Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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Qualquer atividade educativa seja nos espaços formais ou não-formais, reuniões, assembleias, escola, cursos etc., pressupõe a existência de um grupo. Nesse sentido, “o uso de dinâmicas nos processos alternativos de educação em grupos visa proporcionar momentos educativos que possibilitem ao grupo vivenciar situações inovadoras em todos os níveis” (GONÇALVES; PERPÉTUO, 2002). Sobre as dinâmicas de grupo marque a alternativa INCORRETA.

    A) As dinâmicas de grupos possibilitam o surgimento das condições propícias para a constituição do grupo e do ensinoaprendizagem;

    B) As dinâmicas de grupos têm como objetivo central a identificação de lideranças;

    C) As dinâmicas de grupo são a expressão de uma postura metodológica que reconhece a dimensão do lúdico, do prazer como parte integrante do processo educativo;

    D) As dinâmicas de grupo devem ser percebidas como instrumentos que cumprem um papel pedagógico para um bom desenvolvimento de uma atividade formativa;

    E) As dinâmicas de grupo são um meio utilizado para que os grupos ampliem seu conhecimento pessoal, facilitem o relacionamento, incentivem a comunicação não verbal, a solução de conflitos e a busca de consenso do grupo.

De acordo com Oliveira-Formosinho, a pedagogia ___________________ reconhece crianças e adultos como pessoas e utiliza uma pedagogia de envolvimento, que reconhece o conhecimento e experiência prévios dos participantes e os envolve ativamente nos processos da sua própria mudança.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) comportamentalista

    B) positivista

    C) freudiana

    D) isomórfica

    E) darwiniana

A prática educativa, a vida cotidiana, as relações professor e aluno, os objetivos da educação, o trabalho docente, nossa percepção do aluno estão carregados de significados sociais que se constituem na dinâmica das relações entre classes, entre raças, entre grupos religiosos, entre homens e mulheres, jovens e adultos. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Para quem lida com a educação, tendo em vista a formação humana dos indivíduos vivendo em contextos sociais determinados, é imprescindível que desenvolva a capacidade de descobrir as relações sociais reais implicadas em cada acontecimento, em cada situação real da sua vida e da sua profissão, em cada matéria que ensina como também nos discursos, nos meios de comunicação de massa, nas relações cotidianas na família e no trabalho.

    B) O campo específico de atuação profissional e política do professor é a escola, à qual cabem tarefas de assegurar aos alunos um sólido domínio de conhecimentos e habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, de pensamento independente, crítico e criativo.

    C) Quanto mais se diversificam as formas de educação extraescolar e quanto mais à minoria dominante refina os meios de difusão da ideologia burguesa, tanto mais a educação escolar perde importância, principalmente para as classes trabalhadoras.

    D) A responsabilidade social da escola e dos professores é muito grande, pois cabe-lhes escolher qual concepção de vida e de sociedade deve ser trazida à consideração dos alunos e quais conteúdos e métodos lhes propiciam o domínio dos conhecimentos e a capacidade de raciocínio necessários à compreensão da realidade social e à atividade prática na profissão, na política, nos movimentos sociais.

    E) A escola cumpre objetivos e exigências da sociedade conforme interesses de grupos e classes sociais que a constituem, sendo que, o ensino cria condições metodológicas e organizativas para o processo de transmissão e assimilação de conhecimentos e desenvolvimento das capacidades intelectuais e processos mentais dos alunos tendo em vista o entendimento crítico dos problemas sócias.

Foi a primeira mulher a ser Presidente da Academia Brasileira de Letras:

    A) Nélida Pinon

    B) Raquel de Queiroz

    C) Clarice Lispector,

    D) Marina Colassanti.

O ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que:

    A) Nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva.

    B) Os alunos não necessitem de outras matérias de humanidades.

    C) Relevem todos os seus conhecimentos prévios acerca do tema.

    D) O raciocínio geográfico, uma vez aprendido, não seja mais esquecido.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A escola deve se organizar para que os alunos sejam capazes de reconhecer o consentimento mútuo como necessário para usufruir prazer numa relação a dois.

II. É dever do município, em relação ao seu plano de educação, garantir o atendimento das necessidades específicas na educação especial.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

O ensino da noção de tempo histórico para os alunos dos diversos níveis de escolarização pode apresentar alguns obstáculos, especialmente quando o professor limita a compreensão desse conceito. Assinale a alternativa correta em relação ao ensino da noção mencionada.

    A) Elaborar atividades em que os alunos devem localizar os acontecimentos em uma linha do tempo ou identificar os séculos a partir dos períodos antes de Cristo e depois de Cristo, usando tempo cronológico como sinônimo de tempo histórico.

    B) Explicar as medidas usadas para a localização do tempo, contagem de séculos e algarismos romanos como meio suficiente para a compreensão do tempo histórico.

    C) Utilizar a divisão de períodos organizados de acordo com a lógica eurocêntrica, seguindo o modelo francês, que inclui povos considerados significativos na formação do mundo ocidental cristão.

    D) Ensinar a Idade Média como período que se centrou no mundo do cristianismo romano ou restringir a Antiguidade Clássica aos povos que viveram em torno do Mediterrâneo.

    E) Vivemos em um mundo cujas referências são datadas, por isso, é importante fazer os alunos conhecerem as datas, em alguns casos memorizá-las, porém, a aquisição dessas informações e habilidades deve ser acompanhada de uma reflexão sobre o significado da datação.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que tanto a Geografia Tradicional quanto a Geografia Marxista ortodoxa negligenciaram:

    A) A relação do homem e da sociedade com a natureza em sua dimensão sensível de percepção do mundo.

    B) Os direitos fundamentais dos alunos de participação na vida social e cultural, e a ligação intrínseca da geografia com tais temas.

    C) A práxis dos educadores que, levando em consideração o papel político da escola, atuam de forma a educar cidadãos.

    D) Os conteúdos inadequados a serem transmitidos de acordo com a faixa etária dos alunos.

O ensino de História, conforme disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), está presente em todos os níveis de ensino e, com a Geografia, compõe uma das bases do conhecimento das ciências humanas. A maior parte dos pressupostos se baseia em uma história social ou sociocultural, justificada pela série de conceitos selecionados como fundamentais. A respeito dos PCN, assinale a alternativa correta.

    A) O conceito de civilização a partir de uma ótica eurocêntrica substitui o conceito de cultura, impregnado de uma perspectiva evolucionista e otimista face aos avanços e domínios tecnológicos.

    B) O objetivo do documento é sistematizar os conteúdos históricos de forma a favorecer o estudo de toda a História da humanidade.

    C) O ensino da disciplina não pode se apresentar de forma fragmentada; a meta deve ser a apreensão da história como conceito; daí a opção pelos conceitos-chave para assegurar a sistematização do conteúdo.

    D) O documento recomenda a utilização de livros didáticos como instrumentos pedagógicos exclusivos, visto que são elaborados com uma linguagem acessível ao aluno.

    E) Nenhuma das alternativas anteriores.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o processo de atribuição de sentido aos conteúdos escolares é individual. Porém, é também cultural na medida em que:

    A) Quem passa o conhecimento para os alunos é o educador, pessoa que está inserida em uma comunidade bem demarcada.

    B) Os significados construídos remetem a formas e saberes socialmente estruturados.

    C) Os conhecimentos sistematizados da escola conseguem criar nos alunos todas as habilidades necessárias para o sucesso nas relações sociais.

    D) O que foi adquirido muitas vezes não será usado de forma a ser revertido em bens para a sociedade.

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