Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Vasconcellos (2012), a elaboração de um projeto de ensino-aprendizagem é também um processo de:

    A) Construção do conhecimento.

    B) Transmissão de informação.

    C) Retenção de conteúdo.

    D) Memorização.

    E) Acumulação didática.

O ofício do educador envolve diversas competências, entre elas a que trata dos valores morais da cultura com a qual esse profissional lida. Essa é a competência

    A) política.

    B) tecnológica.

    C) didática.

    D) ética.

    E) midiática.

Assinale a alternativa correta.

    A) Para comunicar-se numa língua qualquer basta, unicamente, ser capaz de compreender e de produzir enunciados gramaticalmente corretos.

    B) É necessário, além de adquirir a capacidade de compor frases corretas, ter o conhecimento de como essas frases são adequadas a um determinado contexto.

    C) Utilizar as estratégias verbais e não verbais para compensar falhas na comunicação pode comprometer a efetiva comunicação e, assim, não alcançar o efeito pretendido.

    D) Os aspectos gramaticais são os únicos que devem estar presentes ao longo do processo de ensino e aprendizagem de línguas.

São objetivos do planejamento, de acordo com Celso Vasconcellos:
I. Racionalizar recursos. II. Transformar a realidade. III. Fortalecer a fragmentação das práticas educativas.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Na pedagogia tradicional, a criança é vista como um:

    A)

    Ser dotado de necessidades e interesses.



    B) Sujeito da sua aprendizagem.

    C) Ser de inteligência e vontade.

    D) Objeto que pode ser moldado.

    E) Sujeito histórico e de direito.

Com relação ao ensino e aprendizagem de língua inglesa:

    A) O que se aprende e o seu uso devem vir juntos no processo de ensinar e aprender.

    B) Devem-se evitar comparações com a língua materna.

    C) É recomendado focar em uma única habilidade comunicativa para ser desenvolvida, a critério dos alunos.

    D) A quantidade, a intensidade e a continuidade de exposição à língua não são determinantes no nível de competência desenvolvido.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O chumbo é considerado um dos maiores poluentes mundiais. Essa substância pode ser encontrada na combustão incompleta de materiais fósseis, tais como petróleo e carvão, em metalúrgicas, refinarias de petróleo e veículos automotores. O chumbo se apresenta frequentemente na forma de um gás incolor e inodoro, sendo extremamente tóxico para o homem.


II. O conceito de massa de ar fria ou quente é relativo. Por isso, a distinção é feita comparando-se a temperatura da massa com a da superfície, sobre a qual ela se desloca, ou com a de uma massa circunvizinha. Assim, uma massa de ar é dita fria (temperatura menor) quando se desloca sobre uma superfície mais aquecida (quente) que ela.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais demandam a necessidade de rompimento com os modelos tradicionais de ensino. A este respeito, é correto afirmar que:

    A) Há o que justifique memorizar conhecimentos, ainda que já estejam superados ou com acesso facilitado pela moderna tecnologia.

    B) O que se deseja é que os estudantes desenvolvam competências básicas que substituam a capacidade de continuar aprendendo de forma independente.

    C) A aprendizagem deve ser permanente e continuada, considerando como elemento central dessa formação a construção da cidadania em função dos processos sociais que se modificam.

    D) Prioriza-se a formação curricular e o desenvolvimento cognitivo ao pensamento crítico.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os educandos são indivíduos que apresentam diferentes necessidades e condições de aprendizagens. Eles são diferentes, mas não aprendem de forma diferente, assim como não possuem interesses de aprendizagens diferentes, o que viabiliza a adoção de um único método de aprendizagem em todas as escolas e séries de um mesmo município.


II. Os objetivos de ensino devem auxiliar o educador a definir e delimitar com clareza o que se pretende com as atividades educativas, sendo prejudicial para a sua atuação profissional escolher técnicas, recursos materiais e formas de avaliação.


III. Todo professor deve perceber que a matéria a ser ensinada e aprendida deve constituir um conjunto de regras que se possa simplesmente “depositar” na cabeça do aluno. O processo de ensino-aprendizagem, portanto, requer trabalho e dispensa reflexão, raciocínio e análise crítica.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Assinale a alternativa que NÃO traz benefícios trazidos pela musicalização infantil.

    A) Criatividade.

    B) Desenvolvimento linguístico.

    C) Expressão corporal.

    D) Bagagem sociopolítica.

    E) Coordenação motora.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...