Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Antunes (2014) salienta que o sistema de avaliação da aprendizagem na nova pedagogia baseia-se:
I. Na valorização do saber aprender. II. Na aferição de conceitos passados pelo professor. III. Nas relações grupais e no espírito empreendedor dos alunos.
Quais estão INCORRETOS?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Os conteúdos desse modo trabalham com maior flexibilidade para as diferentes situações escolares, sendo garantido, nesse processo, o domínio dos conceitos fundamentais a ser estudados. Presente no cotidiano escolar do Ensino Fundamental e Médio pode conduzir a abordagens apresentando problemáticas gerais e respeitando a faixa etária, ou série ou proposta pedagógica a que se destina. A descrição sugere um tipo de ensino de História por:

    A) Eixos temáticos.

    B) Metodologias ativas.

    C) Estudos não-diretivos.

    D) Formação continuada.

Com relação ao ensino de Matemática através da resolução de problemas, é correto afirmar que:

    A) É ponto de partida da atividade matemática, pois o conhecimento ganha significado em situações desafiadoras, além de trabalhar o desenvolvimento de estratégias de resolução.

    B) Os problemas devem ser utilizados exclusivamente como forma de aplicação de conhecimentos adquiridos anteriormente pelos alunos.

    C) Deve-se ensinar um conceito, procedimento ou técnica e depois apresentar um problema para avaliar se os alunos são capazes de empregar o que lhes foi ensinado.

    D) É uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como finalização da aprendizagem.

Na Pedagogia Tradicional, a organização dos conteúdos assume as seguintes características:
I. Centralizados a partir dos interesses dos alunos. II. Desenvolvidos de forma objetiva. III. Exaltação do enciclopedismo.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E)

    I, II e III.



O ensino de história exige certo domínio conceitual a medida que seus objetivos são apresentados. Desse modo leia com atenção as afirmações abaixo: I. Como o conhecimento histórico é possível, o que requer um conceito de evidência. II. As explicações históricas podem ser contingentes ou condicionais, e para interpretar as ações no passado é necessário reconstruir as crenças do agente sobre a situação, valores e intenções relevantes. III. Considerações históricas não são cópias do passado, mas podem ser avaliadas como respostas para questões em termos do âmbito do documento que elas explicam, seus poderes explicativos e sua congruência com outros conhecimentos. IV. É imprescindível à leitura de fontes e textos históricos a articulação de pré-conceitos individuais, que moldam e particularizam o conhecimento do modo que os preceitos científicos exigem. Podemos afirmar que:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens III e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens I, II e III estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

Conforme exposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, a Matemática:
I. Caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.
II. É uma ciência presente no cotidiano dos cidadãos e em centros de pesquisa, apresentando-se como um corpo de conhecimento imutável e verdadeiro, que deve ser assimilado por quem a estuda.
III. Produz novos conhecimentos que, a par de seu valor intrínseco, de natureza lógica, são instrumentos úteis na solução de problemas científicos e tecnológicos.
Está correto o que se afirma, apenas, em:

    A) I e II.

    B) II e III

    C) I e III

    D) I, II e III.

O letramento além da área de língua portuguesa

Vivemos em uma sociedade letrada e o domínio do código escrito faz-se necessário em vários contextos e em várias práticas sociais. São cada vez mais comuns as situações nas quais temos que preencher um formulário, ou mesmo um cupom para participarmos de um sorteio; que temos que ler um folheto explicativo de um eletrodoméstico que compramos; e assim por diante.

Portanto, é impossível negarmos que, de uma forma ou de outra, o código escrito não esteja presente em nossas vidas de alguma maneira. No entanto, ao utilizarmos tais habilidades, não constatamos que só o fazemos dentro da escola e nas aulas de língua portuguesa. O mundo é uma totalidade complexa. Mas, mesmo assim, a escola teima em dividir seu conhecimento em partes.

A ideia de que a fragmentação facilitaria a compreensão do conhecimento científico orientou a elaboração de currículos básicos durante algum tempo e, com eles, certo número de disciplinas foi considerado indispensável à construção do saber escolar. [...] No entanto, não há como separar as áreas do conhecimento, pois uma complementa a outra, um assunto puxa outro. A formação do indivíduo é integral; não podemos então legar o alfabetizar letrando somente às aulas de língua portuguesa, se nas outras aulas também se lê e se escreve. Pois hoje, tão importante quanto conhecer o funcionamento do sistema de escrita e trabalhar os conteúdos de cada disciplina é engajar-se na busca pelo conhecimento em práticas sociais letradas. [...]

Por isso, aprender a ler e a escrever implica não apenas o conhecimento das letras e do modo de decodificá-las, [como fazemos] nas aulas de língua portuguesa, mas na possibilidade de usar esse conhecimento em benefício de formas de expressão e comunicação possíveis, reconhecidas, necessárias e legítimas no seu dia a dia dentro e fora da escola, dentro das aulas de língua portuguesa e também nas outras áreas de conhecimento.

(Fragmento adaptado. In: ALMEIDA, A. M. B. de et al. O letramento em todas as Áreas do Conhecimento do Currículo de Alfabetização. Disponível em: https://bit.ly/32mJp1m.)
Leia o texto 'O letramento além da área de língua portuguesa' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. No texto, está implícita a afirmação de que não adianta o indivíduo conhecer as letras e decodificá-las (habilidade leitora básica), se ele não consegue ampliar o seu leque de formação em práticas socioculturais mais amplas. Nesse sentido, aprender a ler e a escrever implica obter sucesso em todos os espaços de letramento.
II. As autoras do texto sustentam a tese de que, apesar de o conhecimento ser tratado cartesianamente pelas instituições de poder que “orientam” o que os professores devem ensinar (no caso do currículo), as escolas têm autonomia para promover uma formação integral do indivíduo.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas

O planejamento pedagógico tem como finalidade definir os objetivos e as estratégias que orientam o processo de ensino-aprendizagem. No contexto da educação inclusiva, o planejamento deve ser contínuo e colaborativo, ao mesmo tempo, deve valorizar os interesses e atender às necessidades de cada estudante. Isso significa pensar aulas desafiadoras para todos, diversificando as formas de apresentar e explorar os conteúdos curriculares.

Sobre o planejamento pedagógico numa perspectiva inclusiva analise os itens:

I. O planejamento numa perspectiva inclusiva prevê que o processo de elaboração do planejamento pedagógico seja colaborativo, envolvendo a participação de outros agentes da escola, docentes e não docentes, das famílias e até mesmo dos alunos, como protagonistas do próprio processo de ensino e aprendizagem.

II. O profissional do atendimento educacional especializado (AEE) podem contribuir significativamente sugerindo atividades e recursos, desde que isso se dê numa perspectiva de colaboração, considerando que tais atividades precisam estar contextualizadas no planejamento.

III. O atendimento educacional especializado pode contribuir para um planejamento pedagógico inclusivo tanto na proposição de estratégias diversificadas, considerando os interesses e as necessidades de cada um dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, quanto na identificação das barreiras a sua aprendizagem e na escolha ou construção de recursos ou estratégias para a superá-las e para equiparar oportunidades.

IV. Numa perspectiva inclusiva, o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de cada estudante é único, singular, dinâmico, não linear.

Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, e III apenas.

    C) III e IV apenas.

    D) I, III e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

Leia o trecho e responda o que se pede: “O ensino de história na atualidade parte de uma concepção fundamental da ciência da história, que configura o conceito de _________________, considerado como a soma das operações mentais com as quais os homens interpretam sua experiência de evolução no tempo de seu mundo e de si mesmos, de forma tal que possam orientar, intencionalmente sua vida prática no tempo.”. A lacuna deve ser devidamente preenchida pela alternativa de:

    A) Consciência histórica.

    B) Dialética do tempo.

    C) Dinâmica de temporalidades.

    D) Representação crítica.

O letramento além da área de língua portuguesa

Vivemos em uma sociedade letrada e o domínio do código escrito faz-se necessário em vários contextos e em várias práticas sociais. São cada vez mais comuns as situações nas quais temos que preencher um formulário, ou mesmo um cupom para participarmos de um sorteio; que temos que ler um folheto explicativo de um eletrodoméstico que compramos; e assim por diante.

Portanto, é impossível negarmos que, de uma forma ou de outra, o código escrito não esteja presente em nossas vidas de alguma maneira. No entanto, ao utilizarmos tais habilidades, não constatamos que só o fazemos dentro da escola e nas aulas de língua portuguesa. O mundo é uma totalidade complexa. Mas, mesmo assim, a escola teima em dividir seu conhecimento em partes.

A ideia de que a fragmentação facilitaria a compreensão do conhecimento científico orientou a elaboração de currículos básicos durante algum tempo e, com eles, certo número de disciplinas foi considerado indispensável à construção do saber escolar. [...] No entanto, não há como separar as áreas do conhecimento, pois uma complementa a outra, um assunto puxa outro. A formação do indivíduo é integral; não podemos então legar o alfabetizar letrando somente às aulas de língua portuguesa, se nas outras aulas também se lê e se escreve. Pois hoje, tão importante quanto conhecer o funcionamento do sistema de escrita e trabalhar os conteúdos de cada disciplina é engajar-se na busca pelo conhecimento em práticas sociais letradas. [...]

Por isso, aprender a ler e a escrever implica não apenas o conhecimento das letras e do modo de decodificá-las, [como fazemos] nas aulas de língua portuguesa, mas na possibilidade de usar esse conhecimento em benefício de formas de expressão e comunicação possíveis, reconhecidas, necessárias e legítimas no seu dia a dia dentro e fora da escola, dentro das aulas de língua portuguesa e também nas outras áreas de conhecimento.

(Fragmento adaptado. In: ALMEIDA, A. M. B. de et al. O letramento em todas as Áreas do Conhecimento do Currículo de Alfabetização. Disponível em: https://bit.ly/32mJp1m.)
Leia o texto 'O letramento além da área de língua portuguesa' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. As autoras corroboram com a ideia de que a escola tem uma visão reducionista dos saberes científicos. É como se a instituição ignorasse o fato de as ciências estarem interligadas; isto é, um assunto “puxando” o outro.
II. O texto aponta para a ideia de que o código escrito se torna indispensável em diversas situações de interação que exigem o domínio de práticas de leitura e de escrita. Sendo assim, pode-se afirmar que esse contato não se dá exclusivamente na escola.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...