Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir: I. A equipe gestora da escola é composta de profissionais de nível médio ou técnico sem formação específica para a realização de atividades administrativas e, portanto, devem sempre ser auxiliados por professores ou representantes da sociedade para que possam realizar com qualidade cada detalhe de suas atribuições diárias. II. A autonomia pedagógica representa a liberdade que a escola pública tem para escolher os membros do seu corpo discente independentemente de concursos ou seleções simplificadas. Assim, a participação da comunidade escolar na escolha dos professores, mediante votação, se configura como um importante passo para a democratização dos processos decisórios da escola. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

No Ensino Fundamental, para se trabalhar “aspectos gramaticais da língua portuguesa” com alunos (as) do terceiro ano, o (a) Professor (a) deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

    A) Palavras com “r” e “rr”.

    B) Identificação dos quadriláteros observando as relações entre seus lados.

    C) Graus do substantivo.

    D) Identificar os pontos de vista em maquete e em documento gráfico.

Analise as afirmativas a seguir: I. O foco da atuação do gestor escolar dentro da dimensão pedagógica tem como orientação principal ministrar os conteúdos das aulas de acordo com os dias letivos estabelecidos. Também é papel dos gestores e coordenadores da instituição de ensino decidir sobre a melhor forma de realizar as avaliações escolares em cada turma, inclusive quando se busca considerar as particularidades dos alunos. II. O conceito de autonomia pedagógica leva à compreensão de que a dimensão pedagógica não é influenciada pelas decisões administrativas ou financeiras da instituição de ensino. Esse conceito é fundamental para a organização das práticas escolares quanto à execução do Projeto Político-Pedagógico da escola, pois os educadores são obrigados a cumprir os planos estabelecidos, ainda que lhes sejam negados os recursos mínimos necessários para o desenvolvimento dos seus trabalhos regulares. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Acerca das tendências pedagógicas, que compreendem diferentemente as relações entre ensino e aprendizagem, professor e aluno, escola e sociedade, assinale a opção correta.

    A) Na tendência tradicional, o relacionamento professor-aluno é pautado pelo diálogo e a transmissão dos conteúdos é realizada de forma reflexiva.

    B) Para a tendência renovada não diretiva, os problemas pedagógicos e sociais são os mais importantes, pois eles fortalecem o autodesenvolvimento.

    C) Na tendência tecnicista, o papel do professor é incentivar a reflexão crítica por meio do treinamento da argumentação lógica.

    D) A valorização da escola como meio de apropriação do saber e de transformação social é preconizada pela tendência crítico-social dos conteúdos.

    E) A relação educador-educando defendida pela tendência libertadora pauta-se numa posição vertical, na qual predomina a autoridade do professor.

Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna do texto abaixo.


“_______________ pode oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Ao revelar essa área do conhecimento como uma criação humana, ao mostrar necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, ao estabelecer comparações entre os conceitos e processos matemáticos do passado e do presente, o professor cria condições para que o aluno desenvolva atitudes e valores mais favoráveis diante desse conhecimento”.

(Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Pág. 42. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998.).

    A) O recurso do jogo.

    B) A tecnologia.

    C) A história da Matemática.

    D) A leitura.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Matemática caracteriza-se como:

    A) Um corpo de conhecimento imutável e verdadeiro a ser assimilado pelo aluno.

    B) Forma de compreender e atuar no mundo, cujo conhecimento é fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.

    C) Uma ciência viva própria de universidades e centros de pesquisas e desvinculada do cotidiano dos cidadãos.

    D) Uma ciência que evoluiu de forma linear e logicamente organizada.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam que os objetivos da nova educação são mais amplos do que os do antigo projeto pedagógico. A este respeito, é correto afirmar que:

    A) Antes se desejava transmitir conhecimentos disciplinares padronizados, o que se mantém no novo projeto pedagógico.

    B) Antes se desejava promover competências gerais, agora se deseja transmitir conhecimentos disciplinares padronizados.

    C) Na nova educação se deseja promover competências gerais, que articulem conhecimentos, sejam estes disciplinares ou não.

    D) As disciplinas devem ser tratadas como listas de saberes oficiais, e não como campos dinâmicos de conhecimento e de interesses.

Analise as afirmativas a seguir: I. No âmbito escolar, para que haja uma relação educativa, se faz necessário menosprezar a ação mediadora do professor, de modo a desconstruir as estruturas do conhecimento (organização das informações) e a capacidade crítica dos alunos. II. A escola é apenas lugar para se defrontar com o conhecimento acumulado (atualmente há também outros lugares para se fazer isso, inclusive no espaço virtual – na internet). Assim, o objetivo da escola é ensinar a decorar fórmulas e regras. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Para cumprir seus propósitos, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática:
I. Indicam aspectos novos no estudo dos números e operações, privilegiando o desenvolvimento do sentido numérico e a compreensão de diferentes significados das operações;
II. Destacam a importância do desenvolvimento do pensamento indutivo e dedutivo e oferecem sugestões de como trabalhar com explicações, argumentações e demonstrações;
III. Recomendam o uso de calculadoras nas aulas de Matemática.
Está correto o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) II e III, apenas.

Acerca das tendências pedagógicas, que compreendem diferentemente as relações entre ensino e aprendizagem, professor e aluno, escola e sociedade, assinale a opção correta.

    A) Na tendência tradicional, o relacionamento professor-aluno é pautado pelo diálogo e a transmissão dos conteúdos é realizada de forma reflexiva.

    B) Para a tendência renovada não diretiva, os problemas pedagógicos e sociais são os mais importantes, pois eles fortalecem o autodesenvolvimento.

    C) Na tendência tecnicista, o papel do professor é incentivar a reflexão crítica por meio do treinamento da argumentação lógica.

    D) A valorização da escola como meio de apropriação do saber e de transformação social é preconizada pela tendência crítico-social dos conteúdos.

    E) A relação educador-educando defendida pela tendência libertadora pauta-se numa posição vertical, na qual predomina a autoridade do professor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...