Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade:


I. O pleno desenvolvimento do educando.

II. O seu preparo para lutas corporativas.

III. A emancipação ideológica.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Ensinar e aprender

Compreender o objeto de estudo da didática envolve a interiorização de duas concepções básicas. Por um lado, uma concepção de ensino e aprendizagem que relacione e articule as dimensões humana, técnica, política e social e, por outro lado, uma concepção que valorize as diferentes maneiras de ensinar que integram o saber, o fazer e o ser; a racionalidade e a sensibilidade; a teoria e o tecnológico que resultam em novos modos de pensar e de aprender. O desafio da didática na atualidade é, portanto, superar uma dimensão técnica, propondo alterações na maneira de agir e pensar do docente.

Para Paulo Freire, ensinar é uma forma de intervenção na sociedade, indo mesmo além da simples transmissão de conteúdos, que se limita a reproduzir a ideologia dominante.

Paulo Freire afirma, ainda, que o professor deverá perceber que sua prática não é neutra. Por um lado, o docente não pode deixar de se capacitar para ensinar corretamente e adequadamente os conteúdos da área de conhecimento em que trabalha, mas, por outro lado, não pode reduzir a sua prática docente ao puro ensino desses conteúdos.

O desafio de ensinar obriga a escola e o professor a uma permanente busca do sentido e significado para a prática educativa, numa dinâmica em que assumem em conjunto que estão aprendendo e ensinando enquanto professores, na busca permanente de novos saberes.

O professor deve se constituir enquanto mediador de um processo educativo em que ele e os demais aprendem em conjunto. No contexto do aprendizado e do ensino, tanto o professor quanto o estudante necessitam recorrer a métodos e técnicas educacionais, em virtude do processo de construção do seu próprio saber e exigir análise, síntese, interpretação de dados, fatos e situações, isso para além da experiência de vida.

 Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2UdWZ1o (acesso em 15/03/2020). 
Leia o texto 'Ensinar e aprender' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

. No contexto do aprendizado e do ensino, tanto o professor quanto o estudante necessitam recorrer a métodos e técnicas educacionais, em virtude do processo de construção do seu próprio saber, afirma o texto.
II. A escola e o professor estão constantemente envolvidos numa dinâmica de ensino e aprendizado e, por isso, devem evitar desperdiçar tempo na busca de novos saberes, de acordo com as informações do texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Com a aplicação da política da universalização do ensino a Gestão Democrática deve estabelecer como prioridade educacional a democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola, assim como a garantia da qualidade social da educação. Ela está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação social em:
I. Planejamento e elaboração de políticas educacionais. II. Tomada de decisões. III. Escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição. IV. Execução das resoluções colegiadas. V. Períodos de avaliação da escola e da política educacional.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, III, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

No que se refere aos desafios da educação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Criar estratégias que possam reverter o analfabetismo digital, para além do acesso aos equipamentos. II – Garantir uma educação atrelada prioritariamente aos apelos do mundo do trabalho. III – Ampliar o acesso à educação visando à continuidade dos estudos e a uma educação permanente.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Ensinar e aprender

Compreender o objeto de estudo da didática envolve a interiorização de duas concepções básicas. Por um lado, uma concepção de ensino e aprendizagem que relacione e articule as dimensões humana, técnica, política e social e, por outro lado, uma concepção que valorize as diferentes maneiras de ensinar que integram o saber, o fazer e o ser; a racionalidade e a sensibilidade; a teoria e o tecnológico que resultam em novos modos de pensar e de aprender. O desafio da didática na atualidade é, portanto, superar uma dimensão técnica, propondo alterações na maneira de agir e pensar do docente.

Para Paulo Freire, ensinar é uma forma de intervenção na sociedade, indo mesmo além da simples transmissão de conteúdos, que se limita a reproduzir a ideologia dominante.

Paulo Freire afirma, ainda, que o professor deverá perceber que sua prática não é neutra. Por um lado, o docente não pode deixar de se capacitar para ensinar corretamente e adequadamente os conteúdos da área de conhecimento em que trabalha, mas, por outro lado, não pode reduzir a sua prática docente ao puro ensino desses conteúdos.

O desafio de ensinar obriga a escola e o professor a uma permanente busca do sentido e significado para a prática educativa, numa dinâmica em que assumem em conjunto que estão aprendendo e ensinando enquanto professores, na busca permanente de novos saberes.

O professor deve se constituir enquanto mediador de um processo educativo em que ele e os demais aprendem em conjunto. No contexto do aprendizado e do ensino, tanto o professor quanto o estudante necessitam recorrer a métodos e técnicas educacionais, em virtude do processo de construção do seu próprio saber e exigir análise, síntese, interpretação de dados, fatos e situações, isso para além da experiência de vida.

 Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2UdWZ1o (acesso em 15/03/2020). 
Leia o texto 'Ensinar e aprender' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O objeto de estudo da didática envolve a interiorização de uma concepção de ensino em que as diferentes maneiras de ensinar e de aprender sejam conflitantes e, assim, possam contribuir para a formação de uma mentalidade pouco crítica nos alunos, afirma o autor.
II. O professor e o estudante, no contexto do aprendizado e do ensino, devem utilizar exclusivamente os métodos mais ortodoxos na construção do seu próprio saber, afirma o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

No que se refere às contribuições dos estudos relacionados aos paradigmas educacionais modernos e contemporâneos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As formas atuais de legitimação do conhecimento, o papel das universidades, das empresas financiadoras de pesquisa nesse processo. II – O impacto da linguagem da informática na reorganização dos saberes e das disciplinas acadêmicas. III – A hipótese do fim das metanarrativas e suas implicações na articulação entre fins e valores da educação.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Ensinar e aprender

Compreender o objeto de estudo da didática envolve a interiorização de duas concepções básicas. Por um lado, uma concepção de ensino e aprendizagem que relacione e articule as dimensões humana, técnica, política e social e, por outro lado, uma concepção que valorize as diferentes maneiras de ensinar que integram o saber, o fazer e o ser; a racionalidade e a sensibilidade; a teoria e o tecnológico que resultam em novos modos de pensar e de aprender. O desafio da didática na atualidade é, portanto, superar uma dimensão técnica, propondo alterações na maneira de agir e pensar do docente.

Para Paulo Freire, ensinar é uma forma de intervenção na sociedade, indo mesmo além da simples transmissão de conteúdos, que se limita a reproduzir a ideologia dominante.

Paulo Freire afirma, ainda, que o professor deverá perceber que sua prática não é neutra. Por um lado, o docente não pode deixar de se capacitar para ensinar corretamente e adequadamente os conteúdos da área de conhecimento em que trabalha, mas, por outro lado, não pode reduzir a sua prática docente ao puro ensino desses conteúdos.

O desafio de ensinar obriga a escola e o professor a uma permanente busca do sentido e significado para a prática educativa, numa dinâmica em que assumem em conjunto que estão aprendendo e ensinando enquanto professores, na busca permanente de novos saberes.

O professor deve se constituir enquanto mediador de um processo educativo em que ele e os demais aprendem em conjunto. No contexto do aprendizado e do ensino, tanto o professor quanto o estudante necessitam recorrer a métodos e técnicas educacionais, em virtude do processo de construção do seu próprio saber e exigir análise, síntese, interpretação de dados, fatos e situações, isso para além da experiência de vida.

 Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2UdWZ1o (acesso em 15/03/2020). 
Leia o texto 'Ensinar e aprender' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O autor do texto afirma que a análise, a síntese, a interpretação de dados, de fatos e de situações para além da experiência de vida são fatores relevantes no contexto educacional.
II. Na atualidade, a didática deve limitar-se à dimensão técnica e a valorizar a busca por conhecimentos tecnológicos entre os alunos de uma instituição de ensino, de acordo com o autor do texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Estabelecer objetivos e metas próprias, estabelecendo um prazo para seu cumprimento são alguns dos tópicos necessários ao Projeto Político-pedagógico escolar. Partindo de seus conhecimentos sobre este tema, julgue os itens abaixo: (__) A escola deve desenvolver sua capacidade de autogestão, considerando sua própria realidade, dentro de limites, definidos pela legislação e órgãos do sistema educacional; (__) Trabalha o envolvimento de todos que participam e compõe o espaço escolar, na definição dos caminhos que a escola deve seguir para solucionar seus problemas, mas mantém a direção com a palavra final; (__) A organização didática trata sobre o currículo que a escola deseja adotar, objetivando assegurar uma aprendizagem voltada para as necessidades e sucesso do aluno; (__) Valoriza os profissionais da educação, reconhecendo que a qualidade de ensino está intimamente relacionada à valorização do trabalho do professor, e na formação adequada dos profissionais de educação. Considerando-se (V) como verdadeiro e (F) como falso, a sequência correta das proposições acima é:

    A) V – F – V – V.

    B) V – F – F – V.

    C) F – V – F – V.

    D) V – V – F – F.

Ensinar e aprender

Compreender o objeto de estudo da didática envolve a interiorização de duas concepções básicas. Por um lado, uma concepção de ensino e aprendizagem que relacione e articule as dimensões humana, técnica, política e social e, por outro lado, uma concepção que valorize as diferentes maneiras de ensinar que integram o saber, o fazer e o ser; a racionalidade e a sensibilidade; a teoria e o tecnológico que resultam em novos modos de pensar e de aprender. O desafio da didática na atualidade é, portanto, superar uma dimensão técnica, propondo alterações na maneira de agir e pensar do docente.

Para Paulo Freire, ensinar é uma forma de intervenção na sociedade, indo mesmo além da simples transmissão de conteúdos, que se limita a reproduzir a ideologia dominante.

Paulo Freire afirma, ainda, que o professor deverá perceber que sua prática não é neutra. Por um lado, o docente não pode deixar de se capacitar para ensinar corretamente e adequadamente os conteúdos da área de conhecimento em que trabalha, mas, por outro lado, não pode reduzir a sua prática docente ao puro ensino desses conteúdos.

O desafio de ensinar obriga a escola e o professor a uma permanente busca do sentido e significado para a prática educativa, numa dinâmica em que assumem em conjunto que estão aprendendo e ensinando enquanto professores, na busca permanente de novos saberes.

O professor deve se constituir enquanto mediador de um processo educativo em que ele e os demais aprendem em conjunto. No contexto do aprendizado e do ensino, tanto o professor quanto o estudante necessitam recorrer a métodos e técnicas educacionais, em virtude do processo de construção do seu próprio saber e exigir análise, síntese, interpretação de dados, fatos e situações, isso para além da experiência de vida.

 Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2UdWZ1o (acesso em 15/03/2020). 
Leia o texto 'Ensinar e aprender' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O desafio de ensinar obriga a escola e o professor a uma permanente busca do sentido e significado para a prática educativa, de acordo com as informações do texto.
II. Compreender o objeto de estudo da didática envolve a interiorização de uma concepção que valorize as diferentes maneiras de ensinar que integram o saber, o fazer e o ser; a racionalidade e a sensibilidade; a teoria e o tecnológico que resultam em novos modos de pensar e de aprender, afirma o autor.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa

    D) As duas afirmativas são falsas

Dentre os objetos de conhecimento do ensino de ciências no 1º ano do ensino fundamental está de acordo a alternativa:

    A) Fontes e tipos de energia.

    B) Evolução estelar.

    C) Características dos materiais.

    D) Transformações químicas.

Provas e Concursos

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