Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O __________ no processo de __________e ____________é a ponte de _____________entre o aluno em formação e o meio social no qual está inserido, uma vez que ele vai através de instruções, ____________e ___________ orientar aos seus alunos a viver socialmente.

    A) Professor, formação, orientação, centralidade, conteúdos, métodos

    B) Docente, ensino, aprendizagem, mediação, conteúdos, métodos

    C) Professor, ensino, aprendizagem, centralidade, recursos, métodos

    D) Professor, ensino, aprendizagem, separação, conteúdos, métodos.

    E) Docente, formação, organização, mediação, recursos, técnicas.

Tanto no primeiro quanto no segundo ciclo do ensino fundamental, repetem-se conteúdos comuns quanto as temáticas históricas, de modo que estão presentes:

I. Análise de documentos de diferentes naturezas.

II. Registro em diferentes formas: textos, livros, fotos, vídeos, exposições, mapas, etc.

III. Conhecimento e uso de diferentes medidas de tempo.

IV. Comparação de informações e perspectivas diferentes sobre um mesmo acontecimento, fato ou tema histórico.

Podemos afirmar que:

    A) Apenas os itens II e III estão corretos.

    B) Apenas os itens I e IV estão corretos.

    C) Todos os itens estão corretos.

    D) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.

Sobre os desafios da escola moderna e sua transição para a escola contemporânea, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A escola, mesmo inserida em uma sociedade contemporânea, ainda mantém características provenientes de uma época moderna.

( ) A realidade educacional é marcada pela integração entre os programas escolares e os alunos e entre o que os professores querem ensinar e o que os alunos desejam aprender.

( ) A escola é organizada em séries, com alunos de idades semelhantes, enquanto os saberes são traduzidos nos conteúdos trabalhados em aula, respeitando a correlação entre idade e série.

( ) Os processos de ensinar e de aprender acompanham os avanços e as transformações da sociedade contemporânea e formam professores éticos, compromissados, conhecedores das áreas de conhecimento e dos procedimentos, métodos de ensino e de aprendizagem.

( ) A reflexão sobre os avanços tecnológicos necessários para tornar a informação significativa aos alunos é um dos desafios da escola na contemporaneidade.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V – V – V.

    B) V – F – V – F – V.

    C) V – V – F – V – V.

    D) F – V – V – V – F.

    E) F – F – F – F – F.

Leia as afirmações sobre as tendências pedagógicas liberais e responda a seguir:

I. A tendência pedagógica liberal tradicional defende o ensino humanístico, de cultura geral, de modo que diferenças de classe são desconsideradas, assim como o contexto do aluno.

II. A tendência pedagógica liberal renovada visa a formação de atitudes, centrado no aluno, de modo que o professor é visto como facilitador.

III. A escola tecnicista defende que o conhecimento é adquirido por meio da repetição, imitação e formação de hábitos.

IV. A tendência liberal não-diretiva defende que a avaliação tradicional não tem muito sentido, estimulando a realização de auto avaliações.

Pode se afirmar que:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens II e III estão corretos.

    C) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

ESCOLA

Uma cidade possui 9 (nove) escolas municipais. No total, estudam nessas escolas 4.500 (quatro mil e quinhentas) crianças devidamente matriculadas e trabalham 204 (duzentos e quatro) professores. Sabe-se que cada sala de aula deve comportar até 35 (trinta e cinco) alunos.

Atualmente, 70% (setenta por cento) dos alunos dependem do transporte escolar público para deslocar-se de suas casas até as escolas. Para atender a esse público, a prefeitura disponibiliza 66 (sessenta e seis) ônibus para transporte dos alunos, diariamente.

Todos os alunos das escolas citadas realizam 2 refeições por dia nas instituições de ensino (café da manhã e almoço). O custo unitário do café da manhã para os cofres públicos é de R$ 8 (oito reais) por aluno. O almoço, por sua vez, custa R$ 11 (onze reais) por aluno à prefeitura
Leia o texto 'ESCOLA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. As informações presentes no texto permitem concluir que a proporção entre o número de alunos e de professores é da ordem de mais de 20 crianças para cada docente. II. A análise das informações do texto permite concluir que, em um período de 20 dias de atividades escolares, o custo total do almoço das crianças devidamente matriculadas nas escolas é inferior a R$ 910 mil. III. Considerando as informações presentes no texto, é correto concluir que, se for respeitado o limite de crianças por sala de aula, então serão necessárias mais de 125 salas de aula para acomodar todas as crianças ao mesmo tempo.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta

    B) Apenas uma afirmativa está correta

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

A quantidade de transformações dos últimos anos, bem como as expectativas cada vez mais rigorosas em relação ao papel dos professores na sociedade, suscita novas abordagens nas propostas de formação do magistério. Em relação a essa questão, alguns docentes de Educação Especial afirmaram que:


I. “A formação inicial é muito teórica, poderia ser mais prática e também voltada às diferentes problemáticas de cada deficiência”.

II. “Sinto grande defasagem entre aquilo que aprendi e com o que me depararei na realidade da escola.”

III. “A formação continuada é positiva, pois acrescenta conhecimentos e fornece técnicas para o desenvolvimento e a melhoria da prática pedagógica”.

IV. “O professor de educação especial tem formação específica, é preparado, por isso não precisa participar de novos cursos ou capacitações”.


Quais dos depoimentos acima NÃO se adéquam à ideia de formação como processo?

    A) Apenas I.

    B) Apenas IV.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II, III e IV.

Sobre Didática, analise os itens abaixo:

I. A didática estuda o processo de ensino, e nele fazem parte a finalidade e o conteúdo, de modo a criar condições para garantir a aprendizagem significativa dos alunos.

II. A Didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente.

III. A Didática não descreve e nem explica os nexos, relações e ligações entre o ensino e a aprendizagem.

IV. A Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade e, portanto, subordina-se a propósitos sociais, políticos e pedagógicos para a educação escolar a serem estabelecidos em função da realidade social brasileira.

Estão corretos apenas os itens:

    A) I, II e IV.

    B) I, II e III.

    C) II, III e IV.

    D) II e III.

    E) I, II, III e IV.

Segundo Cagliari:

"Para escrever, uma pessoa precisa, apenas, reproduzir graficamente o conhecimento que tem de leitura. Por outro lado, se uma pessoa não souber ler, o ato de escrever será simples cópia, sem significado.”.

A partir da citação do autor podemos concluir que:

    A) No processo de alfabetização, a leitura precede a escrita.

    B) No processo de alfabetização, a escrita precede a leitura.

    C) A escrita e a leitura são simbióticas no processo de alfabetização.

    D) A leitura e a escrita demandam constructos precedentes no processo de alfabetização.

Quanto aos objetivos de ensino, conteúdos e métodos, analise as afirmativas abaixo:

I. Objetivos: Explicitam propósitos pedagógicos intencionais e planejados de instrução e educação dos alunos, para participação na vida social.

II. Conteúdos: Constituem a base informativa concreta para alcançar os objetivos e determinar os métodos.

III. Métodos: formam a totalidade dos passos, formas didáticas e meios organizativos do ensino que viabilizam a assimilação dos conteúdos, e assim, o alcance dos objetivos.

IV. Objetivos: Eles explicam objetivos de ensino sem que haja necessidade de um planejamento intencional para orientar os alunos na educação e na participação na vida social.

Quais assertivas estão corretas?

    A) II, III e IV.

    B) I, II e III.

    C) I, III e IV.

    D) II e IV.

    E) III e IV.

Analise as afirmativas a seguir:
I. O PPP ou Projeto Político Pedagógico é uma ação pedagógica que deve partir de um objetivo geral e de um conjunto de objetivos específicos que visam a alcançar metas, sobretudo, que venham a elevar o desempenho escolar dos/as estudantes em determinada área de conhecimento, causando mudanças conceituais e comportamentais nestes, e cumprindo com a função social da escola. II. O Projeto Político Pedagógico, na perspectiva de Libâneo, é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...