Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as contribuições do reformador Martinho Lutero para o campo da Educação, julgue as afirmações abaixo.

I.Lutero entendia a Pedagogia como uma ciência, sendo precursor nesse pensamento.
II.Lutero estimulou a educação pública, universal e gratuita.
III.Lutero é considerado o pai do jardim de infância.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) afirmação(ões).

    A) I e II.

    B) II.

    C) II e III.

    D) III.

Julgue o excerto abaixo.

Quando falamos em Projeto Político-Pedagógico (PPP), entendemos ser projeto por organizar as propostas e ações concretas a serem executadas num período de tempo; ser político por entender o ambiente escolar um espaço de cidadania; e ser pedagógico por se voltar para a organização de práticas educativas necessárias para o pleno desenvolvimento do estudante.

E em seguida marque a alternativa CORRETA que corresponde ao excerto.

    A) O excerto está completamente incorreto.

    B) O excerto está parcialmente correto, pois a sigla se refere a Projeto Profissional Pedagógico, uma vez que o espaço escolar deve ser apartidário.

    C) O excerto está parcialmente correto uma vez que o PPP deve ter um caráter permanente e não ter sua execução restrita a um espaço de tempo.

    D) O excerto está completamente correto.

Em relação ao questionamento do que ensinar, o principal instrumento que os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem nesta direção é a abordagem dos conteúdos escolares em:

    A) Conteúdos conceituais e atitudinais.

    B) Conteúdos atitudinais e procedimentais.

    C) Conteúdos integrantes, conceituais e atitudinais.

    D) Conteúdos conceituais e integrantes.

    E) Conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais.

No ensino de Estatística é importante que os alunos explorem as ideias básicas, reconheçam dados, organizando-os em tabelas e gráficos, e leiam as informações representadas por meio desses gráficos e tabelas, sabendo comunicar esses resultados. Existe quatro fases para que o método estatístico aconteça; são elas, EXCETO:

    A) Coleta de dados.

    B) Crítica desses dados.

    C) Estratégia Funcional.

    D) Exposição ou apresentação dos dados.

    E) Análise de resultados.

O PCN traz como objetivos da Matemática no ensino fundamental, levar o aluno a, EXCETO:

    A) Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

    B) Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico).

    C) Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente.

    D) Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis.

    E) Reconhecer que não há conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares.

Segundo os PCNs, um dos objetivos da Matemática é: “Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações-problema que envolvam contagens, medidas e códigos numéricos”. Referentes a esse objetivo, o documento lista conteúdos conceituais e procedimentais. São eles:
I. Reconhecimento de números no contexto diário. II. Utilização de diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos. III. Utilização de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvem contagens e medidas. IV. Comparação de coleções pela quantidade de critérios pelo aspecto escrito dos números.
Estão CORRETOS os itens:

    A) Apenas os itens I, II e IV

    B) Apenas os itens I, II e III

    C) Apenas os itens II, III e IV

    D) Apenas os itens I, III e IV

    E) Todos os itens estão corretos.

O Plano Estadual de Contingência – Educação (PLANCON-EDU/COVID-19), tem por objetivos específicos, EXCETO:

    A) Identificar os cenários gerais de riscos dos estabelecimentos de ensino dos diversos graus de cada região/município (ameaças, nos territórios envolvidos, ameaças, vulnerabilidades e capacidades instaladas ou a instalar).

    B) Definir as dinâmicas e ações operacionais e elaborar os protocolos operacionais específicos, aplicáveis às diversas atividades escolares dos diversos níveis, cumprindo todas as recomendações oficiais.

    C) Estabelecer um Sistema de Comando Operacional que oriente, acompanhe, monitor e avalie as dinâmicas e ações definidas e sua aplicação em cada município/região e/ou escola, em especial, na retomada de atividades presenciais.

    D) Assegurar informação mensais de boletins e outros materiais sobre a pandemia, formas de contágio e formas de prevenção.

    E) Garantir uma eficiente comunicação interna (com regiões/municípios ou com escolas da região/município e seus alunos, professores e funcionários) e externa (com pais e população em geral).

A opção teórica da Proposta Curricular de Santa Catarina foi feita, desde o início, pela abordagem filosófica do materialismo histórico e dialético. Nesse sentido, toda a discussão e orientação teórica caminha na perspectiva do entendimento do conceito de homem, de ______, de ______ e de ______. Marque a alternativa que apresenta as palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas:

    A) Estudo – Aprendizagem – Educação

    B) Sociedade – Educação – Formação

    C) Sociedade – Educação – Aprendizagem

    D) Estudo – Educação – Formação

    E) Sociedade – Estudo – Aprendizagem

Em relação as tendências pedagógicas, relacione as colunas abaixo:
Coluna 1
1. Pedagogia Liberal Tradicional 2. Pedagogia Liberal Renovada Progressista 3. Pedagogia Liberal Renovada Não Diretiva 4. Pedagogia Liberal Tecnicista 5. Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
Coluna 2
( ) Essa tendência subordina a Educação à sociedade. A partir dela, a escola modela o comportamento humano com técnicas específicas, que organizam o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, para que os indivíduos se integrem no sistema social global.
( ) Nessa tendência, a escola tem a função de preparar os alunos intelectual e moralmente para assumir sua posição na sociedade; seu compromisso é com a cultura, já que os problemas sociais pertencem à sociedade.
( ) A escola prepara os alunos para o mundo adulto e suas contradições, para que eles transformem essa realidade. A difusão dos conteúdos escolares é tarefa primordial da escola. Esses conteúdos devem ser “vivos”, concretos e indissociáveis da realidade humana e social.
( ) A escola centra-se na formação de atitudes e está mais preocupada com os problemas psicológicos dos alunos que com os pedagógicos ou sociais – tanto que os conteúdos escolares são considerados secundários.
( ) Nessa tendência, o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social, organizando-se de forma a retratar a vida. O conhecimento resulta da ação docente a partir dos interesses e necessidades dos alunos, valorizando mais os processos mentais e as habilidades cognitivas – isto é, as de conhecimento – que conteúdos organizados racionalmente.
Assinale a sequência CORRETA:

    A) 1, 3, 4, 5, 2

    B) 4, 1, 5, 3, 2

    C) 5, 4, 3, 2, 1

    D) 4, 1, 3, 5, 2

    E) 4, 1, 2, 3, 5

Com relação ao uso de recursos didáticos tecnológicos em Matemática, é correto afirmar que

    A) Oferecem resultados de modo mais rápido e eficiente, por isso, eliminam a importância do cálculo mecânico e da simples manipulação simbólica.

    B) O uso de computadores e calculadoras devem ser limitado, pois reduzem o papel do professor e sua atuação em sala de aula.

    C) O uso de calculadoras não tem eficácia na aprendizagem

    D) Permitem a construção de uma visão mais completa da verdadeira natureza da atividade matemática.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...