Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta em relação a Interdisciplinaridade:

    A) Um conceito historicamente e juridicamente produzido, apresentando no campo epistemológico, no mundo do trabalho, e na educação, movimento de continuidade e ruptura em relação às questões que busca elucidar, e que simultaneamente a constituem.

    B) A interdisciplinaridade deve estar atenta para a relação, forma e conteúdo dentro de diversas disciplinas no que tange aos níveis de complexidade do conhecimento, de grande importância para a prática esportiva.

    C) Para Piaget (1981, p.52), a interdisciplinaridade pode ser entendida como o intercâmbio mútuo e integração recíproca entre duas ciências”.

    D) Consiste em processos de interação entre conhecimento racional e conhecimento sensível, e de integração entre saberes tão diferentes, e, ao mesmo tempo, indissociáveis na produção de sentido da vida.

No que diz respeito às tendências para o Projeto Político Pedagógico, assinale a alternativa correta:

    A) Imaleabilidade do currículo escolar.

    B) Relacionamento com a comunidade escolar.

    C) Diminuição dos espaços escolares.

    D) Manutenção da saúde física do aluno.

Assinale a alternativa correta no que fiz respeito à gestão democrática e participativa no contexto educacional:

    A) A gestão escolar voltada para a modificação esportiva contesta a concentração do poder na instituição escolar e nas demais organizações externas, primando pela participação dos estudantes e pais na gestão da escola e na luta pela superação da forma hierárquica como a sociedade está organizada.

    B) A gestão democrática alude ao processo de participação coletiva, pressupondo, portanto, instâncias colegiadas de caráter deliberativo, a prática do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação dos alunos na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pelos pais dos alunos.

    C) O mecanismo de gestão democrática e participativa reconfigura o perfil dos alunos e seus pais exigindolhe a capacidade de saber ouvir, alinhavar ideias, questionar, interferir, traduzir posições e sintetizar uma política de ação.

    D) A gestão democrática promove engajamento, envolvimento entre todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões, as ações da gestão se tornam mais transparentes, participativa e, principalmente, são corresponsáveis pelos processos e resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem.

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere as finalidades do Projeto Político Pedagógico:

    A) Dar unidade ao processo de ensino, integrando as ações desenvolvidas na sala de aula ou na escola como um todo e nas suas relações com a comunidade.

    B) Possibilitar ao coletivo escolar a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais.

    C) Propor uma formação de organização do trabalho pedagógico para superação dos conflitos, buscando acabar com as relações competitivas, corporativas e democráticas buscando transformar a rotina do mundo interno da escola.

    D) Definir, de forma racional, os recursos necessários ao desenvolvimento da proposta de trabalho dentro da escola.

Assinale a alternativa correta em relação a Interdisciplinaridade:

    A) A interdisciplinaridade deve estar atenta para a relação, forma e conteúdo dentro de diversas disciplinas no que tange aos níveis de complexidade do conhecimento, de grande importância para a prática esportiva.

    B) Para Piaget (1981, p.52), a interdisciplinaridade pode ser entendida como o intercâmbio mútuo e integração recíproca entre duas ciências”.

    C) Consiste em processos de interação entre conhecimento racional e conhecimento sensível, e de integração entre saberes tão diferentes, e, ao mesmo tempo, indissociáveis na produção de sentido da vida.

    D) Um conceito historicamente e juridicamente produzido, apresentando no campo epistemológico, no mundo do trabalho, e na educação, movimento de continuidade e ruptura em relação às questões que busca elucidar, e que simultaneamente a constituem.

No que diz respeito às tendências para o Projeto Político Pedagógico, assinale a alternativa correta:

    A) Imaleabilidade do currículo escolar.

    B) Relacionamento com a comunidade escolar.

    C) Diminuição dos espaços escolares.

    D) Manutenção da saúde física do aluno.

De acordo com os PCNs, a Física tem uma maneira própria de lidar com o mundo, que se expressa não só através da forma como representa, descreve e escreve o real, mas sobretudo na busca de regularidades, na conceituação e quantificação das grandezas, na investigação dos fenômenos, no tipo de síntese que promove. Sendo assim, aprender essa maneira de lidar com o mundo envolve:

    A) Reconhecer paralelamente a um crescimento da parcela da população atendida pela rede escolar

    B) Competências e habilidades específicas relacionadas à compreensão e investigação em Física.

    C) Reconhecer os diferentes aparelhos elétricos e classificá-los segundo sua função.

    D) Permitir o desenvolvimento de conhecimentos e valores que possam servir de instrumentos mediadores da interação do conteúdo.

    E) Elaborar conjecturas, de estimular a busca de regularidades, a generalização de padrões, a capacidade de argumentação.

Com base nos itens abaixo identifique quais os que se considera como competências e habilidades no estudo da física de acordo com os PCNs (Ensino Médio). I. Representação e comunicação II. Investigação e compreensão III. Contextualização sociocultural IV. Questões a partir de situações V. Determinação de amostras Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas os itens I e IV estão incorretos

    B) Apenas os itens I e IV estão corretos

    C) Apenas os itens I, II e III estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos

    E) Nenhum item está correto

Assinale a alternativa que corresponde a um fundamento psicológico da Educação Inclusiva:

    A) Na interação com o grupo e com as diferenças de sexo, de cor, de idade, de condição social e com as diferenças de aptidões e de capacidades físicas e intelectuais existentes no grupo que a criança vai construindo sua identidade, vai testando seus limites, desafiando suas possibilidades e, consequentemente, aprendendo.

    B) O direito da criança e do adolescente de estar numa sala de aula é um direito que decorre do fato de ele ser cidadão, é um direito natural.

    C) O direito da criança com deficiência de frequentar a escola comum e de receber nela um atendimento educacional especializado encontra-se hoje legalmente reconhecido e solidamente regulamentado.

    D) Na defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é o fato de que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes. Ninguém pode revogar o direito à convivência e à educação.

A avaliação da aprendizagem vem há muito tempo ocupando de maneira significativa tempo e espaço dentro das instituições de ensino no país, sendo alvo de muitas discussões de quem, quando e como avaliar. Assim refletir sobre a avaliação se faz necessário e nesse sentido os PCNs compreendem a avaliação como, EXCETO:

    A) É compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica.

    B) Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.

    C) É compreendida como fator determinante e único para afinar a aprendizagem de determinado conteúdo pelo aluno.

    D) A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo grupo.

    E) A avaliação se aplica não apenas ao aluno, considerando as expectativas de aprendizagem, mas às condições oferecidas para que isso ocorra.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...