

    E) o meio ambiente das classes mais favorecidas daquela região.

Ana, recém-formada em pedagogia, acaba de assumir uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Ela ainda não teve a oportunidade de participar das reuniões de coordenação pedagógica e precisa fazer um plano de aula.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que Ana

    A) deverá incluir, no plano de aula, os conteúdos a serem aprendidos em uma unidade de ensino, com cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante um período letivo.

    B) não poderá elaborar o plano de aula, uma vez que não participou do planejamento coletivo, no qual todos os conteúdos e as metodologias são definidos.

    C) deverá registrar, no plano de aula, o tema da aula, o conteúdo, o objetivo, a metodologia, as referências e a forma de avaliação daquele determinado conteúdo.

    D) poderá, ao elaborar o plano de aula, ignorar a proposta educacional expressa no projeto político-pedagógico da escola, pois a ação docente deve ser neutra.

    E) deverá desconsiderar o currículo formal e o currículo real para elaborar seu plano de aula, apoiando-se apenas no currículo oculto da escola.

O plano de aula é a modalidade de planejamento que mais dialoga com o currículo real da sala de aula. É o organizador do trabalho pedagógico do professor e deve contemplar:


I. As habilidades e os objetos de conhecimento que se relacionam com os conteúdos escolares.

II. As áreas do conhecimento que serão trabalhadas e as atividades pedagógicas que favorecem o processo de aprendizado.

III. As atividades relacionadas aos conteúdos que desenvolverão as habilidades necessárias para que ocorra a aprendizagem.

IV. Os objetivos gerais e específicos e não as competências gerais e as competências específicas que se relacionam com a proposta da aula.


Estão CORRETAS apenas:

    A) I, III e IV.

    B) II, III e IV.

    C) I, II e III.

    D) I, II, III e IV.

Acerca dos elementos constitutivos do planejamento de ensino, assinale a opção correta.

    A) Para que o plano da escola seja um instrumento para a ação, ele deverá apresentar ordem sequencial, objetividade, coerência e teor inflexível.

    B) Os principais requisitos para o planejamento são a unidade, o foco central dos conteúdos, a avaliação diagnóstica e a postura democrática do docente.

    C) Existem apenas duas modalidades de planejamento, articuladas entre si: o plano de políticas públicas e o plano da escola.

    D) Objetivos, conteúdos e métodos — elementos do planejamento escolar — não apresentam implicações sociais nem significado político.

    E) O planejamento inclui a previsão das atividades didáticas, a revisão e a adequação no decorrer do processo de ensino.

Planejamento de Ensino – é o "[...] processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos." (PADILHA, 2001, p. 33).
Assinale a opção CORRETA.

    A) O Planejamento de Ensino é desenvolvido, basicamente, a partir da ação do coordenador pedagógico e compete a ele definir os objetivos a serem alcançados, desde o programa de trabalho do docente até eventuais e necessárias mudanças.

    B) No planejamento de ensino, o docente deve, sem conhecer o aluno e seu ambiente, definir objetivos, conteúdo, estratégias de ensino e avaliação e depois redirecionar as ações propostas se necessário, pois a característica de um bom planejamento é a flexibilidade.

    C) O Planejamento de Ensino deve prever objetivos estabelecidos a partir dos objetivos educacionais; conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos, no sentido determinado pelos objetivos; procedimentos e recursos de ensino que orientam e promovem as atividades de aprendizagem.

    D) O Planejamento de Ensino deve prever procedimentos de avaliação, que embora não cumpram a função pedagógico-didática de diagnóstico e de controle, possibilitam a verificação e a apreciação quantitativa dos objetivos propostos.

    E) O resultado do planejamento de ensino é o plano de aula, sendo que este resulta, por fim, em plano de ensino, onde o professor vai especificar as realizações diárias para a concretização dos planos anteriores.

O planejamento de aula:

    A) Organiza e sistematiza o trabalho pedagógico.

    B) Não tem função prática, uma vez que deve ser favorecida a improvisação e a adaptação de conteúdos.

    C) É uma lista dos conteúdos a serem ensinados, sem necessariamente especificar atividades e objetivos de ensino.

    D) É estruturado e rígido, de forma a ser seguido sem correções ou adaptações.

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