Questões sobre Tecnologias Educacionais

Lista completa de Questões sobre Tecnologias Educacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Moran, se tornam cada vez mais presentes nas diversas áreas de conhecimento e níveis de ensino os seguintes jogos, EXCETO:

    A) Colaborativos e individuais.

    B) De competição e colaboração.

    C) Que não requeiram muita criatividade.

    D) De estratégia.

    E) Com etapas e habilidades bem definidas.

Segundo Moran, trabalhar com desafios hoje é mais complexo. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO faz parte desses desafios.

    A) O educador precisa avaliar os alunos de acordo com a classificação de sua aprendizagem, separando os de maior rendimento dos de menor rendimento.

    B) Cada um dos alunos envolvidos tem expectativas diferentes, motivações diferentes, atitudes diferentes diante da vida.

    C) O educador precisa descobrir quais são as motivações profundas de cada um, o que o mobiliza mais para aprender.

    D) Precisa combinar atividades grupais e pessoais de aprendizagem cooperativa e competitiva, de aprendizagem tutorada e autônoma, com tecnologias próximas da vida dos alunos.

    E) Exige mediadores muito experientes e preparados.

De acordo com Moran, as tecnologias propiciam:


I. A reconfiguração da prática pedagógica.

II. A abertura e plasticidade do currículo.

III. O exercício da coautoria de professores e alunos.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

    E) I, II e III.

Segundo Martha Gabriel, na Era da Inovação, não dá para usar fórmula antiga para resolver problema novo. É preciso ter:


I. Criatividade.

II. Experimentação.

III. Pensamento liberal/tradicional.


Quais estão INCORRETAS?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

    E) Apenas II e III.

Segundo Moran, um dos caminhos mais interessantes de aprendizagem ativa é pela investigação (ABIn – Aprendizagem Baseada na Investigação). Os estudantes, sob orientação dos professores, desenvolvem a habilidade de levantar questões e problemas e buscam – individual e grupalmente, utilizando métodos indutivos e dedutivos – interpretações coerentes e soluções possíveis. Isso envolve pesquisar, avaliar situações, pontos de vista diferentes, fazer escolhas, assumir alguns riscos, aprender pela descoberta, caminhar do simples para o complexo. Os desafios bem planejados contribuem para mobilizar as competências desejadas, quais sejam: I. Intelectuais. II. Emocionais. III. Pessoais. IV. Comunicacionais.
Quais estão corretas?

    A) Apenas IV.

    B) Apenas I e II.

    C) Apenas III e IV.

    D) Apenas I, II e III.

    E) I, II, III e IV.

A sociedade vem passando por muitas mudanças, em grande medida provocadas e potencializadas pelo avanço das tecnologias da informação. Na escola, tais tecnologias também se fazem presentes. Sobre o uso das tecnologias da informação na escola, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite o armazenamento de dados, tais quais planos de curso, planos de aula, sequências pedagógicas, textos de diversos gêneros, fotos, gravuras, dentre outros, num computador em sala de aula. Essa tecnologia garante que os dados estejam sempre disponíveis ao professor e aos alunos.

    B) Webquest, correio eletrônico, hipertexto e o uso de tablet garantem a efetiva aprendizagem em sala de aula.

    C) Reálias e Phillips 66 são exemplos de tecnologias da informação que podem ser utilizadas na escola.

    D) São denominados como “nativos digitais” a população nascida após os anos 2010.

    E) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva é uma das competências da BNCC.

Segundo Martha Gabriel, a educação na era digital é muito mais focada:

    A) Na orientação escolar.

    B) No coordenador pedagógico.

    C) Na sociedade.

    D) No aluno.

    E) Na direção da escola.

A sociedade vem passando por muitas mudanças, em grande medida provocadas e potencializadas pelo avanço das tecnologias da informação. Na escola, tais tecnologias também se fazem presentes. Sobre o uso das tecnologias da informação na escola, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite o armazenamento de dados, tais quais planos de curso, planos de aula, sequências pedagógicas, textos de diversos gêneros, fotos, gravuras, dentre outros, num computador em sala de aula. Essa tecnologia garante que os dados estejam sempre disponíveis ao professor e aos alunos.

    B) Webquest, correio eletrônico, hipertexto e o uso de tablet garantem a efetiva aprendizagem em sala de aula.

    C) Reálias e Phillips 66 são exemplos de tecnologias da informação que podem ser utilizadas na escola.

    D) São denominados como “nativos digitais” a população nascida após os anos 2010.

    E) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva é uma das competências da BNCC.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos é um dos objetivos do Ensino Fundamental.

II. A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica o aprendizado e a vivência do exercício de participação e de tomadas de decisão.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

O ano de 2020 nos trouxe a COVID-19, doença provocada pelo Sar-Cov2 em nível de pandemia, o que provocou a suspensão de atividades presenciais em estabelecimentos de prestação de serviços não essenciais e, para a escola, apresentou-se a possibilidade do ensino remoto, não presencial, como forma de garantir a continuidade do ano letivo já iniciado. Para tanto, o uso de recursos tecnológicos se tornou necessário. Acerca do uso das tecnologias da informação e comunicação na escola, afirma-se que:
I- O uso de mídias digitais garante a aprendizagem, pois dinamizam a aula e o espaço escolar. II- Google Meet, WhatsApp, Microsoft Teams e Webquest são recursos que podem ser utilizados para videoconferências entre alunos e professores. III- Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet. Os áudios podem ser curtos ou longos e o conteúdo pode ser variado, desde conteúdos de matérias escolares até moda, informações jornalísticas, etc. IV- O art. 32, parágrafo 4º da Lei 9394/96 admite que o ensino fundamental, que é ofertado presencialmente, pode ser realizado a distância, como complementação da aprendizagem, bem como em situações emergenciais. V- Reálias são recursos tecnológicos digitais amplamente utilizados durante o período de pandemia por escolas públicas e privadas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) II, IV e V.

    B) I, II e III.

    C) I, IV e V.

    D) III e IV.

    E) II e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...