Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a aplicação da didática em sala de aula, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A didática é considerada arte e ciência do ensino, ela não objetiva apenas conhecer por conhecer, mas procura aplicar seus princípios com a finalidade de desenvolver no indivíduo as habilidades cognitivas para torná-los críticos e reflexivos.

    B) É dever dos alunos garantir uma relação didática entre ensino e aprendizagem, tendo em mente que sua postura em sala de aula deve auxiliar o trabalho do professor.

    C) É dever do professor garantir uma relação didática entre ensino e aprendizagem, tendo em mente a formação individual da personalidade de cada um dos seus alunos.

    D) Por meio da aula o docente organiza esse processo de ensino e faz a mediação, junto aos alunos, do conhecimento prévio com o conhecimento adquirido durante o processo de formação dos estudantes

    E) A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreçam o desenvolvimento de habilidades, tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.

Sobre o papel da escola, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, considere os itens abaixo:
I. A escola deve constituir-se em uma ajuda intencional, sistemática, planejada e continuada para crianças, adolescentes e jovens durante um período contínuo e extensivo de tempo.
II. A educação escolar se assemelha aos processos educativos que ocorrem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nos demais espaços de construção de conhecimentos e valores para o convívio social.
III. Para cumprir seu papel com eficácia, deve-se buscar uma uniformização dos estabelecimentos escolares, apesar de cada escola ter sua história, suas peculiaridades e sua identidade.
É correto afirmar o que está presente em:

    A) Apenas I

    B) Apenas I e II.

    C) Apenas II e III.

    D) I, II e III.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O educador deve saber que o binômio ensinoaprendizagem é prejudicial para os alunos, pois impede que dominem os conhecimentos e métodos ensinados no ambiente escolar. Impede, também, que desenvolvam a criatividade e a independência do pensamento.

II. O educador deve dispor o contato dos alunos com objetos e situações, problematizando-os de modo que o educando seja impedido de ter acesso a novos conteúdos e possa elaborar respostas aos problemas suscitados, elaborando conhecimento de forma crítica, criativa e pouco significativa.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Sobre a relação da educação com os direitos humanos, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Para a escola, como instituição de referência na educação e central na formação dos indivíduos, basta oferecer uma educação de qualidade que automaticamente serão garantidos os direitos humanos, podendo abrir mão do debate e promoção do tema.

    B) Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a educação aparece não apenas como um direito mas também como um meio para que se alcance os objetivos propostos no documento.

    C) Em seu preâmbulo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos pede “que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades”.

    D) A escola, como instituição de referência na educação e central na formação dos indivíduos, não pode abrir mão do debate, prática, promoção e garantia dos direitos humanos.

    E) Além de trazer o tema para a sala de aula, a escola também pode promover os direitos humanos em suas práticas e vivência cotidianas. Para isto, a instituição deve repensar seus posicionamentos e modos de atuação.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, dentre os eixos ou temas propostos para serem desenvolvidos concomitantemente nas três séries do ensino médio, não é tema estruturador:

    A) Álgebra: números e funções.

    B) Geometria e medidas

    C) Análise de dados.

    D) Resolução de problemas.

O ensinar

Por Maria H. B. Passamai (adaptado).

Se buscarmos conceituar o que é ensinar, encontraremos definições como: “Ministrar o ensino [...]; instruir; lecionar; educar; dar a conhecer; transmitir conhecimentos” (AURÉLIO, 1986, p. 660) ou “[...] repassar ensinamentos; doutrinar; transmitir experiência prática [...] tornar conhecido, familiar; mostrar com precisão; indicar” (HOUAISS, 2001, p. 1159). Por outro lado, ensino “[...] vem de ensinar (lat. Insegnare) que quer dizer dar preleções sobre o que os outros ignoram ou sabem mal” (NÉRICE, 1989, p. 47). Mas, no enfoque didático, o ensino “[...] é a ação de prover circunstâncias para que o educando aprenda, podendo ser a ação direta do professor (como no caso da preleção) ou indireta (como no caso de orientar o educando para pesquisar)” (NÉRICE, 1989, p. 47). Desse modo, a ação de dirigir a aprendizagem do aluno, organizando-a, selecionando os conteúdos, as tarefas e as avaliações, é compreendida muito claramente como a função dos professores.

Os professores são, portanto, aqueles que professam algo que consideram verdadeiro, válido, necessário e útil para a perpetuação da cultura e daqueles objetivos indicados pela sociedade para preservação de sua sobrevivência. São pessoas especializadas e habilitadas para, sistematicamente, passar para o aluno/aprendente “[...] um conjunto de conhecimentos que o tempo e a experiência selecionaram da cultura universal e diz respeito à nossa vivência cultural” (TOSI, 2001, p. 24). Portanto, fica evidente que os conhecimentos acumulados ao longo da existência humana vão ser transmitidos pelo “ensinante” ao “aprendente”, mas, para tal, esses conhecimentos necessitam ser selecionados e organizados em conteúdos considerados, pela sociedade, como mais relevantes às suas crianças e jovens.

Visto dessa forma, o ato de ensinar indica que [...] a função do professor/a será facilitar o surgimento do contexto de compreensão comum e trazer instrumentos procedentes da ciência, do pensamento e das artes para enriquecer [...] espaço de conhecimento compartilhado, mas nunca substituir o processo de construção dialética desse espaço, impondo suas próprias representações ou cerceando as possibilidades de negociação aberta de todos e cada um dos elementos que compõem o contexto de compreensão comum.

(Didática - 1951. - Vitória, ES : Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância, 2011. Fonte: https://bit.ly/3fqsVtC) 
Leia o texto 'O ensinar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Após a análise do texto, é possível inferir que o termo ensino vem do verbo ensinar, que quer dizer criar ou conceber novos significados para definições ou conceitos obsoletos de uma cultura.
II. De acordo com o texto, nos últimos anos, os profissionais de educação têm privilegiado uma abordagem mais humanista e hermética da educação, sendo visivelmente influenciados por uma necessidade urgente de atender a resultados cobrados pelos familiares em relação à aquisição de conhecimentos. Se por um lado essa abordagem trouxe uma formação mais completa para os alunos, por outro também privilegiou a realização de avaliações que priorizam a classificação e a separação dos melhores e dos menos aptos, como se pode observar no texto.
III. As informações presentes no texto permitem inferir que a ação de dirigir a aprendizagem do aluno, organizando-a, selecionando os conteúdos, as tarefas e as avaliações, é raramente compreendida como uma função dos professores.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas

No enfoque do alinhamento Construtivo o professor desenvolve seu planejamento com base nos resultados que pretende alcançar e não sobre o que vai ensinar, partindo da perspectiva do aluno, do que ele irá aprender e do como irá aprender. Nesse sentido, é correto afirmar sobre as atividades avaliativas:

    A) A verificação da aprendizagem deve estar acima dos níveis estabelecidos nos objetivos de aprendizagem, a avaliação deve estar em oposta aos objetivos.

    B) A verificação da aprendizagem deve estar no mesmo nível que dos alunos, a avaliação deve estar em correspondência com o nível da turma.

    C) A verificação da aprendizagem abaixo dos níveis dos objetivos de aprendizagem, a avaliação deve permitir que os alunos apresentem seus perfis, não o conteúdo.

    D) A verificação da aprendizagem deve estar no mesmo nível que os objetivos de aprendizagem, a avaliação deve estar em correspondência com o objetivo.

Com relação às competências da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, especificamente para a Matemática, não pode ser citado:

    A) Reconhecer e utilizar símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem matemática.

    B) Frente a uma situação ou problema, reconhecer a sua natureza e situar o objeto de estudo dentro dos diferentes campos da Matemática.

    C) Escrever resenhas de livros; produzir roteiros para entrevistar especialistas ou membros da comunidade sobre um tema específico.

    D) Ler e interpretar dados ou informações apresentados em diferentes linguagens e representações

O ensinar

Por Maria H. B. Passamai (adaptado).

Se buscarmos conceituar o que é ensinar, encontraremos definições como: “Ministrar o ensino [...]; instruir; lecionar; educar; dar a conhecer; transmitir conhecimentos” (AURÉLIO, 1986, p. 660) ou “[...] repassar ensinamentos; doutrinar; transmitir experiência prática [...] tornar conhecido, familiar; mostrar com precisão; indicar” (HOUAISS, 2001, p. 1159). Por outro lado, ensino “[...] vem de ensinar (lat. Insegnare) que quer dizer dar preleções sobre o que os outros ignoram ou sabem mal” (NÉRICE, 1989, p. 47). Mas, no enfoque didático, o ensino “[...] é a ação de prover circunstâncias para que o educando aprenda, podendo ser a ação direta do professor (como no caso da preleção) ou indireta (como no caso de orientar o educando para pesquisar)” (NÉRICE, 1989, p. 47). Desse modo, a ação de dirigir a aprendizagem do aluno, organizando-a, selecionando os conteúdos, as tarefas e as avaliações, é compreendida muito claramente como a função dos professores.

Os professores são, portanto, aqueles que professam algo que consideram verdadeiro, válido, necessário e útil para a perpetuação da cultura e daqueles objetivos indicados pela sociedade para preservação de sua sobrevivência. São pessoas especializadas e habilitadas para, sistematicamente, passar para o aluno/aprendente “[...] um conjunto de conhecimentos que o tempo e a experiência selecionaram da cultura universal e diz respeito à nossa vivência cultural” (TOSI, 2001, p. 24). Portanto, fica evidente que os conhecimentos acumulados ao longo da existência humana vão ser transmitidos pelo “ensinante” ao “aprendente”, mas, para tal, esses conhecimentos necessitam ser selecionados e organizados em conteúdos considerados, pela sociedade, como mais relevantes às suas crianças e jovens.

Visto dessa forma, o ato de ensinar indica que [...] a função do professor/a será facilitar o surgimento do contexto de compreensão comum e trazer instrumentos procedentes da ciência, do pensamento e das artes para enriquecer [...] espaço de conhecimento compartilhado, mas nunca substituir o processo de construção dialética desse espaço, impondo suas próprias representações ou cerceando as possibilidades de negociação aberta de todos e cada um dos elementos que compõem o contexto de compreensão comum.

(Didática - 1951. - Vitória, ES : Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância, 2011. Fonte: https://bit.ly/3fqsVtC) 
Leia o texto 'O ensinar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Uma análise cuidadosa do texto permite ao leitor entender que, em um mundo rico em recursos tecnológicos, onde os alunos têm um amplo acesso às informações da Internet, o papel do professor torna-se cada vez mais obsoleto. Para resgatar a sua importância no meio educativo, os professores devem sempre privilegiar a realização de aulas exclusivamente teóricas e expositivas, utilizando uma linguagem excessivamente rebuscada e repleta de termos técnicos, defende o texto
II. Fica evidente ao leitor, após a leitura do texto, que a prática do ensino é, antes de tudo, um esforço dialógico que envolve o professor, os alunos e os pais. É, também, o resultado de uma autoavaliação do profissional de educação que busca, antes de formar uma consciência cidadã nos alunos, compreender os próprios interesses e desejos de longo prazo, conforme se pode inferir do texto.
III. O texto apresenta ao leitor um pressuposto de que é evidente a lógica de que os conhecimentos acumulados ao longo da existência humana devem ser transmitidos pelo “ensinante” ao “aprendente” e que, para tal, é necessário que sejam selecionados conteúdos considerados, pela sociedade, como mais relevantes às suas crianças e jovens.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta

    B) Apenas uma afirmativa está correta

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

São características da tendência pedagógica progressista libertadora: I. O ensino procura é realizado de modo a criar consciência no aluno sobre a realidade em que vive. II. A relação em sala de aula é marcada por muito profissionalismo e o conteúdo é ensinado de maneira técnica. III. Os conteúdos são extraídos do cotidiano dos alunos, refletindo sobre suas particularidades. IV. Embora o aluno seja o foco principal da relação de ensino e aprendizagem, o professor ainda é visto como detentor do conhecimento. Podemos afirmar que:

    A) Todos os itens estão corretos.

    B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens I e III estão corretos.

    D) Apenas os itens II e IV estão corretos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...