Questões sobre Principais Autores

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É correto afirmar que Piaget:

    A) Teve seus estudos baseados em uma corrente filosófica behaviorista.

    B) Desenvolveu a psicanálise do desenvolvimento humano.

    C) O desenvolvimento cognitivo compreende quatro estágios ou períodos.

    D) Acredita na inteligência inata como pré-requisito para aprendizagem.

Luckesi reforça que a prática da avaliação da aprendizagem deve apontar para a busca do melhor de todos os educandos. Por isso, ela deve ser:

    A) Autorreguladora.

    B) Classificatória.

    C) Prognóstica.

    D) Situacional.

    E) Diagnóstica.

Segundo Freire (1996), “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Se essas tendências forem consideradas pelo profissional pedagogo, no exercício de suas atividades pedagógicas, serão perceptíveis, no ambiente de trabalho,

    A) memorização de conteúdos como uma forma de preservação da cultura letrada e do conhecimento.

    B) diálogos que incentivem à busca pela aprendizagem e incentivos às trocas de experiências.

    C) capacitações para mistificação da realidade e treinamentos para a resolução de problemas.

    D) experiências compartilhadas com o objetivo de reforçar suas crenças e influenciar as atitudes dos outros.

    E) rigorosidade metódica, no processo de aprendizagem, para limitar o pensamento crítico do educando.

Segundo Libâneo (1994), a avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação escolar, para o autor,

    A) é um instrumento para obtenção de dados quantitativos acerca dos alunos, dos professores, da estrutura organizacional, dos recursos e das práticas de gestão, entre outros aspectos.

    B) é um comportamento que busca através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos.

    C) deve ser realizada pelos alunos, pelos pais e pela comunidade em geral, com o intuito de assinalar pontos deficitários e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

    D) deve ser realizada por equipes externas e visa apresentar as qualidades e deficiências da instituição e de seus cursos.

    E) deve ser realizada pela direção da Escola e está a serviço dos objetivos de ensino, do projeto pedagógico, do currículo e das metodologias.

Freire (1996), em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, afirma que pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes dos educandos, sobretudo os das classes populares, mas também o de discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação ao ensino dos conteúdos. Sobre essa exigência, é CORRETO afirmar que:

    A) No ensino, há que se provocar o rompimento com a discussão da realidade concreta e a consideração do senso comum para que haja o respeito à ciência.

    B) O professor tem o dever de não só respeitar os saberes dos alunos, como também discutir com eles a relação desses saberes com os conteúdos da disciplina.

    C) No processo ensino-aprendizagem não importam as experiências informais das ruas e trabalho, mas sim as experiências vividas em salas de aula.

    D) O ensino exige criticidade, por isso o senso comum e a experiência cotidiana não devem ser considerados no processo educativo.

    E) Quem ensina deve ter competência e dominar todos os saberes; além disso, quem aprende é objeto de quem ensina.

A dimensão política e a dimensão gnosiológica são características identificadoras da concepção e proposição didático-pedagógico-educacional de:

    A) Ferreiro.

    B) Freire.

    C) Piaget.

    D) Wallon.

Os professores têm várias responsabilidades profissionais: conhecer bem a matéria, saber ensiná-la, ligar o ensino à realidade do seu aluno e a seu contexto social, ter uma prática de investigação sobre seu próprio trabalho. Há, todavia, outra importante tarefa, nem sempre valorizada: a de participar de forma consciente e eficaz nas práticas de organização e de gestão da escola.
José Carlos Libâneo et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, p. 289 (com adaptações).
Considerando-se o texto precedente, bem como o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar e do aprender, é correto afirmar que

    A) os professores têm a obrigação de assumir cargos diretivos e de coordenação escolar.

    B) todas as pessoas que trabalham na escola realizam ações educativas e, por isso, atuam de forma igual, com as mesmas responsabilidades.

    C) as metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos professores em sala de aula são independentes das práticas de gestão.

    D) participar da gestão e organização escolar significa assumir cargos ou funções que extrapolem o exercício da docência.

    E) cabe ao professor estabelecer relações entre as decisões do sistema escolar e as decisões da escola.

Propor às crianças a brincadeira do faz-de-conta, como fala Lev Vygotsky, e/ou o jogo simbólico, como descreve Jean Piaget, como condição para o desenvolvimento infantil, requer uma forma de organização dos ambientes de aprendizagem que, na perspectiva do sistema de ensino, é orientada através do(a):

    A) currículo e pelo projeto pedagógico da instituição educacional.

    B) dinâmica dos cuidados com a alimentação, lazer e moradia.

    C) dinâmica das ações que envolvem a higiene e a limpeza.

    D) saber do senso comum, com um calendário voltado a comemorar determinadas datas.

    E) brincadeira infantil, na qual assume vários papéis sem interação com o cotidiano.

Os professores têm várias responsabilidades profissionais: conhecer bem a matéria, saber ensiná-la, ligar o ensino à realidade do seu aluno e a seu contexto social, ter uma prática de investigação sobre seu próprio trabalho. Há, todavia, outra importante tarefa, nem sempre valorizada: a de participar de forma consciente e eficaz nas práticas de organização e de gestão da escola.
José Carlos Libâneo et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, p. 289 (com adaptações).
Considerando-se o texto precedente, bem como o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar e do aprender, é correto afirmar que

    A) os professores têm a obrigação de assumir cargos diretivos e de coordenação escolar.

    B) todas as pessoas que trabalham na escola realizam ações educativas e, por isso, atuam de forma igual, com as mesmas responsabilidades.

    C) as metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos professores em sala de aula são independentes das práticas de gestão.

    D) participar da gestão e organização escolar significa assumir cargos ou funções que extrapolem o exercício da docência.

    E) cabe ao professor estabelecer relações entre as decisões do sistema escolar e as decisões da escola.

Segundo Luckesi (2011), são exemplos de instrumentos de coleta de dados para a avaliação, EXCETO:

    A) Redações.

    B) Aula expositiva.

    C) Questionários.

    D) Testes.

    E) Fichas de observação.

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