Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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Correspondem às características da aprendizagem escolar, EXCETO:

    A) O desenvolvimento dos conhecimentos resulta do processo de reflexão proporcionada pelas ações mentais que caracterizam o pensamento, juntamente com a percepção prático-sensorial

    B) A aprendizagem escolar é influenciada pelos fatores afetivos e sociais que podem motivar (ou não) o aluno.

    C) A organização lógica e psicológica depende das ações mentais em que o aluno forma diante das matérias de ensino.

    D) A aprendizagem escolar não necessariamente precisa ser planejada, podendo ser casual ou espontânea.

    E) A organização psicológica diz respeito ao desenvolvimento físico e mental.

Leia as afirmativas a seguir:
I. Aprendizagem casual: é a aprendizagem espontânea que nasce naturalmente nas relações com o ambiente e as pessoas. Surge a partir da convivência social.
II. Qualquer tarefa executada no ambiente social em que o indivíduo está inserido pode levar a uma aprendizagem.
III. A aprendizagem organizada aparece com uma finalidade específica. É aquela em que são determinados os conhecimentos, habilidades e até mesmo as regras sociais.
Estão corretas as afirmativas:

    A) I e II apenas

    B) I e III apenas

    C) I, II e III.

    D) III apenas.

    E) II apenas

Sobre didática e a formação profissional do professor, marque V para verdadeiro e F para falso:
(__) A didática auxilia a parte pedagógica e suas relações dentro do processo de ensino e aprendizagem.
(__) O professor precisa assumir um papel capaz de vincular a didática com a realidade social, o conhecimento do aluno e todo o universo cultural existente.
(__) O objetivo da didática é promover, dentro do processo de ensino, um meio dos alunos adquirirem conhecimento, capacidades e atitudes, sendo mediados pelo professor.
(__) A didática orienta as ações do professor, partindo das situações de vivência concreta onde será realizado o processo de ensino.
A sequência correta encontrada é:

    A) V, V, F, V.

    B) F, V, V, V.

    C) V, F, V, F.

    D) F, F, F, V.

    E) V, V, V, V

O termo currículo tem sido significado de diferentes formas, por diferentes estudiosos da área, contudo, ainda que diferentes, os significados trazem consigo a ideia de organização de experiências/situações de aprendizagem/conhecimentos, conteúdos a serem apreendidos. Sobre currículo, marque (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Bobbit é um expoente do eficientismo que defende um currículo científico, baseado nos conceitos de eficácia, eficiência e economia. É um modelo explicitamente associado ao conceito de administração escolar. ( ) Para Ralph Tyler, “toda formulação dos objetivos da escola deve ser uma exposição das mudanças que devem operar-se nos alunos”. ( ) Currículo global, metodologia de projetos e currículo transversal podem ser entendidos como propostas de currículo integrado. ( ) O currículo como prática de significação reforça os conceitos de currículo formal, currículo vivido e currículo oculto. O currículo é um texto, seja escrito ou falado, que direciona o “leitor” ao conteúdo a ser apreendido.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) V, V, V e F.

    B) V, F, V e F.

    C) F, F, V e V.

    D) F, F, F e V.

    E) V, F, F e F.

Basicamente, a didática está relacionada ao “como ensinar”, orientando elementos que vão desde a postura do docente até:

    A) A escolha, por parte apenas da gestão escolar, de quantos alunos deverão ser matriculados por sala.

    B) O estabelecimento de como será a relação entre o secretariado escolar e os núcleos e contextos familiares dos alunos.

    C) Como o docente se comporta em contextos que não são relacionados ao âmbito escolar.

    D) Os meios empregados para promover o ensino e garantir a aprendizagem.

A educação inclusiva no modelo atual é um desafio aos professores e a toda equipe pedagógica. Todos os dias esses sujeitos são obrigados a repensar sua maneira de ensinar, sua cultura, sua política e suas estratégias pedagógicas. São características do processo de educação inclusiva, EXCETO:

    A) Promover inovações nas práticas pedagógicas, reestruturar e atualizar as escolas

    B) Os professores devem buscar um ensino que vise o respeito mútuo aos alunos, o qual deve favorecer o desenvolvimento da consciência, mostrando que todos são diferentes.

    C) A família dos alunos com necessidades educacionais especiais devem participar do processo de ensino e aprendizagem.

    D) Cabe ao professor realizar seu trabalho voltado ao direito da igualdade e de oportunidade a todos os alunos.

    E) Para que o processo de inclusão ocorra é importante à integração sócio afetiva e que a escola reestruture seu currículo e suas concepções de educação.

As tendências pedagógicas constituem-se em teorias educacionais que norteiam e influenciam a prática docente, estas pressupõem melhoria na qualidade do ensino que é disponibilizado ao aluno. Sobre tendências pedagógicas é CORRETO afirmar:

    A) Decroly ancora-se em fundamentos psicológicos e sociológicos para desenvolver um modelo tradicional de educação alicerçado no interesse do aluno e na autoavaliação.

    B) Comênius declara a necessidade de “ensinar tudo a todos” através da adoção de métodos variados que facilitaria o trabalho do professor e tornaria os conhecimentos mais acessíveis aos alunos.

    C) John Dewey baseia-se nas noções de experiência e de atividade como estratégias para o despertar do interesse e, assim, conectar o indivíduo ao objeto do conhecimento.

    D) Paulo Freire é o educador brasileiro mais conhecido no exterior, principalmente considerando a sua experiencia na alfabetização de adultos e na educação popular. Paulo Freire pode ser considerado um educador progressivista.

    E) Coletividade e trabalho são dois conceitos fundamentais nas pedagogias de Makarenko e de Pavlov.

A didática envolve a discussão e construção de fundamentos que consistem no conjunto de saberes, conhecimentos, tendências, paradigmas, etc., que:

    A) Mostram a necessária unificação das tendências pedagógicas.

    B) Criticam incessantemente a bases inovadoras das avaliações escolares.

    C) Justificam e embasam as ações pedagógicas.

    D) Estimulam um processo de ensino totalmente empírico.

Problemas com o ensino da evolução biológica


Por TIDON, 2009 (trecho de artigo adaptado).


Nos Estados Unidos, o ensino da evolução biológica sofre a resistência de organizações criacionistas, principalmente nas regiões com altas proporções de protestantes evangélicos. Essa situação gerou debates históricos, e também o desenvolvimento de um grande número de pesquisas sobre o ensino da evolução biológica. Embora nosso país não apresente fortes tradições criacionistas, nos últimos anos foram sugeridas propostas educacionais de caráter não-científico que, se adotadas, comprometem irremediavelmente a qualidade do ensino de ciências e biologia. Dentre elas, vale ressaltar a contratação de professores de religião para ensinar sobre a origem e diversificação da vida, e a sugestão equivocada de que a teoria do “planejamento inteligente” (intelligent design) é científica. No final de 2008, o Ministério da Educação (MEC) reforçou sua posição no debate relativo ao ensino do criacionismo nas escolas do país: esse modelo não deve ser apresentado em aulas de ciências, como fazem alguns colégios privados, em geral confessionais.


As dificuldades dos professores que trabalham conteúdos de evolução biológica no Ensino Médio em Brasília (DF) foram levantadas por um de nós (R. Tidon) em 1997, e parcialmente publicadas no artigo “Teaching evolutionary biology” (Genetics and Molecular Biology, Vol. 27, 2004) por Rosana Tidon e Richard C. Lewontin. As colocações dos professores, acessadas mediante questionários, apontaram problemas com o material didático e com o currículo escolar, além da falta de preparo dos alunos para a compreensão desse assunto. Quando indagados sobre padrões e processos evolutivos, quase a metade dos professores entrevistados demonstrou concepções lamarckistas, ao afirmar que a evolução biológica é direcional, progressista, e que ocorre em indivíduos (ao invés de populações). Essas concepções equivocadas, que simplificam a complexidade da natureza, são muito difundidas em várias partes do mundo, provavelmente porque elas parecem lógicas e fáceis de compreender.


(TIDON, Rosana; VIEIRA, Eli. O ensino da evolução biológica: um desafio para o século XXI. ComCiência, Campinas, n. 107, 2009.) 

Leia o texto 'Problemas com o ensino da evolução biológica' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto procura destacar que, nos Estados Unidos, o ensino da evolução biológica sofre a resistência de organizações criacionistas, principalmente nas regiões com altas proporções de protestantes evangélicos.
II. O texto leva o leitor a inferir que a resistência ao ensino da evolução biológica nos EUA gerou debates históricos, e também o desenvolvimento de um grande número de pesquisas sobre o ensino da evolução biológica.
III. O texto leva o leitor a entender que, embora o Brasil não apresente fortes tradições criacionistas, nos últimos anos, foram sugeridas propostas educacionais de caráter nãocientífico que, se adotadas, comprometem irremediavelmente a qualidade do ensino de ciências e biologia.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

O _________________________é um documento mais elaborado que é dividido por unidades sequenciais no qual passa a existir _____________________, ___________________ e ____________________.

    A) Plano de Ação, objetivos específicos, objetivos gerais e desenvolvimento metodológico.

    B) Plano de Aula, objetivos gerais, objetivos específicos, desenvolvimento metodológico

    C) Plano de Curso, objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.

    D) Plano de Ensino, objetivos gerais, conteúdos e desenvolvimento metodológico.

    E) Plano de Ensino, objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.

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