[...] o ser humano é um ente ontologicamente auto-avaliador (sic) e, ao mesmo tempo, tentado à heteroavaliação, dado que não se completa sozinho, mas parafraseando Paulo Freire só se completa em comunhão com os outros, mediatizado pelo mundo (ROMÃO, 2019). Ao encontro disso, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A avaliação pode funcionar como diagnóstico, ou como exame; como pesquisa, ou como classificação; como instrumento de inclusão, ou de exclusão; como canal de ascensão social, ou como critério de discriminação. ( ) A avaliação das aprendizagens escolares é prescindível para redimensionamentos e reorientações pedagógicas a fim de auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo de ensinoaprendizagem. ( ) A avaliação e sua concepção se fundamentam em uma visão de educação e esta, por sua vez, referencia-se a uma visão de mundo.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
A) V F V.
B) F V F.
C) V V F.
D) F F V.
E) V F F.