Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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O ensinar

Por Maria H. B. Passamai (adaptado).

Se buscarmos conceituar o que é ensinar, encontraremos definições como: “Ministrar o ensino [...]; instruir; lecionar; educar; dar a conhecer; transmitir conhecimentos” (AURÉLIO, 1986, p. 660) ou “[...] repassar ensinamentos; doutrinar; transmitir experiência prática [...] tornar conhecido, familiar; mostrar com precisão; indicar” (HOUAISS, 2001, p. 1159). Por outro lado, ensino “[...] vem de ensinar (lat. Insegnare) que quer dizer dar preleções sobre o que os outros ignoram ou sabem mal” (NÉRICE, 1989, p. 47). Mas, no enfoque didático, o ensino “[...] é a ação de prover circunstâncias para que o educando aprenda, podendo ser a ação direta do professor (como no caso da preleção) ou indireta (como no caso de orientar o educando para pesquisar)” (NÉRICE, 1989, p. 47). Desse modo, a ação de dirigir a aprendizagem do aluno, organizando-a, selecionando os conteúdos, as tarefas e as avaliações, é compreendida muito claramente como a função dos professores.

Os professores são, portanto, aqueles que professam algo que consideram verdadeiro, válido, necessário e útil para a perpetuação da cultura e daqueles objetivos indicados pela sociedade para preservação de sua sobrevivência. São pessoas especializadas e habilitadas para, sistematicamente, passar para o aluno/aprendente “[...] um conjunto de conhecimentos que o tempo e a experiência selecionaram da cultura universal e diz respeito à nossa vivência cultural” (TOSI, 2001, p. 24). Portanto, fica evidente que os conhecimentos acumulados ao longo da existência humana vão ser transmitidos pelo “ensinante” ao “aprendente”, mas, para tal, esses conhecimentos necessitam ser selecionados e organizados em conteúdos considerados, pela sociedade, como mais relevantes às suas crianças e jovens.

Visto dessa forma, o ato de ensinar indica que [...] a função do professor/a será facilitar o surgimento do contexto de compreensão comum e trazer instrumentos procedentes da ciência, do pensamento e das artes para enriquecer [...] espaço de conhecimento compartilhado, mas nunca substituir o processo de construção dialética desse espaço, impondo suas próprias representações ou cerceando as possibilidades de negociação aberta de todos e cada um dos elementos que compõem o contexto de compreensão comum.

(Didática - 1951. - Vitória, ES : Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância, 2011. Fonte: https://bit.ly/3fqsVtC) 

Leia o texto 'O ensinar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Uma análise cuidadosa do texto permite ao leitor entender que, em um mundo rico em recursos tecnológicos, onde os alunos têm um amplo acesso às informações da Internet, o papel do professor torna-se cada vez mais obsoleto. Para resgatar a sua importância no meio educativo, os professores devem sempre privilegiar a realização de aulas exclusivamente teóricas e expositivas, utilizando uma linguagem excessivamente rebuscada e repleta de termos técnicos, defende o texto. II. Fica evidente ao leitor, após a leitura do texto, que a prática do ensino é, antes de tudo, um esforço dialógico que envolve o professor, os alunos e os pais. É, também, o resultado de uma autoavaliação do profissional de educação que busca, antes de formar uma consciência cidadã nos alunos, compreender os próprios interesses e desejos de longo prazo, conforme se pode inferir do texto. III. O texto apresenta ao leitor um pressuposto de que é evidente a lógica de que os conhecimentos acumulados ao longo da existência humana devem ser transmitidos pelo “ensinante” ao “aprendente” e que, para tal, é necessário que sejam selecionados conteúdos considerados, pela sociedade, como mais relevantes às suas crianças e jovens.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Segundo Hoffmann, para muitos professores, antes valia o ensinar. Hoje a ênfase está no aprender. Isso significa uma mudança em quase todos os níveis educacionais, quais sejam:


I. Currículo.

II. Gestão Escolar.

III. Organização da sala de aula.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

    E) I, II e III.

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s e suas interferências nas práticas escolares, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) Os PCN’s servem como norteadores para professores, coordenadores e diretores, que devem ser adaptados às peculiaridades e necessidades locais.
(__) Os temas transversais tratam das problemáticas do dia a dia da sociedade que são integradas na proposta educacional da Lei 9.394/96 – LDB.
(__) Pluralidade cultural, ética, meio ambiente, saúde e orientação sexual são exemplos de temas transversais.
(__) A função dos PCN’s é ser um referencial comum para a formação escolar no Brasil, capaz de indicar aquilo que deve ser garantido a todos, sem promover uma uniformização que descaracterize e desvalorize peculiaridades culturais e regionais.
A sequência correta é:

    A) V, V, F, F

    B) F, F, F, V.

    C) V, V, V, F.

    D) V, F, V, V.

    E) V, F, F, V.

O erro faz parte do processo de aprendizagem e pode estar expresso em registros, respostas, argumentações e formulações incompletas do aluno. O erro precisa ser tratado não como incapacidade de aprender, mas como elemento que sinaliza ao professor a compreensão efetiva do aluno, servindo, então, para:

    A) Mudança do método avaliatório.

    B) Evolução conceitual da aprendizagem.

    C) Aplicação de outras avaliações.

    D) Reorientar a prática pedagógica.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Por impregnarem toda a prática cotidiana da escola, os conteúdos de Ética relegam o convívio escolar. São eles: justiça, diálogo, respeito mútuo e solidariedade. Cada um dos blocos de conteúdo está intimamente relacionado com os demais, assim como com o princípio de dignidade do ser humano.


II. Na escola, o trabalho a ser realizado em torno do tema "Ética" deve organizar-se de forma a possibilitar que os estudantes sejam capazes de construir uma imagem abatida de si, o respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pela rejeição das normas morais que garantam, a todos, essa realização.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

O ensinar

Por Maria H. B. Passamai (adaptado).

Se buscarmos conceituar o que é ensinar, encontraremos definições como: “Ministrar o ensino [...]; instruir; lecionar; educar; dar a conhecer; transmitir conhecimentos” (AURÉLIO, 1986, p. 660) ou “[...] repassar ensinamentos; doutrinar; transmitir experiência prática [...] tornar conhecido, familiar; mostrar com precisão; indicar” (HOUAISS, 2001, p. 1159). Por outro lado, ensino “[...] vem de ensinar (lat. Insegnare) que quer dizer dar preleções sobre o que os outros ignoram ou sabem mal” (NÉRICE, 1989, p. 47). Mas, no enfoque didático, o ensino “[...] é a ação de prover circunstâncias para que o educando aprenda, podendo ser a ação direta do professor (como no caso da preleção) ou indireta (como no caso de orientar o educando para pesquisar)” (NÉRICE, 1989, p. 47). Desse modo, a ação de dirigir a aprendizagem do aluno, organizando-a, selecionando os conteúdos, as tarefas e as avaliações, é compreendida muito claramente como a função dos professores.

Os professores são, portanto, aqueles que professam algo que consideram verdadeiro, válido, necessário e útil para a perpetuação da cultura e daqueles objetivos indicados pela sociedade para preservação de sua sobrevivência. São pessoas especializadas e habilitadas para, sistematicamente, passar para o aluno/aprendente “[...] um conjunto de conhecimentos que o tempo e a experiência selecionaram da cultura universal e diz respeito à nossa vivência cultural” (TOSI, 2001, p. 24). Portanto, fica evidente que os conhecimentos acumulados ao longo da existência humana vão ser transmitidos pelo “ensinante” ao “aprendente”, mas, para tal, esses conhecimentos necessitam ser selecionados e organizados em conteúdos considerados, pela sociedade, como mais relevantes às suas crianças e jovens.

Visto dessa forma, o ato de ensinar indica que [...] a função do professor/a será facilitar o surgimento do contexto de compreensão comum e trazer instrumentos procedentes da ciência, do pensamento e das artes para enriquecer [...] espaço de conhecimento compartilhado, mas nunca substituir o processo de construção dialética desse espaço, impondo suas próprias representações ou cerceando as possibilidades de negociação aberta de todos e cada um dos elementos que compõem o contexto de compreensão comum.

(Didática - 1951. - Vitória, ES : Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância, 2011. Fonte: https://bit.ly/3fqsVtC) 
Leia o texto 'O ensinar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Uma ideia que perpassa o texto é a de que a gestão democrática das instituições de ensino prescinde de uma compreensão dialética e referencial por parte dos educandos. Quando essa compreensão é alcançada, afirma o texto, a qualidade do ensino é atingida. II. O texto apresentar ao leitor a ideia de que os educadores são pessoas especializadas e habilitadas para, sistematicamente, passar para o aluno ou aprendente um conjunto de conhecimentos que o tempo e a experiência selecionaram da cultura universal e diz respeito à nossa vivência cultural. III. Após a análise do texto, é possível concluir que, no enfoque didático, o ensino é a ação de prover circunstâncias para que o educando aprenda, podendo ser a ação direta do professor (como no caso da preleção) ou indireta (como no caso de orientar o educando para pesquisar).
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

De acordo com Veiga, o projeto político-pedagógico requer ações colegiadas para verificar se as atividades pedagógicas estão coerentes com os objetivos propostos, EXCETO:

    A) Possuir uma função social importante ao redefinir as relações sociais no interior da escola, favorecendo a abertura do espaço para práticas democráticas.

    B) Estabelecer elementos básicos a serem examinados por todos: professores, alunos, pais, técnicos administrativos, a fim de dar conta das forças que podem interagir na sua construção, execução e avaliação.

    C) Que cada professor tenha uma proposta de ensino não articulado ao projeto da escola.

    D) Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes.

    E) Sustentar a identidade escolar.

Na construção de projetos no cotidiano da escola, é papel do professor:

    A) Fazer a mediação pedagógica, acompanhando o processo de aprendizagem do aluno, na busca por entender apenas o seu universo cognitivo e afetivo.

    B) Considerar as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos dissociadas da realidade social e do contexto em que está inserido a escola e os alunos

    C) Ter clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, de modo a garantir que os conceitos adotados, intuitivamente ou não, na realização do projeto, sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelo aluno.

    D) Ter abertura para o que é determinado e flexibilidade para reformular as metas à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas.

    E) Permitir que o aluno “aprenda-fazendo” e reconheça a autoria do professor naquilo que produz e na contextualização de conceitos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs apontam Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química como:

    A) Modelos lógicos.

    B) Categorias de raciocínio.

    C) Campos do conhecimento científico.

    D) Conteúdos fundamentais das Ciências da Natureza.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O educador, ao desenvolver um trabalho em torno do tema "Ética" na escola, deve organizar-se de forma a possibilitar que os estudantes sejam capazes de adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, inclusive no ambiente escolar, respeito esse necessário ao convívio numa sociedade democrática e pluralista.


II. A educação do ser humano, para a cidadania, deve levar em consideração a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e também sua capacidade de universalização, que deve ser exercida dialogicamente.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

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