Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ensinar resulta em adotar procedimentos diferentes dependendo do tipo de conteúdo com que se lida. A que se atribui a função de propor os melhores meios para tornar possíveis, efetivos e eficientes esse ensino e essa aprendizagem?

    A) Sistema.

    B) Professores.

    C) Escola.

    D) Didática

Há instâncias de educação não-formal que, a despeito de sua intencionalidade, não são necessariamente institucionalizadas. Marque a alternativa que apresenta um exemplo de espaço de educação não-formal:

    A) Creches;

    B) Escolas de ensino fundamental;

    C) Colégios militares;

    D) Universidades;

    E) Museus.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Na ótica desse importante pensador, a relação entre professor e aluno na instituição de ensino deve ser de disciplina e hierarquia. A escola deve, portanto, ser um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar.

II. A gestão escolar não diz respeito aos aspectos da gestão colegiada e participativa da escola e à democratização da tomada de decisões.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

O Projeto Político-pedagógico é um plano global. Uma sistematização, nunca definitiva, das ações pedagógicas, definidas através do trabalho coletivo, que se aperfeiçoa e se concretiza na execução. Quanto à concepção, um projeto pedagógico de qualidade deve apresentar as características abaixo, EXCETO:

    A) ser um processo participativo de decisões;

    B) preocupar-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que vele os conflitos e as contradições;

    C) explicitar princípios baseados na autonomia, na solidariedade entre seus agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo;

    D) conter opções explícitas na direção da superação de problemas, no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade específica;

    E) explicitar o compromisso com a formação do cidadão.

A aprendizagem escolar é um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental, organizados e orientados no processo de ensino. Os resultados da aprendizagem se manifestam em modificações na atividade externa e interna do sujeito, nas suas relações com o ambiente físico e social. Isto significa que podemos aprender:

I. Conhecimentos sistematizados. II. Habilidades e hábitos intelectuais e sensorimotores. III. Atitudes e valores.

Estão CORRETAS:

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas III.

    C) Apenas II e III.

    D) Apenas I e III.

    E) Todas as assertivas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A aprendizagem escolar não está vinculada ao currículo, pois esse instrumento é organizado com o objetivo de desorientar as ações dos professores.

II. Aprender a adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e apoio às injustiças é um dos objetivos do Ensino Fundamental.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

O processo de ensino pode ser entendido como o conjunto de atividades organizadas, visando alcançar determinados resultados (domínio de conhecimentos e desenvolvimento das capacidades cognitivas), tendo como ponto de partida o nível atual de conhecimentos, experiências e de desenvolvimento mental dos alunos. Consideremos algumas características desse processo:

I. O ensino é um processo, ou seja, caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades, e sua aplicação.
II. O processo de ensino visa alcançar determinados resultados em termos de domínio de conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes, convicções e de desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos.
III. O ensino tem um caráter bilateral em virtude de que combina a atividade do professor (ensinar) com a atividade do aluno (aprender). O processo de ensino faz interagir dois momentos indissociáveis: a transmissão e a assimilação passiva de conhecimentos e habilidades.

Estão CORRETAS:

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas III.

    C) Apenas II e III.

    D) Apenas I e III.

    E) Todas as assertivas.

Sobre os tipos de dinâmicas de grupo marque a alternativa CORRETA.

    A) Dinâmicas de Apresentação – são apropriadas para “quebrar o gelo”, inibir os participantes, facilitar o entrosamento;

    B) Dinâmicas de Entrosamento – consistem em jogos dos quais todos participam. Ajudam as pessoas a se relacionarem e se conhecerem, no entanto aumentam as tensões e dificultam a mudança de uma atividade para outra;

    C) Dinâmicas de Reflexão e de Aprofundamento – servem para expressarmos e refletirmos sobre um tema ou problema relacionado com o propósito do encontro;

    D) Dinâmicas de Sensibilização – são utilizadas quando há um entrechoque de culturas e objetivos e torna-se necessário assegurar que todos tenham a mesma opinião;

    E) Dinâmicas de Aquecimento e Recreação – consiste em movimentos e cantos de descontração, de aproximação pelo toque e de integração, não tendo nenhuma intencionalidade específica, ajudando a baixar o ânimo da equipe.

Segundo Oliveira-Formosinho, sobre a organização do conhecimento, como é o nome da pedagogia que apresenta caráter abstrato do currículo e do ensino e cujo currículo e ensino são direcionados a um estudante abstrato, de capacidade média, motivação média, meio cultural familiar médio, etc?

    A) Pedagogia participativa.

    B) Pedagogia Teacch.

    C) Pedagogia transmissiva.

    D) Pedagogia bilíngue.

    E) Pedagogia das inteligências múltiplas.

A formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para dirigir competentemente o processo de ensino. Nessa perspectiva, sobre a didática e a formação profissional do professor, assinale (C) para alternativa CORRETA e (I) para alternativa INCORRETA:

( ) O processo didático efetiva a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos das matérias de ensino.
( ) A didática pode constituir-se em teoria da educação.
( ) A didática descreve e explica os nexos, relações e ligações entre ensino e a aprendizagem; investiga os fatores codeterminantes desses processos; indica princípios, condições e meios de direção do ensino, tendo em vista a aprendizagem, que são comuns ao ensino das diferentes disciplinas de conteúdos específicos.
( ) A didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:

    A) C, I, C, C.

    B) C, C, I, C.

    C) C, C, C, C.

    D) C, C, C, I.

    E) I, I, C, C.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...