Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Problemas na compreensão do significado da palavra, de frases, de histórias, de diálogos, vocabulário restrito e limitado; frases incompletas e mal estruturadas; dificuldades em associar palavras com imagens. Esses problemas de aprendizagem são características dos:

    A) Fatores psicomotores.

    B) Fatores cognitivos.

    C) Fatores sociais.

    D) Fatores afetivos.

Ao contar objetos as crianças aprendem a distinguir o que já contaram do que ainda não contaram e a não contar duas (ou mais) vezes o mesmo objeto; descobrem que tampouco devem repetir as palavras numéricas já ditas e que, se mudarem sua ordem, obterão resultados finais diferentes daqueles de seus companheiros; percebem que não importa a ordem que estabelecem para contar os objetos, pois obterão sempre o mesmo resultado. De acordo com o contexto acima a criança tem aquisição ao seguinte conceito matemático:

    A) Números e sistema de numeração.

    B) Grandezas e medidas.

    C) Espaço e forma.

    D) Geometria e tempo.

Em relação a aprendizagem da leitura e escrita, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Leitura e escrita são processos complementares, porém distintos, pois exigem diferentes habilidades.

    B) É possível saber ler e não saber escrever.

    C) O contato com os textos escritos, especialmente por meio da leitura feita pelos adultos, potencializa muito o aprendizado.

    D) Ser um leitor competente significa, necessariamente, ser um bom produtor de textos.

Assinale a alternativa que corresponde a prática pedagógica reflexiva:

    A) Se caracteriza pelo rompimento da unidade indissolúvel, no processo prático , entre sujeito e objeto, e entre teoria e prática.

    B) Tem como característica principal o não rompimento da unidade entre teoria e prática, propiciando um caráter criador à prática social que define e orienta a ação pedagógica.

    C) Sua característica é não se preocupar nem criar e nem produzir uma nova realidade, há interesse em ampliar o que já foi criado.

    D) A característica do conteúdo se sujeita á forma, ao real e ideal, ao prático e concreto e ao universal e abstrato.

A didática possui como compromisso buscar práticas de ensino, tendo como objeto de estudo:

    A) Experiências de aprendizagem.

    B) Transformação social.

    C) Desenvolvimento de funções cognitivas.

    D) Processo ensino aprendizagem.

O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição, três grandes eixos estão relacionados à construção do Projeto Político-Pedagógico. Relacione as colunas abaixo sobre esses eixos:


( I )Eixo da flexibilidade:

( II) Eixo de avaliação :

( III) Eixo da liberdade:


( ) Expressa-se no âmbito do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas e da proposta de Gestão Democrática do ensino público, que será definido em cada sistema de ensino.

( ) Reforça um aspecto importante a ser observado nos diversos níveis do ensino público.

( ) Vinculado à autonomia, possibilita que a escola organize seu próprio trabalho pedagógico.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

    A) II, III,I.

    B) I, III, II.

    C) III, II,I.

    D) Nenhuma das alternativas.

A avaliação da aprendizagem vem há muito tempo ocupando de maneira significativa tempo e espaço dentro das instituições de ensino no país, sendo alvo de muitas discussões de quem, quando e como avaliar. Assim refletir sobre a avaliação se faz necessário e nesse sentido os PCNs compreendem a avaliação como, EXCETO:

    A) É compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica.

    B) Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.

    C) É compreendida como fator determinante e único para afinar a aprendizagem de determinado conteúdo pelo aluno.

    D) A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo grupo.

    E) A avaliação se aplica não apenas ao aluno, considerando as expectativas de aprendizagem, mas às condições oferecidas para que isso ocorra.

A relação professor-aluno já teve vários nuances no decorrer da história. Para chegar ao padrão atual, houve uma trajetória baseada em correntes filosóficas e tendências pedagógicas que determinaram o papel dos atores de acordo com os princípios vigentes de cada época. Para se chegar no modelo de relação professor-aluno que se tem hoje, foi necessário passar por uma série de transformações nos papéis dos envolvidos. Os paradigmas que temos atualmente envolvem: I. Igualdade de oportunidades. II. Respeito a diversidade. III. Democratização do saber. IV. Desenvolvimento humano nos seus aspectos individual, social e transcendental. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens II e III estão corretos.

    C) Apenas os itens II, III e IV estão corretos

    D) Apenas os itens I, II e IV estão corretos

    E) Todos os itens estão corretos.

Segundo o PCN – Língua portuguesa – 1º e 2º ciclo a produção oral pode acontecer nas mais diversas circunstâncias, dentro dos mais diversos projetos: Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) Atividades em grupo que envolvam o planejamento e realização de pesquisas e requeiram a definição de temas, a tomada de decisões sobre encaminhamentos, a divisão de tarefas, a apresentação de resultados. ( ) Atividades de resolução de problemas que exijam estimativa de resultados possíveis, verbalização, comparação e confronto de procedimentos empregados. ( ) Atividades de produção oral de planejamento de um texto, de elaboração propriamente e de análise de sua qualidade. ( ) Atividades dos mais variados tipos, mas que tenham sempre sentido de comunicação de fato: exposição oral, sobre temas estudados apenas por quem expõe; descrição do funcionamento de aparelhos e equipamentos em situações onde isso se faça necessário; narração de acontecimentos e fatos conhecidos apenas por quem narra, etc. Assinale a sequência CORRETA:

    A) V, V, V, V

    B) V, F, V, V

    C) F, V, V, F

    D) V, V, V, F

    E) V, V, F, V

De acordo com o código alfanumérico dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do exemplo abaixo de qual faixa etária e a qual campo de experiência se refere: (EI02TS01)

    A) Bebês - Traços, sons, cores e formas

    B) Crianças pequenas - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

    C) Crianças bem pequenas - Traços, sons, cores e formas

    D) Crianças bem pequenas - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

    E) Bebês - Escuta, fala, pensamento e imaginação

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...