Questões sobre Tecnologias Educacionais

Lista completa de Questões sobre Tecnologias Educacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia com atenção a citação abaixo e responda o que se pede.
“O texto contemporâneo, multissemiótico ou multimodal envolve diversas linguagens, mídias e tecnologias”[...]. (ROJO, Roxane. (Org.). [email protected]: Os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 19. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que:
A alternativa que responde CORRETAMENTE ao que propõe a ideia na citação é:

    A) A linguagem digital tem prejudicado o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

    B) Essas novas formas de escrita convocam novos letramentos, configuram os enunciados/textos em sua “multissemiose” ou em sua multiplicidade de modos de significar.

    C) A pluralidade de linguagens em sala de aula tem causado confusão aos alunos, não permitindo acomodar essas formas de significação.

    D) As tradições de educação para o letramento ficam prejudicadas com as inovações tecnológicas.

    E) As capacidades de autoria hipermídia e de análise crítica não correspondem às capacidades tradicionais de produção de texto e de leitura crítica.

Para Fava, com as tecnologias cada vez mais rápidas e integradas, o conceito de presença e distância, de espaço e tempo se alteram, bem como as formas de ensinar e aprender. As ofertas e modalidades de projetos acadêmicos serão extremamente variadas, flexíveis, customizadas. Serão flexíveis, EXCETO:

    A) No tempo.

    B) Na metodologia.

    C) Na gestão financeira.

    D) Na gestão de tecnologia.

Em relação às tecnologias na educação, analise as informações abaixo, segundo as teorias de Moran:
1. As tecnologias propiciam a reconfiguração da prática pedagógica. 2. Elas deixam crianças e adolescentes desconectados do mundo real. 3. Propiciam a abertura e plasticidade do currículo. 4. A tecnologia propicia o exercício da coautoria de professores e alunos. 5. Não é possível utilizar as tecnologias em todas as modalidades de ensino.
O resultado da somatória dos números correspondentes às informações corretas é:

    A) 05.

    B) 08.

    C) 09.

    D) 10.

De acordo com Moran, a tecnologia em rede e móvel e as competências digitais são componentes fundamentais de uma educação plena. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às chances que o aluno perde quando não é conectado e/ou não tem o domínio digital no seu dia a dia.

    A) Pode diminuir sua empregabilidade futura.

    B) O aluno torna-se visível para os demais.

    C) Pode publicar suas ideias.

    D) Pode acessar materiais muito ricos disponíveis.

A sociedade vem passando por muitas mudanças, em grande medida provocadas e potencializadas pelo avanço das tecnologias da informação. Na escola, tais tecnologias também se fazem presentes. Sobre o uso das tecnologias da informação na escola, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite o armazenamento de dados, tais quais planos de curso, planos de aula, sequências pedagógicas, textos de diversos gêneros, fotos, gravuras, dentre outros, num computador em sala de aula. Essa tecnologia garante que os dados estejam sempre disponíveis ao professor e aos alunos.

    B) Webquest, correio eletrônico, hipertexto e o uso de tablet garantem a efetiva aprendizagem em sala de aula.

    C) Reálias e Phillips 66 são exemplos de tecnologias da informação que podem ser utilizadas na escola.

    D) São denominados como “nativos digitais” a população nascida após os anos 2010.

    E) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva é uma das competências da BNCC.

A estratégia pedagógica em que se procede a disponibilização prévia de vídeos, áudios, textos e outras mídias, para que todos os alunos tenham acesso ao conteúdo antes das aulas, permitindo que cada aluno estude nos locais e horários que melhor lhe convém, seguindo seu próprio ritmo, chama-se:

    A) Sala de Aula Invertida.

    B) Conteúdo Misto.

    C) Sala de Aula Online.

    D) Pedagogia Ativa Remota.

O uso das novas tecnologias na educação pode promover algumas mudanças na abordagem pedagógica, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e criativo. Diversas habilidades podem ser praticadas no ensino escolar, facilitando os tipos de comunicação e interação entre os professores e os alunos. Em relação ao uso de tecnologias digitais no processo ensino e aprendizagem, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula, o professor assume um papel secundário no processo de ensino e aprendizagem.

( ) A iInternet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, pois, através dela, o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte.

( ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, constitui um meio mais atraente de aprendizagem.

( ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando de cima para abaixo:

    A)

    F, V, V, F.



    B) F, F, F, F.

    C) F, F, F, V.

    D) F, F, V, F.

    E) F, V, F, V.

As chamadas “novas tecnologias” oferecem atualmente uma grande facilidade para que o educador possa enriquecer sua prática pedagógica. Porém, o educador deve conhecer o que cada uma dessas facilidades tecnológicas tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes situações educacionais.
Sobre a utilização de tecnologias na escola, analise os itens a seguir e assinale V para verdadeira e F para falsa.
I - O objetivo da educação para as mídias é a formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação. II - As facilidades técnicas oferecidas pelos computadores possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma ampla diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar. III - Para que o professor, no uso das novas tecnologias, desenvolva um trabalho de qualidade, é necessário que ele tenha somente o conhecimento técnico, não necessitando de envolvimento pedagógico. IV - A utilização de novas tecnologias na escola é importante exclusivamente por possibilitar que as crianças sejam capacitadas em dominá-las.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

    A) V, V, F, V.

    B) V, F, V, F.

    C) F, V, V, V.

    D) V, F, F, V.

    E) V, V, F, F.

Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa CORRETA.


? Fazer uso da tecnologia na educação tem sido considerado por muitos educadores uma necessidade inadiável. No entanto, é preciso se dar conta de que a forma como esse recurso deve ser empregado em sala de aula nem sempre é clara e, nem sempre atinge a aprendizagem dos alunos.

POR ISSO:

? Simplesmente usar ferramentas tecnológicas na escola, como fim em si mesmas, não é o objetivo central dos processos educacionais.

    A) As duas são proposições verdadeiras.

    B) A primeira é uma afirmação falsa e a segunda é verdadeira.

    C) A primeira é uma afirmação verdadeira e a segunda é falsa.

    D) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Segundo Menezes (2003, p. 3), os jogos digitais normalmente possuem desafios a serem vencidos através de um conjunto de regras e situações dinâmicas que vão sendo apresentadas ao jogador. A atividade de jogar é exercida de maneira voluntária e na maioria das vezes proporciona:

    A) Um ambiente lúdico, permitindo que o usuário brinque como se fizesse parte do próprio jogo.

    B) O domínio dos controles remotos de todos os aparelhos com compreensão e coordenação inigualável.

    C) A pedagogia e transformação direta pela formação e a transformação cultural das últimas gerações.

    D) O aprendizado e direciona a capacidade de detenção do que foi ensinado, exercitando as funções mentais e intelectuais da criança.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...