Questões sobre Principais Autores

Lista completa de Questões sobre Principais Autores para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Luckesi (2011), o ato de avaliar, por ser construtivo, exige:
I. Diálogo. II. Negociação. III. Determinismo.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

De acordo com a pesquisa de Emília Ferreiro podemos identificar os níveis de evolução da escrita como:

    A) Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.

    B) Pré-silábico, pós-silábico, silábico-alfabético e alfabético.

    C) Monossilábico, pré-silábico, silábico e alfabético.

    D) Pré-silábico, monossilábico, silábico-alfabético e alfabético.

    E) Pré-silábico, silábico, monossilábico e alfabético.

Diferentemente de Jean Piaget, Lev Vygotsky propôs, em sua teoria do desenvolvimento humano, que o desenvolvimento cognitivo ocorre:

    A) Do individual para o meio social.

    B) Das funções superiores até as elementares.

    C) Do meio social para o pessoal.

    D) Das funções mediadoras até a autonomia.

A fim de compreender o desenvolvimento humano e o modo como ocorre a periodização das idades, Vigotski destaca que o desenvolvimento do psiquismo humano intercala momentos de estabilidade com momentos de:

    A) Crises.

    B) Adaptação.

    C) Assimilação.

    D) Equilibração.

    E) Acomodação.

A teoria de Paulo Freire baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em:

    A) Sujeito político acrítico.

    B) Um depositório de conhecimento.

    C) Um aprendiz ativo.

    D) Objetos receptores e livres.

De acordo os estudos de vigotskianos, o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal significa:

    A) Que todo conhecimento é adquirido de maneira espontânea.

    B) A diferença entre o estágio de desenvolvimento motor e o estágio de desenvolvimento emocional da criança.

    C) A distância entre a linguagem convencional e os sons emitidos pelos bebês.

    D) O processo de equilibração e acomodação dos conteúdos ensinados às crianças no contexto escolar.

    E) A distância entre o nível do desenvolvimento real da criança e o nível do desenvolvimento potencial da criança.

Analise o texto abaixo, de acordo com os estudos de Vigotski.
A .......................... é concebida como a atividade intelectual realizada por meio da influência de outros, que, ao possibilitar à pessoa o acesso à produção cultural existente, favorece o desenvolvimento das suas funções psíquicas superiores.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

    A) imitação

    B) assimilação

    C) memorização

    D) segmentação

    E) segregação

O autor Lev Vygotsky afirma que o desenvolvimento mental ocorre a partir da interiorização dos elementos históricos e culturais vivenciados pelos sujeitos, advento que leva:

    A) Ao desaparecimento dos comportamentos instintivos.

    B) À criança ao período da puberdade e dos seus dilemas morais.

    C) Ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

    D) À passagem pelo estágio do Personalismo nas crianças.

Jean Piaget classifica as funções da linguagem na criança em dois grupos, o da fala egocêntrica e o da fala socializada. A fala egocêntrica se caracteriza por:

    A) Uso de recursos de comunicação bastante comuns na fala adulta, tais como a informação adaptada, a crítica e as ordens, suplicias, ameaças e perguntas.

    B) A criança procura um interlocutor que esteja disposto a somente ouvir o que ela tem a dizer e valoriza quem demonstra estar compreendendo o que ela diz.

    C) Se basear sempre na experimentação linguística, que é a repetição de sílabas e palavras por parte da criança em uma fala sem a intenção de provocar sentido.

    D) Ausência do interesse em ser escutado por alguém, pois a criança simplesmente fala sobre si mesma, sem preocupação de colocar-se no lugar de quem escuta.

De acordo com a teoria elaborada por Emília Ferreiro, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada. Uma destas fases é a:

    A) Silábico-alfabética.

    B) Pré-alfabética.

    C) Sensório-silábica.

    D) Alfabetização concreta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...