Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere ao portfólio, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – É eficiente na obtenção de dados acerca das aprendizagens dos estudantes, constituindo-se num conjunto despretensioso de tarefas realizadas ao longo do ano.

II – É um instrumento de avaliação que permite a quantificação dos erros e acertos dos estudantes, sendo de grande valia para a atribuição das notas finais.

III – É um dossiê da trajetória do estudante, constituindo-se em um instrumento de registro que propicia a memória dos processos de ensino e de aprendizagem.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Por metodologias ativas, entende-se as diferentes formas de desenvolver o processo do aprender que os professores utilizam, com a intenção da formação crítica de futuros profissionais, em várias áreas do saber. São técnicas características das metodologias ativas de ensino:

    A) aprendizagem significativa; método da problematização; exposição dialogada.

    B) grupos operativos; aprendizagem centrada nos processos grupais; aprendizagem significativa.

    C) aprendizagem baseada em problema; método da problematização; exposição dialogada.

    D) estudo de caso; método da problematização; aprendizagem baseada em problema.

Uma das ferramentas importantes para ser utilizada como ferramenta metodológica no ensino são os chamados mapas conceituais, que são assim definidos, pois apresentam como características:

    A) São conjuntos de mapas ou cartas cartográficas que representam de diferentes formas, regiões e ambientes físicos do planeta, variando quanto à forma, escala ou função.

    B) São representações que têm a finalidade prática que deve permitir uma leitura clara e rápida de todos os elementos visíveis na paisagem, e possibilitar a medição precisa de ângulos, distâncias, desnivelamentos e superfícies.

    C) São esboços que têm a liberdade de ser uma representação mais artística, enquanto ao passo que os termos técnicos, como o próprio nome diz, é uma representação mais técnica e fiel de como deverá ser o resultado final.

    D) São estruturas esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma de rede de proposições, apresentando a exposição do conhecimento, organizado segundo a compreensão cognitiva do seu idealizador.

No que se refere aos benefícios dos jogos no ensino da Matemática, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Estimula o raciocínio. II – Fixa conceitos. III – Incentiva o processo de assimetria orgânica.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos coerentes e coesos, é um dos objetivos do ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental.
II. A didática é a sistematização e a racionalização do ensino, constituída de métodos e técnicas de ensino de que se vale o professor para efetivar a sua intervenção no comportamento do estudante. Ou seja, a didática tem como objetivo ensinar métodos e técnicas que possibilitem a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor.
III. Quando se pretende que o aluno construa o conhecimento, a intervenção pedagógica do professor tem valor decisivo no processo de aprendizagem e, por isso, é preciso avaliar sistematicamente se a intervenção está adequada, se está contribuindo para as aprendizagens que se espera alcançar.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta

    B) Apenas uma afirmativa está correta

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas

    D) Todas as afirmativas estão corretas

Leia o trecho abaixo sobre a concepção de aprendizagem de Emília Ferreiro e responda. “A escrita e seu aprendizado ocorrem numa etapa anterior à alfabetização escolar, pautadas no desconhecimento da relação entre a fala e a escrita, desenvolvendo teorias próprias para explicalas, que podem ser classificadas a partir de observações. Por exemplo, no nível conhecido como ____________ a criança não compreendeu a relação entre o registro gráfico e o aspecto sonoro da fala. Este nível pode ser dividido em duas, ____________, quando a criança produz garatujas, dando-lhes significados pessoais. Em outro nível, ____________, a criança acredita que para ler coisas diferentes deve haver uma diferenciação objetiva na escrita.” Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:

    A) Escrita morfológica, pré-silábica, silábica-alfabética.

    B) Pré-silábica, escrita indiferenciada, diferenciação da escrita.

    C) Silábica, escrita intuitiva, escrita induzida.

    D) Silábica-alfabética, escrita dinâmica, escrita estática.

O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência é, de fato, um fenômeno universal e é responsável, em seus casos extremos, pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.

(Adaptado de: LARAIA, R.B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986, p. 72)


A tendência à qual o texto se refere é considerada conceitualmente como:

    A) materialismo dialético.

    B) etnocentrismo.

    C) altruísmo.

    D) alteridade

    E) relativismo cultural.

No escopo da LDBEN, Lei n° 9.394/1996, artigo 14, menciona-se o Projeto Político Pedagógico, que vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

(Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br. Adaptado)


Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP):

    A) O diretor é o principal responsável por seu planejamento e elaboração, devendo os professores acatar suas decisões.

    B) Deve obedecer ao princípio da regionalidade para que escolas próximas organizem projetos semelhantes e coerentes com a população que atende.

    C) Para seu planejamento e execução, deve se guiar pelas instruções oferecidas pelo Ministério da Educação e coordenadorias locais, fazendo as alterações solicitadas pelo supervisor de ensino.

    D) Cada escola pode elaborar o seu, de acordo com seus interesses, de seus alunos e da comunidade na qual está inserida.

    E) É o principal instrumento de controle institucional pelo Ministério da Educação e portanto, toda a escola deve ter seu PPP bem elaborado e fundamentado.

O Projeto Político-Pedagógico é o documento que traz em detalhes todos os objetivos, diretrizes e ações que devem ser valorizados no processo educativo. Sua elaboração demanda a contemplação dos itens: (__) Identificação da escola e seu local de funcionamento. (__) Contextualização, como é a comunidade atendida pela escola, ponto fundamental para a definição de metas. (__) Dados sobre aprendizagem, número de alunos, taxa de reprovação, testes indicativos. (__) Descrição etnológica, nível de escolaridade dos pais, condições financeiras, profissões, etc. (__) Recursos, estrutura física, colaboradores, recursos tecnológicos. Considerando-se (V) como verdadeiro e (F) como falso, assinale a alternativa correta:

    A) V – F – V – V – F.

    B) V – V – F – F – V.

    C) F – F – V – V – V.

    D) V – V – V – F – F.

O fortalecimento dos mecanismos de participação na escola, em especial do Conselho Escolar, pode-se apresentar como uma alternativa criativa para envolver os diferentes segmentos das comunidades local e escolar nas questões e problemas vivenciados pela escola. Esse processo, certamente, possibilita um aprendizado coletivo, cujo resultado poderia ser o fortalecimento da autonomia escolar.

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br)


Sobre Conselho Escolar é correto afirmar:

    A) Sua criação e atuação tem se mostrado um dos caminhos para avançar na democratização da gestão escolar.

    B) Seu fortalecimento permite ao diretor da escola tomar suas próprias decisões, sem consultar outras pessoas ou instâncias administrativas.

    C) Permite a autonomia da escola, de modo a protegê-la de interferências da comunidade, evitando, por exemplo, a entrada de criminosos.

    D) Deve ser formado pelo diretor da escola, um coordenador, um representante da comunidade e um representante dos professores.

    E) Deve cuidar das crianças e jovens que sofrem maus tratos e que têm número excessivo de faltas na escola.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...