Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Vasconcelos, no que se refere à reflexão sobre a prática, esta deve ser feita em três dimensões, quais sejam:


I. Onde estamos (o que está sendo).

II. Para onde queremos ir (como deveria ser).

III. O que fazer (o que fazer para vir a ser).


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

    E) I, II e III.

Retomando as grandes temáticas os anos iniciais do Ensino Fundamental, pode-se dizer que as habilidades trabalham com diferentes graus de complexidade, mas o objetivo primordial é o reconhecimento do “Eu”, do “Outro” e do “Nós”. Este processo é desenvolvido nesta disciplina de modo a promover:

    A) Parte da busca do conhecimento de si, das referências imediatas do círculo pessoal, da noção de comunidade e da vida em sociedade, posteriormente, por meio da relação diferenciada entre sujeitos e objetos, é possível separar o “Eu” do “Outro”.

    B) Parte da evidenciação da multiplicidade de existências e formas culturais de vida para que possa relativizar a perspectiva eurocêntrica de modo que o aluno pode conhecer melhor o “Outro”, e consequentemente, “Eu”.

    C) Parte da descrição material da vida humana em diferentes tempos e sociedades, sempre realizando comparações, desse modo, percebe-se que o “Eu” é distinto do “Outro” ainda que seja central.

    D) Parte da evidencia que há um processo evolutivo que refina os modos de vida de cada cultura e sociedade humana no tempo, de modo que o “Eu” é um ponto neste processo, que tem início no “Outro”.

A unidade do ensino de matemática definida como “números” tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. Nesse sentido, espera-se que os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental possam: I. Resolver problemas com números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, envolvendo diferentes significados das operações, argumentar e justificar os procedimentos utilizados para a resolução e avaliem a plausibilidade dos resultados encontrados; II. Desenvolvam diferentes estratégias para a obtenção dos resultados, sobretudo por estimativa e cálculo mental, além de algoritmos e uso de calculadoras; III. Compreendam a estrutura e funcionamento de equações de primeiro grau simples ao equilibrar e relacionar cálculos matemáticos de multiplicação e divisão para a descoberta de incógnitas. Estão corretos:

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Todos os itens estão corretos.

    C) Apenas os itens II e III estão corretos.

    D) Apenas os itens I e II estão corretos.

Segundo Perrenoud, habilidades como: conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem, trabalhar a partir das representações dos alunos e trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem fazem parte de qual competência de referência?

    A) Organizar e dirigir situações de aprendizagem.

    B) Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.

    C) Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho.

    D) Trabalhar em equipe.

    E) Participar da administração da escola.

Com a aplicação da política da universalização do ensino a Gestão Democrática deve estabelecer como prioridade educacional a democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola, assim como a garantia da qualidade social da educação. Ela está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação social em:
I. Planejamento e elaboração de políticas educacionais. II. Tomada de decisões. III. Escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição. IV. Execução das resoluções colegiadas. V. Períodos de avaliação da escola e da política educacional.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, III, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

No ensino de geografia, o conceito de espaço é o mais amplo a ser trabalhado com os alunos, que por sua vez é indissociável da noção de tempo, e precisam ser articulados na compreensão dos processos. O conceito de tempo no ensino de geografia remete, portanto, a:

    A) Uma regra do campo científico que apropriada pela disciplina para desenvolver o entendimento da relação do homem com o mundo a medida que a regularidade dos acontecimentos pode ser equacionada.

    B) Uma construção social, que se associa à memória e às identidades sociais dos sujeitos, e também da natureza das transformações naturais que explicam as atuais condições do meio físico natural.

    C) Uma apropriação matemática que é convertida em uma noção social para que diferentes tipos de ciência possam circunscrever seus objetos de análise.

    D) Uma abstração racional que determina uma convenção social que deve ser seguida universalmente para que os acontecimentos e fenômenos sociais possam ser escalonados em algum nível.

De acordo com Bergmann, a ideia básica da aprendizagem para o domínio consiste em que os alunos alcancem uma série de objetivos no próprio ritmo. Analise as assertivas abaixo quanto aos principais componentes da aprendizagem para o domínio.


I. Os alunos trabalham em pequenos grupos ou individualmente, em ritmo adequado.

II. O professor faz a avaliação formativa e estima o grau de compreensão dos alunos.

III. Os alunos demonstram domínio dos objetivos, por meio de avaliações somativas. Aos alunos que não dominam determinado objetivo, oferecem-se meios de recuperação.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

    E) I, II e III.

No ensino de ciências dos anos iniciais, os estudos da unidade “matéria e energia” devem buscar nas experiências cotidianas dos alunos com uma série de objetos, materiais e fenômenos em sua vivência diária e na relação com o entorno o ponto de partida da construção do conhecimento. Dentre as propostas do ensino nesta unidade temática está correta a proposta:

    A) Reconheçam a importância da água, em seus diferentes estados, para a agricultura, o clima, a conservação do solo, a geração de energia elétrica, a qualidade do ar atmosférico e o equilíbrio dos ecossistemas.

    B) Percebam que o corpo humano é um todo dinâmico e articulado, e que a manutenção e o funcionamento harmonioso desse conjunto dependem da integração entre as funções específicas desempenhadas pelos diferentes sistemas que o compõem.

    C) Identifiquem os cuidados necessários para a manutenção da saúde e integridade do organismo e desenvolvam atitudes de respeito e acolhimento pelas diferenças individuais, tanto no que diz respeito à diversidade étnico-cultural.

    D) Sejam capazes de compreender o papel do Estado e das políticas públicas como campanhas de vacinação, programas de atendimento à saúde da família e da comunidade, investimento em pesquisa, campanhas de esclarecimento sobre doenças e vetores, entre outros.

Segundo Bergmann, sobre a sala de aula invertida, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) As atividades em sala de aula envolvem uma quantidade significativa de questionamento, resolução de problemas e de outras atividades de aprendizagem ativa, obrigando o aluno a recuperar, aplicar e ampliar o material aprendido on-line.

    B) Os alunos são condicionados e memorizarem o conteúdo passado pelo professor e depois a repetílo.

    C) Os alunos recebem feedback imediatamente após a realização das atividades presenciais.

    D) Os alunos são incentivados a participar das atividades on-line e das presenciais, sendo que elas são computadas na avaliação formal do aluno, ou seja, valem nota.

    E) Tanto o material a ser utilizado on-line quanto os ambientes de aprendizagem em sala de aula são altamente estruturados e bem planejados.

Para que a aprendizagem infantil ocorra com êxito, é preciso que o professor leve em conta alguns fatores, como, por exemplo:
I – Conhecimentos prévios de qualquer natureza que as crianças já possuem sobre o assunto. II – Resolução de problemas como forma de aprendizagem. III – Individualidade e diversidade.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...