Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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O projeto político pedagógico é um documento norteador do trabalho na instituição escolar. Sobre projeto político pedagógico marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola é um dos princípios regidos pela Lei 9394/96. ( ) O processo de elaboração do projeto pedagógico deve contemplar desafios tais quais a qualidade do ensino, a inovação na organização do trabalho pedagógico e sua gestão e, ainda, a manutenção das relações de poder existentes na escola. ( ) A reflexão sobre a função social da escola deve estar presente no projeto político pedagógico, por isso que o contexto social mais amplo deve ser discutido em primeiro plano, em detrimento do contexto local. ( ) Elaborar e executar o projeto pedagógico implica em avaliação externa da própria escola.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) F, F, F e V.

    B) V, V, V e F.

    C) F, V, F e V.

    D) V, F, F e F.

    E) F, F, V e V.

Adescentralização da educação no Brasil oportunizou a estados e municípios a organização de seus próprios sistemas de ensino, inclusive, incentivando a gestão democrática da escola. Sobre gestão democrática da escola, é CORRETO afirmar:
I- A gestão democrática da escola traz consigo as dimensões administrativa, burocrática, financeira e pedagógica. II- O exercício da gestão escolar democrática implica na coparticipação daqueles que fazem a escola, sendo que o gestor ou diretor da escola deve ter consigo o controle das ações, projetos e programas que a escola desenvolve. III- O Conselho Escolar é um órgão colegiado que tem função consultiva na gestão da escola. IV- As escolas gozam de autonomia pedagógica, administrativa e financeira, tal como prevê a Lei 9394/96. V- O Conselho Escolar deve ser composto por representantes da comunidade escolar e local, conforme prevê o inciso II do art. 14 da Lei 9394/96.
Em relação à análise das afirmativas acima, É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) II, III e IV.

    B) I, III e IV.

    C) I e V.

    D) III, IV e V.

    E) I, II e IV.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F):

(__) A tendência predominante na abordagem de conteúdos na pré-escola se assenta no binômio transmissão-incorporação-atitude, considerando a incorporação de conteúdos pelo aluno como a finalidade essencial do ensino.

(__) Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.

(__) O projeto educacional expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes.

(__) Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:

    A) V, V, F, F.

    B) F, V, F, V.

    C) F, V, V, V.

    D) V, F, F, F.

    E) F, F, F, V.

Analise as proposições e assinale a alternativa CORRETA.

    A) Para garantir o desenvolvimento das competências gerais da BNCC, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.

    B) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários corresponde a uma competência específica da área de Ciências Humanas/BNCC.

    C) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva é uma competência geral da BNCC.

    D) Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade corresponde a uma competência geral da BNCC.

    E) Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos do componente curricular Ciências é uma competência específica da área de Ciências Humanas/BNCC.

O contexto no qual a clientela e instituição de ensino se localizam são fatores importantes a serem considerados na prática didática docente, diversas experiências, realidades, e vivências culturais se entrecruzam. Nesse sentido, é correto afirmar sobre o ensino nesta realidade polissêmica:

    A) Deve-se tomar uma postura homogênea, tendo em vista que a escola defende o reconhecimento de um modelo a ser seguido e buscado por professores e alunos na construção do conhecimento.

    B) Deve-se tomar uma postura heterogênea, tendo em vista que a escola defende o reconhecimento de que não há nenhum padrão a ser seguido e buscado por professores e alunos na construção do conhecimento.

    C) Deve-se evitar uma postura homogênea, ao contrário, deve-se tomar a diversidade cultural no processo de reconhecimento, indagação, fortalecimento e construção do conhecimento.

    D) Deve-se tomar uma postura homogênea, tendo em vista que a escola defende o reconhecimento diversidade cultural no processo de construção do conhecimento.

Em uma aula expositiva, para que ocorra aprendizagem por parte do aluno, é importante que o professor proporcione:

    A) A ligação entre o tema trabalhado e a realidade do aluno.

    B) Detalhes do assunto explanado em sala de aula.

    C) A repetição do assunto exposto através de exercícios dirigidos.

    D) A descontextualização dos temas apresentados em aula.

    E) A fragmentação dos conteúdos a partir do livro didático.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, os objetivos propostos concretizam as intenções educativas em termos de capacidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade. Assim, os objetivos se definem em:

    A) Termos de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla.

    B)

    Relação interpessoal e inserção social.



    C) Uma formação ampla.

    D) Relação ética e estética.

    E) Aquisição progressiva de códigos de representação.

Leia o trecho abaixo:

“Dentro dos preceitos da didática, a ____________ corresponde ao elemento em que o professor organiza as atividades de ensino e dos alunos para atingir objetivos em relação a um conteúdo específico.”.

A lacuna no texto deve ser corretamente preenchida pela alternativa:

    A) Metodologia.

    B) Objetivos de aprendizagem.

    C) Sequência didática.

    D) Avaliação.

Analise as afirmativas a seguir:
I. É permitido ao professor vinculado a uma instituição pública de educação ser negligente com a realização do próprio trabalho ou com o trabalho de seus pares, com o objetivo de retardar propositalmente e sem qualquer justificativa plausível a realização das suas funções e atividades, ou prejudicando a qualidade do trabalho da organização onde exerce suas funções. II. Compreender a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidária, são alguns dos objetivos que devem ser embargados nos projetos realizados em torno do tema "Ética" nas instituições de ensino.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as problemáticas sociais são integradas na proposta educacional como:

    A) Conteúdos transversais.

    B) Temas geradores.

    C) Temas educativos.

    D) Temas transversais.

    E) Conteúdos interdisciplinares.

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