Questões sobre Tecnologias Educacionais

Lista completa de Questões sobre Tecnologias Educacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Também conhecidos como “recursos” ou “tecnologias educacionais”, os materiais e equipamentos didáticos são todo e qualquer recurso:

    A) Utilizado em um procedimento de ensino, visando à estimulação do aluno e à sua aproximação do conteúdo.

    B) Que fazem, primeiramente, com que o educador seja visto como alguém capaz de apreender novas tecnologias e inovar no ensino.

    C) Sempre não tecnológico que é utilizado visando que o aluno consiga aprender novos conteúdos de formas dinâmicas.

    D) Oferecido à escola através de parcerias e doações, invariavelmente, e que estimulam a prática pedagógica e o aprendizado.

Analise as afirmativas a seguir:
I. Fomentar pesquisas voltadas para o desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos, equipamentos e recursos de tecnologia assistiva, com vistas à promoção do ensino e da aprendizagem, bem como das condições de acessibilidade dos (as) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, é uma das estratégias da Meta 4 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.
II. Garantir o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, nas formas complementar e suplementar, a todos (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados (as) na rede pública de Educação Básica, independentemente da necessidade identificada por meio de avaliação, ouvidos a família e o aluno, é uma das estratégias da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.
III. Estimular a criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria, articulados com instituições acadêmicas e integrados por profissionais das áreas de saúde, assistência social, pedagogia e psicologia, para apoiar o trabalho dos (as) professores da Educação Básica com os (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, é uma das estratégias da Meta 4 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas

    D) Todas as afirmativas estão corretas

Em 2006, o professor Dr. Ruben Puentedura criou o modelo SAMR, um método para medir a integração da tecnologia na sala de aula. Além de guiar e identificar o uso das ferramentas tecnológicas no processo de educação, o modelo também serve de guia para que o profissional possa avaliar sua própria evolução com relação à inserção da tecnologia no seu processo de ensino.
Imagem extraída do weblog do PhD Ruben R. Puentedura
Sabendo que cada letra da sigla representa um nível (grau) de integração, relacione a primeira coluna de acordo com o conceito correspondente na segunda coluna:
I- Substituição. II- Aumento. III- Modificação. IV- Redefinição.
( ) Satisfeito com os resultados apresentados no seminário, o professor orientará seus alunos a desenvolverem um livro interativo, utilizando, por exemplo, o iBooks Author, no qual terão a possibilidade de inserir gifs, vídeos, áudios, fotos e informações de suas pesquisas. ( ) O professor deve instruir seus alunos a pesquisarem e digitarem um trabalho referente a determinado movimento artístico em tablets ou computadores, ao invés de se limitarem à pesquisa em livros e à escrita cursiva. ( ) Os alunos não somente entregarão a pesquisa digitada e impressa em folha tamanho A4, como também prepararão uma apresentação utilizando Power Point e contando com o projetor da sala de aula para apresentar um seminário. ( ) Ao invés de se limitarem a publicar o livro digital na biblioteca da escola, os alunos deverão publicá-lo na Amazon, em formato para Kindle, ou na iBooks Store, tendo a atividade ganhado dimensões para além da própria sala de aula.
Assinale a alternativa que corresponde ao CORRETO preenchimento dos parênteses.

    A) IV, II, III e I.

    B) II, I, III e IV.

    C) I, III, IV e II.

    D) I, IV, III e II.

    E) III, I, II e IV.

A sociedade vem passando por muitas mudanças, em grande medida provocadas e potencializadas pelo avanço das tecnologias da informação. Na escola, tais tecnologias também se fazem presentes. Sobre o uso das tecnologias da informação na escola, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite o armazenamento de dados, tais quais planos de curso, planos de aula, sequências pedagógicas, textos de diversos gêneros, fotos, gravuras, dentre outros, num computador em sala de aula. Essa tecnologia garante que os dados estejam sempre disponíveis ao professor e aos alunos.

    B) Webquest, correio eletrônico, hipertexto e o uso de tablet garantem a efetiva aprendizagem em sala de aula.

    C) Reálias e Phillips 66 são exemplos de tecnologias da informação que podem ser utilizadas na escola.

    D) São denominados como “nativos digitais” a população nascida após os anos 2010.

    E) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva é uma das competências da BNCC.

As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado, EXCETO com o objetivo de:

    A) Prover condições de acesso, participação e aprendizagem aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados na rede pública de ensino regular.

    B) Atender os alunos em suas especificidades, articulando as ações com o ensino comum.

    C) Complementar e/ou suplementar a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela.

    D) Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem.

    E) Responsabilizar-se pela escolarização dos alunos com deficiência.

A tecnologia tem contribuído para mudar o ensino na atualidade, como no caso das chamadas metodologias ativas, que permitindo ao aluno participar ativamente e se desenvolver com maior autonomia. Dentro desta temática, a chamada “sala de aula invertida” consiste:

    A) No sentido de tornar o aluno capaz de aprender em qualquer contexto, unindo, por exemplo, práticas à distância e em sala de aula.

    B) No uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.

    C) No modo a tornar o aluno mais espontâneo e menos mecânico possível, de modo que estimula a falar e a ensinar o conteúdo aprendido durante a aula.

    D) No modo que o aluno faz a internalização de conceitos essenciais, posteriormente, discute os conhecimentos adquiridos e suas dúvidas de conteúdo com a ajuda e orientação do professor.

A sociedade vem passando por muitas mudanças, em grande medida provocadas e potencializadas pelo avanço das tecnologias da informação. Na escola, tais tecnologias também se fazem presentes. Sobre o uso das tecnologias da informação na escola, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite o armazenamento de dados, tais quais planos de curso, planos de aula, sequências pedagógicas, textos de diversos gêneros, fotos, gravuras, dentre outros, num computador em sala de aula. Essa tecnologia garante que os dados estejam sempre disponíveis ao professor e aos alunos.

    B) Webquest, correio eletrônico, hipertexto e o uso de tablet garantem a efetiva aprendizagem em sala de aula.

    C) Reálias e Phillips 66 são exemplos de tecnologias da informação que podem ser utilizadas na escola.

    D) São denominados como “nativos digitais” a população nascida após os anos 2010.

    E) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva é uma das competências da BNCC.

As metodologias ativas envolvem os alunos em atividades de aprendizagem que privilegiam:
I. A descoberta e a investigação. II. A resolução de problemas. III. A memorização de informação. IV. O estudo dirigido.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas III e IV.

    C) Apenas I, II e III.

    D) Apenas II, III e IV.

    E) I, II, III e IV.

A sociedade vem passando por muitas mudanças, em grande medida provocadas e potencializadas pelo avanço das tecnologias da informação. Na escola, tais tecnologias também se fazem presentes. Sobre o uso das tecnologias da informação na escola, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite o armazenamento de dados, tais quais planos de curso, planos de aula, sequências pedagógicas, textos de diversos gêneros, fotos, gravuras, dentre outros, num computador em sala de aula. Essa tecnologia garante que os dados estejam sempre disponíveis ao professor e aos alunos.

    B) Webquest, correio eletrônico, hipertexto e o uso de tablet garantem a efetiva aprendizagem em sala de aula.

    C) Reálias e Phillips 66 são exemplos de tecnologias da informação que podem ser utilizadas na escola.

    D) São denominados como “nativos digitais” a população nascida após os anos 2010.

    E) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva é uma das competências da BNCC.

É indiscutível a necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam:

    A) Estreitar seus horizontes e dotá-los de autonomia intelectual, assegurando-lhes o acesso ao conhecimento historicamente acumulado.

    B) Romper com os mecanismos ensinados em casa que afirmam ao aluno que seu aprendizado é meramente técnico.

    C) Estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e se instrumentalizarem para as demandas sociais presentes e futuras.

    D) Enfrentar as novas e diversificadas tarefas que não lhes são confiadas na sala de aula e no mercado de trabalho.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...