Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
“A pedagogia _________ sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.”

    A) Libertadora.

    B) Liberal. Histórico-crítica.

    C) Histórico-crítica.

    D) Progressista.

Analise as afirmativas a seguir:
I. Por impregnarem toda a prática cotidiana da escola, os conteúdos de Ética relegam o convívio escolar. São eles: justiça, diálogo, respeito mútuo e solidariedade. Cada um dos blocos de conteúdo está intimamente relacionado com os demais, assim como com o princípio de dignidade do ser humano. II. Na escola, o trabalho a ser realizado em torno do tema "Ética" deve organizar-se de forma a possibilitar que os estudantes sejam capazes de construir uma imagem abatida de si, o respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pela rejeição das normas morais que garantam, a todos, essa realização.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

É possível afirmar que a construção da linguagem oral não é linear e ocorre:

    A) Simplesmente através da memorização desarticulada de sons e palavras.

    B) Sem que a criança consiga selecionar os sons que lhe são dirigidos.

    C) Independentemente de haver trocas sociais e comunicativas entre adulto e criança.

    D) Em um processo de aproximações sucessivas com a fala do outro.

Analise as afirmativas a seguir:
I. O educador, ao desenvolver um trabalho em torno do tema "Ética" na escola, deve organizar-se de forma a possibilitar que os estudantes sejam capazes de adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, inclusive no ambiente escolar, respeito esse necessário ao convívio numa sociedade democrática e pluralista. II. A educação do ser humano, para a cidadania, deve levar em consideração a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e também sua capacidade de universalização, que deve ser exercida dialogicamente.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A didática tem como objeto de estudo:

    A) As ações docentes restritas ao Ensino Fundamental.

    B) A teoria dissociada da prática docente.

    C) A legislação educacional nos anos finais da Educação Infantil.

    D) O processo de ensino na sua globalidade.

    E) Os instrumentos avaliativos das séries de mudanças de níveis.

De acordo com Vasconcellos, o livro didático é um(a) __________ a ser utilizado(a) pelo professor em seu planejamento.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) metodologia

    B) recurso

    C) objetivo específico

    D) estratégia

    E) justificativa

Analise as afirmativas a seguir sobre letramento:

I. Letramento é o desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais.
II. Uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais.
III. As atividades envolvidas no letramento auxiliam na organização de discursos, interpretação e compreensão de textos, reflexão.
IV. Letramento é o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico e da forma como usá-lo para se comunicar com a sociedade.

Estão corretos apenas os itens:

    A) I e IV.

    B) II, III e IV.

    C) I, II e III.

    D) I, II, III e IV.

    E) I, II e IV.

Na elaboração do projeto político-pedagógico, a concepção de currículo e de conhecimento escolar deve ser enriquecida pela compreensão de:

    A) Que nem todos os membros da comunidade escolar estão aptos a participar da elaboração do projeto político-pedagógico, tais como educadores e gestores.

    B) Como lidar com temas significativos que se relacionem com problemas e fatos culturais relevantes da realidade em que a escola se inscreve.

    C) Que o aluno é um sujeito histórico que chega a escola sem nenhum tipo de conhecimento e pronto para ser educado e guiado através dos conhecimentos sistematizados.

    D) Como as instituições de educação são espaços livres para toda e qualquer manifestação, seja ela individual, coletiva e/ou comunitária.

Na nova pedagogia, os métodos de ensino tomam como ponto de partida o(a):

    A) Exposição do professor.

    B) Material do livro didático.

    C) Conhecimento acumulado pela humanidade.

    D) Conhecimento dos alunos e seus interesses.

    E) Transmissão do saber pelo docente.

Com relação a episódios de bullying com estudantes no ambiente escolar e às atitudes a serem adotadas pela escola e pela família diante dessas situações, assinale a opção correta.

    A) Ações punitivas como suspensão ou expulsão são as mais efetivas para correção de alunos que tenham praticado bullying, além de servirem de exemplo aos demais estudantes.

    B) O uso de violência como forma de resolução de conflitos familiares não costuma estar relacionado às atitudes de alunos que praticam bullying.

    C) A família deve dar atenção ao sofrimento relatado pelo aluno que sofre bullying, mas deve minimizar o valor do ocorrido e explicar que esse tipo de prática é apenas uma brincadeira entre colegas.

    D) Devem ser igualmente acolhidos e ouvidos tanto os alunos que sofrem bullying quanto aqueles que o praticam.

    E) A discussão de assuntos que ressaltem a diferença entre as pessoas (como racismo, religião, deficiência e orientação sexual) nos conteúdos curriculares não deve ser incentivada, por reforçar a prática de bullying nas escolas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...