Questões sobre Planejamento Educacional

Lista completa de Questões sobre Planejamento Educacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Planejar é uma atividade que faz parte da educação, pois todo planejamento educacional configura uma meta a ser alcançada. Quanto à função do planejamento na escola, é INCORRETO afirmar:

    A) Deve estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa.

    B) Serve exclusivamente para incentivar a improvisação.

    C) Consiste em prever e decidir sobre, para quem, para quê, o que se pretende ensinar e aprender, como, onde e quando realizar.

    D) É um processo de reflexão envolvendo todas as ações e situações do educador no cotidiano do seu trabalho pedagógico

Ao elaborar um plano de aula, o professor de história do sétimo ano estabeleceu que seriam dedicas duas aulas à “Expansão ultramarina europeia no século XV e XVI”. Este tópico pode ser definido como:

    A) Unidade temática.

    B) Metodologia de ensino.

    C) Objetivos de aprendizagem.

    D) Cronograma de aula.

Gauthier, Bissonnette e Richard (2014), na obra Ensino explícito e desempenho dos alunos, ao discutir sobre a preparação da gestão dos aprendizados, destaca a importância de estabelecer um roteiro de aula.


Com relação à construção de roteiro, os autores propõem, exceto:

    A) Planejar a abertura da aula.

    B) Definir os objetivos do aprendizado.

    C) Elaborar, sempre que possível, atividades avaliativas por escrito.

    D) Determinar um tempo para cada etapa e definir o material necessário.

No que se refere ao planejamento dos professores, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Obriga à busca prévia de materiais, tomando o tempo da elaboração de assuntos mais relevantes. II – Facilita o enriquecimento profissional, por ser uma atividade que é motivo de reflexão sobre a prática e um esquema flexível para uma ação consciente. III – Desvincula sua elaboração da avaliação dos processos educativos e pedagógicos instaurados pelo currículo.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

De acordo com Bergmann, a metodologia da Sala de Aula Invertida traz alguns benefícios. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a alguns desses benefícios.

    A) Possibilita um conhecimento menos apurado dos alunos pelos seus professores.

    B) Fala a língua dos estudantes de hoje.

    C) Ajuda os estudantes que enfrentam dificuldades.

    D) Ajuda alunos com diferentes habilidades a se superarem.

    E) Intensifica a interação aluno-professor.

Sabemos que atividade de planejar deve permear todo o trabalho docente de ensino, tendo em vista a aprendizagem dos alunos em tempos e espaços organizados assim como diz Luckesi (1992, p. 121) “planejar é um conjunto de ações coordenadas visando atingir os resultados previstos de forma mais eficiente e econômica”. Tais ações devem ser descritas metodologicamente e apontar intencionalidades educativas, bem como mecanismos de verificação que revelam se elas foram ou não alcançadas. Nesse molde temos como produto inicial de uma atividade docente CHAMADA:

    A) Currículo escolar.

    B) Plano de aula.

    C) Projeto político pedagógico.

    D) Plano de ação escolar.

O trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, em cujo centro está a aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a direção do professor. Nessa atividade, o planejamento se faz presente. Contudo, no ambiente escolar, para que o planejamento seja efetivamente instrumento para ação, deve ser como um guia de orientação e deve apresentar:

    A) Ordem paralela, facciosismo, incoerência, cisma.

    B) Ordem cronológica, arbitrariedade, divergência, rispidez.

    C) Ordem sequencial, objetividade, coerência, flexibilidade.

    D) Ordem randômica, parcialidade, inconformidade, sutiliza.

    E) Ordem serial, subjetividade, contraste, obstinação.

O planejamento é um instrumento de ação educativa, sendo um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Existem três modalidades de planejamento no ambiente escolar articuladas entre si, sendo elas:

I. Plano da escola: é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo, e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.
II. Plano de ensino: é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter bastante específico.
III. Plano de aulas: é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre. Este é um documento mais elaborado, divido por unidades sequenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.

Estão CORRETAS:

    A) Apenas I e III.

    B) Apenas I.

    C) Apenas II e III.

    D) Apenas III.

    E) Todas as assertivas.

A ação de planejar é imprescindível à organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico na escola. Sobre planejamento de ensino, avalie as propostas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação fazem parte da taxonomia do domínio cognitivo de Bloom. ( ) O planejamento na escola está voltado para a organização de ações que viabilizem a consecução, a execução de objetivos educacionais. ( ) Jogos de Simulação, Reálias, Grupo de Discussão, Estudo do Meio e Estudo de Caso são exemplos de estratégias metodológicas num plano de aula. ( ) Identificação, Objetivos e avaliação são os elementos que compõe um plano de aula. ( ) Avaliação é a etapa final de um plano de ensino ou mesmo de um plano de curso.
A sequência CORRETA de avaliação está disposto na alternativa:

    A) V, V, F, F e F.

    B) V, F, V, F e F.

    C) F, V, V, F e F.

    D) F, V, V, V e F.

    E) V, V, V, V e F.

A respeito do plano de aula, assinale a alternativa correta:

    A) Este documento apresenta o conteúdo a ser trabalhado em diversas unidades de ensino.

    B) Tem um caráter isolado

    C) O plano de aula deve sempre estar ligado à teoria

    D) É um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, abordando o que ele pensa fazer, como fazer, quando fazer, e com o que fazer.

    E) O Plano de aula é um norte para orientar a prática pedagógica da escola

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...